Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/01/2009
IQA lança a 4ª edição do manual VDA volume 2

A publicação, comercializada com exclusividade pelo IQA, apresenta diversos procedimentos e processos que visam orientar o relacionamento entre fornecedores e clientes

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, lança com exclusividade a 4ª edição do manual “VDA volume 2 - Asseguramento da Qualidade de Fornecimentos”. A publicação, destinada aos fornecedores da cadeia automotiva, ensina como garantir a qualidade de fornecimento nas empresas.

O novo manual, que foi traduzido pela Volkswagen, com revisão técnica do IQA, traz uma atualização de todos os capítulos, apresentando diversos procedimentos e processos que visam orientar o relacionamento entre fornecedores e clientes, por meio de uma cooperação mútua, trabalho conjunto e padronizado. “O manual define critérios para a seleção de fornecedores, mostrando como submeter à aprovação de peças aos clientes e ter melhor qualidade em todos os processos”, destaca Sergio Hiroshi Kina, gerente técnico do IQA.

Kina explica que na primeira edição do volume 2, da série “Gerenciamento da Qualidade na Indústria Automobilística”, foram estabelecidos, ainda na década de 1970, os direcionamentos para a avaliação da capacitação da qualidade de fornecedores e a avaliação da qualidade de peças no recebimento de materiais. Já na segunda edição, o manual descreve os fundamentos básicos do procedimento para a avaliação do desempenho da qualidade de fornecimentos.

Com a terceira edição, em 1998, a publicação trouxe a adaptação às normas internacionais do Gerenciamento da Qualidade na Indústria Automobilística. Com a introdução ou modificação de normas, especificações e exigências legais internacionais, foi necessária uma nova adaptação do volume 2. “Nesta edição, os procedimentos para liberação do processo de produção e dos produtos foram reformulados”, destaca.

O manual VDA volume 2 será tema de curso VDA oficial no Brasil, que será ministrado exclusivamente pelo IQA. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 5533-4545 ou cursos@iqa.org.br.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308