Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/02/2009
Estudantes se preparam para novos curtas-metragens inspirados em redações

Promovido pela Solvay Indupa, o projeto 'Curta Química e Natureza' em 2009 vem com o tema ‘Área de Mananciais e Sustentabilidade'

O projeto 'Curta Química e Natureza' realizado pela Solvay Indupa do Brasil e que transforma redações de estudantes da 8ª série do ensino fundamental em curtas-metragens, continua em 2009. A equipe técnica do projeto começa este mês a se reunir com os representantes das 11 escolas estaduais de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba/Santo André, envolvidas no projeto para discutirem os preparativos da edição 2009, que terá como tema 'Área de Mananciais e Sustentabilidade'.

Para ajudar a garantir participação dos estudantes, com idade entre 13 e 16 anos, um programa de visitas da equipe vencedora de 2008 começa também este mês nas escolas para contar a experiência de escrever uma redação que pode ser transformada em curta-metragem. Como reforço, haverá exibição especial dos filmes produzidos em 2008, acompanhada de palestra sobre o projeto, dia 27 de março, às 14h, no Teatro Manacá, em Rio Grande da Serra (rua José Maria Figueiredo, 491, Centro). Esta é, portanto, uma oportunidade para quem não pode assistir aos seis curtas, inspirados em redações e apresentados em dezembro.

Nesta edição 2009, as redações deverão abordar o tema 'Área de Mananciais e Sustentabilidade' e explorar as questões ambientais e sociais do meio onde os estudantes vivem. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe julgadora, formada por diretores e professores de cada escola, e os 11 melhores (uma redação de cada escola) serão selecionados por uma equipe composta por educadores, roteiristas e outros profissionais da área cinematográfica para serem transformados em seis curtas-metragens.

O objetivo da Solvay Indupa é envolver a comunidade escolar em um processo de identificação dos principais problemas que afetam a qualidade de vida de quem mora nesta região – o desrespeito pelo meio ambiente – e elaborar um plano de atividades, e com isso trabalhar os conceitos de desenvolvimento sustentável e de cidadania. “Buscamos promover a inclusão social e cultural do estudante, com estímulos ao respeito sobre biodiversidade para que evitem o desperdício e o esgotamento dos recursos naturais”, afirma Lisandre de Assis, coordenadora de Comunicação, da Solvay Indupa.

O 'Curta Química e Natureza' é um projeto socioambiental realizado pela Solvay Indupa do Brasil, em parceria com o Estúdio Brasileiro, Diretorias de Ensino da Região Mauá e de Santo André, com a produção da Família Brasil Filmes e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, PAC (Programa de Ação Cultural do Governo de Estado de São Paulo) e da Socioetal – Cultura & Sociedade.

Em 2008 a ação envolveu, inicialmente, cerca de 900 alunos de 11 escolas da rede estadual situadas no entorno da Solvay, nos dois municípios. Os estudantes acompanharam, durante 10 meses, todas as etapas de produção dos filmes, desde a roteirização, captação de imagens, edição até a finalização do material. Além disso, o grupo ainda produziu um telejornal, o CQN News. Confira os filmes:

Questão de sobrevivência (drama), de Vanessa Cristina Nascimento de Melo e Brígida Silva Campos.
Loja do Futuro  (ficção), de Michelle Araújo de Lira e Larissa Cristina da Silva.
Os mananciais sobrevivem  (documentário), de Ketheleen C. da S. Ferroni.
Ontem e hoje (drama), de Camila Valêncio da Conceição e Beatriz Aparecida da Silva.
Minha pequena fonte de vida (animação), de Karolina Alves dos Santos e Amanda Martinha Rodrigues.
Manancial (documentário), de Amanda Cristina S. de Paula Pereira e Camyla Dantas Ferreira.


Iniciativa - O ‘Curta Química e Natureza’ nasceu do Projeto Química e Natureza, uma das ações sociais desenvolvidas pela Solvay Indupa, criada em 1997. Quase 31 mil estudantes do ensino fundamental e médio já passaram pelo projeto. Em 2006, uma parceria com a Diretoria de Ensino de Santo André e da Região Mauá, Família Brasil Filmes e com o Estúdio Brasileiro permitiu a Solvay utilizar a arte cinematográfica como instrumento coadjuvante da mensagem do projeto, que já coleciona 23 curtas-metragens. “Neste período, notamos no estudante uma nova perspectiva em relação à vontade de escrever e maior interesse em conhecer melhor a região no tocante ao meio ambiente”, comemora Lisandre de Assis.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carol Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Há mais de 60 anos no Brasil, o Grupo belga Solvay atua nos setores químico, plásticos e farmacêutico. Como fabricante de produtos químicos, desempenha papel decisivo nos processos industriais de seus clientes. A empresa também está presente no setor de plásticos, cuja abrangência possibilita as mais variadas aplicações. O Grupo Solvay possui seis empresas, uma delas instaladas no Pólo Petroquímico do Grande ABC: a Solvay Indupa do Brasil S/A, que produz soda cáustica, hipoclorito de sódio, PVC (Policloreto de Vinila) da marca Solvin ® e o polietileno de alta densidade ELTEX ®

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308