Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/12/2008
Curtas-metragens feitos por estudantes têm exibição gratuita neste sábado

Projeto Curta Química e Natureza, promovido pela Solvay Indupa, estimulou quase 900 estudantes do ensino fundamental a produzirem redações candidatas em filmes.

O projeto socioambiental Curta Química e Natureza irá levar entretenimento e cultura aos moradores do ABC Paulista neste sábado, dia 6 de dezembro. A sessão especial conta com os melhores curtas-metragens produzidos por estudantes da região durante as três edições do projeto. Após vencerem um longo concurso de redação, os trabalhos dos estudantes foram transformados em curtas-metragens e, agora serão apresentados ao público gratuitamente em Rio Grande da Serra, às 14h, na Escola Sebastião Vayego de Carvalho - rua Mauá, 184, Vila Conde Siciliano, Rio Grande da Serra, SP.

O 3º Curta Química e Natureza envolveu inicialmente quase 900 alunos de 11 escolas da rede estadual, situadas no entorno da Solvay, nos dois municípios. Com idade entre 14 e 15 anos, os estudantes foram convidados a escrever redações com o tema Área de proteção aos mananciais, seus recursos naturais e as pessoas que nela vivem. No texto, a regra foi o estudante explorar os aspectos naturais e sociais do local onde mora: Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.

A ação foi realizada pela indústria química Solvay Indupa do Brasil, em parceria com o Estúdio Brasileiro, Diretorias de Ensino da Região Mauá e de Santo André, com a produção da Família Brasil Filmes e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, PAC (Programa de Ação Cultural do Governo de Estado de São Paulo) e da Socioetal – Cultura & Sociedade.

Pré-selecionadas por uma comissão de professores e depois por uma banca de juízes, formada por educadores, biólogo, roteirista e outros profissionais, as 11 redações, uma de cada escola, foram agrupadas e transformadas em 6 curtas-metragens, com média de 5 minutos de duração. Os estudantes acompanharam, durante 10 meses, todas as etapas de produção dos filmes, desde a roteirização, captação de imagens, edição até a finalização do material. Além disso, o grupo ainda produziu um telejornal, o CQN News. Confira os filmes:

Questão de sobrevivência (drama), de Vanessa Cristina Nascimento de Melo e Brígida Silva Campos.
Loja do Futuro (ficção), de Michelle Araújo de Lira e Larissa Cristina da Silva.
Os mananciais sobrevivem (documentário), de Ketheleen C. da S. Ferroni.
Ontem e hoje (drama), de Camila Valêncio da Conceição e Beatriz Aparecida da Silva.
Minha pequena fonte de vida (animação), de Karolina Alves dos Santos e Amanda Martinha Rodrigues.
Manancial (documentário), de Amanda Cristina S. de Paula Pereira e Camyla Dantas Ferreira.

O objetivo da Solvay é envolver a comunidade escolar em um processo de identificação dos principais problemas que afetam a qualidade de vida de quem mora nesta região – o desrespeito pelo meio ambiente – e elaborar um plano de atividades, e com isso trabalhar os conceitos de desenvolvimento sustentável e de cidadania. “Buscamos promover a inclusão social e cultural do estudante, com estímulos ao respeito sobre biodiversidade para que evitem o desperdício e o esgotamento dos recursos naturais”, afirma Lisandre de Assis, coordenadora de Comunicação, da Solvay Indupa.

O ‘Curta Química e Natureza’ nasceu do Projeto Química e Natureza, uma das ações sociais desenvolvidas pela Solvay Indupa, criada em 1997. Quase 31 mil estudantes do ensino fundamental e médio já passaram pelo projeto. Em 2006, uma parceria com a Diretoria de Ensino de Santo André e da Região Mauá, Família Brasil Filmes e com o Estúdio Brasileiro permitiu a Solvay utilizar a arte cinematográfica como instrumento coadjuvante da mensagem do projeto, que já coleciona 23 curtas-metragens. “Neste período, notamos no estudante uma nova perspectiva em relação à vontade de escrever e maior interesse em conhecer melhor a região no tocante ao meio ambiente”, comemora Lisandre de Assis.

6 de dezembro – Seleção de filmes produzidos nos anos de 2006 a 2008, às 14h, na Escola Sebastião Vayego de Carvalho, rua Mauá, 184, Vila Conde Siciliano, Rio Grande da Serra, SP.

14 de dezembro – Seleção de filmes produzidos nos anos de 2006 a 2008 às 14h, no Clube Lyra Serrano, rua Antonio Olyntho, 450, Vila de Paranapiacaba, Santo André, SP.


Equipe técnica:
Coordenação geral: Daniel Cywinski
Consultoria educacional e produção: Bárbara Daneluci Ventura
Comunicação social - Solvay: Lisandre Assis
Apoio técnico: Daniela Vieira
Comunicação gráfica (animação): Renato Jaquier
Produção de textos e roteiros: Thomé de Oliveira
Produção e direção geral dos curtas-metragens: André Cywinski
Edição dos vídeos: André Cywinski, Fábio de Arruda e Diego Veríssimo
Consultoria em gestão: Vera da Cunha Pasqualin




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Guilherme Beulke – guilherme@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carol Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Há mais de 60 anos no Brasil, o Grupo belga Solvay atua nos setores químico, plásticos e farmacêutico. Como fabricante de produtos químicos, desempenha papel decisivo nos processos industriais de seus clientes. A empresa também está presente no setor de plásticos, cuja abrangência possibilita as mais variadas aplicações. O Grupo Solvay possui seis empresas, uma delas instaladas no Pólo Petroquímico do Grande ABC: a Solvay Indupa do Brasil S/A, que produz soda cáustica, hipoclorito de sódio, PVC (Policloreto de Vinila) da marca Solvin ® e o polietileno de alta densidade ELTEX ®

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308