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 Release
16/02/2009
SAE BRASIL homenageia hoje os melhores 'papers' do Congresso 2008

Além dos dois melhores trabalhos, nacional e internacional, a associação homenageará autores em mais 18 categorias técnicas

Os autores dos melhores trabalhos técnicos nacional e internacional apresentados no Congresso SAE BRASIL 2008 serão homenageados hoje, 16 de fevereiro, pela SAE BRASIL. A cerimônia acontece às 19h, na sede da associação, em São Paulo. Haverá ainda a entrega de 18 menções honrosas a autores e co-autores dos trabalhos técnicos que se destacaram durante o Congresso, em cada categoria, de um total de 120 trabalhos apresentados, entre 408 inscritos.

O engenheiro Mário Martins, da Sygma Motors, será o homenageado como autor do Melhor Trabalho Técnico Nacional, por ter apresentado o ‘paper’ “Motor a gasolina multicilindro com auto-ignição controlada”. No trabalho, Martins mostrou como a combustão via auto-ignição controlada (CAI) - ignição do motor por compressão, sem necessidade de vela - é um conceito reconhecido como forma efetiva de reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, a emissão de poluentes, ao contrário de muitas soluções que melhoram o consumo, mas pioram as emissões e vice-versa.

“Com as normas cada vez mais exigentes para a redução de emissões, a indústria tem sido pressionada a encontrar soluções para uma combustão mais limpa. Portanto, o CAI é uma das melhores alternativas para atender as legislações sobre emissões, ao gerar também economia de combustível”, ressalta Martins. O engenheiro ganhará passagem e estada em Detroit para participar do SAE 2009 World Congress, que se realizará em abril, nos Estados Unidos.

O engenheiro Vahik Khodagolian, do grupo sueco Semcon AB, será o homenageado como autor do Melhor Trabalho Técnico Internacional, com o trabalho “Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinâmico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros”.

Khodagolian apresentou uma pesquisa sobre nova tecnologia de controle de aerofólios. Resultados experimentais feitos pelo engenheiro apontam para técnica simples e eficiente, a partir do controle natural de aerofólios, com potencial para ser empregada com sucesso em grande leque de aplicações para helicópteros, turbinas, aeronaves e veículos.

Khodagolian ganhará passagem e estada em São Paulo, para visitar o Congresso SAE BRASIL 2009, em outubro próximo. Confira o melhor trabalho nas 18 categorias de temas no Congresso 2008:

Segurança e Ergonomia - “MAIN CONCEPTS ABOUT PEDESTRIAN HEAD IMPACTS”, de Anderson Sirolli Ferreira e Daniel de Melo Baleki, da General Motors do Brasil.

Veículos - “THEORETICAL AND EXPERIMENTAL THERMAL ANALYSIS OF BRAKE DISCS FOR FORMULA SAE RACING VEHICLES”, de Bruno Ferranti, Aliandro Henrique da Costa Santos e Auteliano Antunes dos Santos Júnior, da Unicamp.

Emissões - “MEDIÇÃO DE ALDEÍDOS NA EXAUSTÃO DE MOTORES UTILIZANDO CROMATOGRAFIA A GÁS”, de Paola Helena Barros Zárante, Theles de Oliveira Costa e José Ricardo Sodré, da PUC Minas.

Eletroeletrônica - “DESIGN OF A PATCH ANTENNA USING PHOTONIC BAND GAP TECHNOLOGY FOR GALILEO NEXT GENERATION GPS SYSTEM”, de Juliano Fujioka Mologni, Frank Kenji Goto, Didimo Neto, Antonio Cesar Rosati, da Delphi, e Marco Antonio Robert Alves, Edmundo da Silva Braga e Douglas de Freitas Takeuti, da Unicamp.

Manufatura - “USING THE PRODUCTION PREPARATION PROCESS AS AN ADVANCED LEAN ENTERPRISE METHODS TOOL”, de Emilio Carlos Baraldi, da Volkswagen do Brasil, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Ensaios - “ESTUDO DE CORRELAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PONTOS DE SOLDA EM CORPOS DE PROVA PELO MÉTODOS DOS ELEMENTOS FINITOS”, de Gilvan Prada Rossi, da Genaral Motors do Brasil.

