Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/03/2009
SAE BRASIL lança curso completo sobre dinâmica veicular

Curso tem sete módulos de 16 horas, com o primeiro agendado para 9 e 16 de abril, na sede da associação

A SAE BRASIL lança, em abril, um curso completo sobre dinâmica veicular, que ajudará o profissional da área da mobilidade a ter uma ampla visão do veículo, compreender seu comportamento e, ainda, trabalhar com modelos matemáticos de ferramentas computacionais. O curso Certificação SAE BRASIL em Dinâmica Veicular possui 112 horas, divididas em sete módulos e as aulas serão ministradas na sede da SAE BRASIL, em São Paulo (avenida Paulista, 2073, edifício Horsa II, conjunto 1003), sempre das 9h às 18h.

À frente do curso está o consultor e engenheiro mecânico Omar Moore de Madureira, ex-professor de Dinâmica Veicular do curso Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). “Vamos abordar desde os movimentos curvilíneos e retilíneos, dispositivos de segurança até dirigibilidade, ruídos e vibrações para aqueles que trabalham com movimento veicular possam ganhar conhecimento em dinâmica e discutir projetos em ambiente de competitividade”, diz Madureira.

Abril - O primeiro módulo do curso - 'Dinâmica Básica de Veículo' - está programado para 9 e 16 de abril. Na pauta, estão assuntos ligados a veículo rígido, como sistemas de coordenadas, distribuição de massas e cargas, centro de massa e momentos de inércia, limites de desempenho, efeitos de tração e frenagem, entre outros; e veículo suspenso, como forças e cargas nas suspensões e inclinação lateral.

O segundo módulo, 'Dinâmica da Propulsão', será nos dias 18 e 25 de junho; seguido pelo 'Dinâmica da Frenagem', dias 23 e 30 de julho; 'Dinâmica da Suspensão', 13 e 20 de agosto; 'Dinâmica da Dirigibilidade', 10 e 17 de setembro; 'Dinâmica dos Ruídos e Vibrações', 22 e 29 de outubro; e 'Dinâmica da Segurança', dias 19 e 26 de novembro.

Ao final do curso os alunos aprovados receberão certificado. As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3287-2033, ramal 115. Confira a programação completa de cursos para março e abril:



MARÇO
Dias 2 a 4 - Conceitos Gerais sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque, com o professor doutor Roberto Garcia.
Dias 5 e 6 - Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 9 – Sistemas de Posicionamento, muito aquém do transporte, com o engenheiro e Mestre de Ciências para área Técnica, Valdir Aparecido Galiano.
Dias 9 e 10 – Fundamentos de Freios e seus Componentes, com o professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 11 e 13 - Oratória - como falar bem em público, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dias 14 e 21 – Tópicos Especiais de Motores, com o professor doutor Felipe Soto Pau.
Dias 12 e 19 - 'Dinâmica Básica de Veículo', com o engenheiro mecânico Omar Moore Madureira.
Dias 17 e 18: Análise de Riscos em Projetos, com o engenheiro e professor Luiz Pedroso.
Dias 24 e 25 – Lubrificantes e Lubrificação Automotiva, com o engenheiro Gaston R.S.Schweizer.

ABRIL
Dia 3 - AeroDesign, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dias 7 e 8 - Fundamentos de Freios e seus Componentes, com professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 9 e 16 – Certificação SAE BRASIL em Dinâmica Veicular, com professor Omar Moore de Madureira.
Dia 15 - Relacionamento Interpessoal, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dia 17 – Desenvolvimento e sustentabilidade: marco de referências e o papel das empresas, com o professor Roberto Galassi Amaral.
Dias 18 e 25 - Aerodinâmica Veicular, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 23 – Certificação SAE BRASIL em Seis Sigma para Formação de Green Belts, com os engenheiros Sinval Daffre e Enio Feijó.
Dias 28 e 29 - Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH), com o professor doutor Samir N.Y.Gerges.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308