Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/01/2009
IQA ensina a escolher oficina mecânica

Dica do IQA

Na hora de consertar o carro ou fazer manutenção o consumidor, muitas vezes, não sabe como escolher uma oficina mecânica confiável e que ofereça serviços com qualidade. Por isso, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, especializado no setor automotivo e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, listou algumas dicas úteis:

Estado da oficina – Ao chegar à oficina, observe o local. O bom estado é sinal de que a oficina se preocupa com o cliente. Veja se o ambiente é limpo, se tem estacionamento e a condição da pintura nas paredes. É muito difícil uma oficina ser desleixada com as próprias instalações e ter um serviço confiável. A aparência das instalações demonstra os valores internos de qualquer organização.

Desconfie da aparência ou lábia do mecânico - O mesmo vale para os funcionários, que devem trabalhar uniformizados e possuir crachá de identificação. Outro ponto: desconfie da conversa do mecânico se a oficina não tiver diplomas de qualificação profissional afixados na parede. Boas oficinas empregam profissionais treinados para a função.

Recepcionista- Deve demonstrar conhecimento do negócio. É este profissional quem vai primeiro atender o cliente, portanto, deve demonstrar segurança ao fazer à solicitação e saber como encaminhar o pedido.

Check-list - Se deixar o carro para orçamento, a oficina deve passar ao cliente lista com todos os problemas que o veículo apresenta, inclusive se apresenta riscos, se há batidas externas, nível de combustível, ferramentas e pertences pessoais. Isto ajuda a comprovar se o que foi solicitado foi reparado e até se houve avaria durante a permanência do veículo na oficina.

Procedimentos iniciais - Os primeiros procedimentos no carro também indicam se o estabelecimento é confiável. Uma boa oficina coloca proteção nos bancos, volante, manopla do câmbio e freio de estacionamento. Estas medidas de proteção denotam a preocupação com o bem do cliente, profissionalismo e qualidade na prestação de serviços.

Oficinas certificadas - Assim como se pode confiar em empresas com certificação ISO, as oficinas mecânicas também possuem norma similar. Mesmo não-obrigatória, a certificação é instrumento de segurança do consumidor, porque atesta a qualidade dos serviços. Treinamento e capacitação de pessoal, investimento em ferramentas e equipamentos, e avaliação das instalações, materiais, produtos e atendimento são imprescindíveis no processo de certificação.

Segurança - Se o consumidor se sentir lesado com serviço realizado por uma oficina certificada, existem caminhos a recorrer: o Procon e o organismo de certificação. Ambos mantêm canal de comunicação com o consumidor final, quando este abre chamado de reclamação. Se a oficina não melhorar, ela corre o risco de perder a certificação.

O site do IQA (www.iqa.org.br) disponibiliza uma lista de estabelecimentos certificados, situados em todo o Brasil.






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308