Meio Ambiente - “LEAN MANUFACTURING E SIMULAÇÃO APLICADOS AO PROCESSO DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS”, de Priscilla Louredo, da Toyota do Brasil; Felipe Aly Claro, da General Motors do Brasil; Juliana Machado de Oliveira, da JBS; e Maristella Rocha Mendes de Souza, da Bunge Fertilizantes.

Transmissões - “DESENVOLVIMENTO DE BANCADA DE ENSAIO ACELERADO DE DESGASTE PARA GARFOS SINTERIZADOS DE TRANSMISSÕES MANUAIS”, de Felipe Lupusella, Ana Keiko Mizukami, Carlos Camargo e Mario dos Santos Rocha, da MAHLE Metal Leve; Reinaldo Soave, da MAHLE Metal Leve Miba Sinterizados; e Rogério Fernandes e Edmar José Gomes, da General Motors do Brasil.

Chassis/Cabine - “ESTUDO DOS MODOS DE VIBRAR DAS COLUNAS DE DIREÇÃO EM VEÍCULOS COMERCIAIS”, de Renato Bernardinetti Slave, Eduardo Piquera Vianna, Odilon Perseguim, Fernando Andrade, Fernando Fonseca e José Nilton Spada, da Ford Motor Company , e Henrique Zambon, da MSX International.

Qualidade e Produtividade - “ANALYSIS OF VEHICLE CUSTOMER SATISFACTION DATA USING THE BINARY LOGISTIC REGRESSION”, de Marcelo Magri, da Ford Motor Company Brasil.

Combustíveis e Lubrificantes - “SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL DE URUCU EM VEÍCULOS LEVES”, de Rogério Nascimento de Carvalho, Antônio Carlos Scardini Villela e Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo, da PETROBRAS/CENPES.

Suspensão - “VALE A PENA UTILIZAR SUSPENSÃO SEMIATIVA EM CAMINHONETES?”, de Claudio Crivellaro, da Dana.

Motores - “ESTUDO DO DESEMPENHO DE UM MOTOR MULTICOMBUSTÍVEL OPERANDO SIMULTANEAMENTE COM GNV E ÁLCOOL ETÍLICO EM DIFERENTES PROPORÇÕES”, de Paulo Roberto Bonfim Burger e José Guilherme Coelho Baêta, da Sygma Motors, e Ramón Molina Valle, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tecnologia da Informação - “UMA NOVA FERRAMENTA PARA AJUDAR O PREENCHIMENTO DE DOCUMENTOS DE REQUISITOS “, de Flávio Francesco Soares Schmidt, do Centro de Tecnologia e Ciência (CETEC/ETEP Faculdades), e Marcelo Lopes de Oliveira e Souza, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Projetos - “ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES FORMAS CONSTRUTIVAS DE DEFLETORES TERMO ACÚSTICOS”, de Marcos Martau Poziomyck, Martim Wunsche, Tiago Veiga Borges, Dimitrius Caloghero Pereira e Roseane Campos, da Dana; Célia de Fraga Malfatti, da Eletrocorr – Laboratório de Processos Eletroquímicos e Corrosão / UFRGS; e Carlos Pérez Bergmann, da Lacer-Laboratório de Cerâmicos/UFRGS.

Materiais - “PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CERÂMICAS DE ZIRCÔNIA ESTABILIZADA COM ÍTRIA OBTIDAS DE MISTURAS DE PÓS MICRO E NANOPARTICULADOS”, de Sergio Luiz Mineiro, Maria do Carmo de Andrade Nono, José Vitor Candido de Souza e Rodrigo de Matos Oliveira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ruídos e Vibraçoes - “NUMERICAL SIMULATION OF VIBRATION CONTROL IN ROTORS USING BEARING WITH SHAPE MEMORY EFFECT”, de Alexandre Amarante Mesquita e José Adriano Brito da Silva, da Universidade Federal do Pará; Edson Paulo da Silva, da Universidade de Brasília; e Milton Dias Júnior, da Unicamp.

Gestão - “UM NOVO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO OEE COM O ENVOLVIMENTO DOS EMPREGADOS”, de Daniel Haddad Cavalcante, da ArvinMeritor; Keurrie Cipriano Goes, da ArvinMeritor/Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; e Dimmer Coccio Diferro Filho, da ArvinMeritor.




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Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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