Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/12/2008
APOLO convida para Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba

Evento, que reúne arte e cultura popular em pontos históricos da região de Paranapiacaba, antecipa as comemorações do Natal, nos dias 6 e 7 de dezembro

Em clima de comemoração natalina, a APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) convida a população para visitar a 4ª Feira de Oratórios e Presépios & Festival de Arte e Cultura Popular de Paranapiacaba (FOPP). A Feira, que reúne exposição de artesanatos e apresentação de música, acontece no sábado (6) e domingo (7), das 10h às 17h, entre os espaços do Antigo Mercado Municipal, do Clube Lira Serrano e do Largo dos Padeiros, na vila de Paranapiacaba, em Santo André.

Os visitantes da FOOP poderão conferir a criatividade dos artesãos da região com presépios de cerâmica, panelas de barro, instrumentos musicais de raiz, tapeçaria, brinquedos, bonecas artesanais, galinhas de chita e cabaça, xilogravura e cordel, oratórios produzidos com casca de coco, madeira e nozes e outros objetos.

Apresentações de grupos de Folia de Reis, Moçambique (dança africana) e Pastoril também fazem parte da programação do evento, que recebe, pelo segundo ano consecutivo, apoio da APOLO na compra de matéria-prima para a produção de artesanato e material de divulgação. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento cultural, para favorecer no crescimento econômico e turístico da região”, afirma Francisco Sérgio Ruiz, presidente da APOLO.

Considerada a única festa da região do Grande ABC, realizada em dezembro com esta temática, a Feira de Oratórios e Presépios & Festival de Arte e Cultura Popular de Paranapiacaba (FOPP) surgiu da necessidade de ampliar a visitação da vila turística na época de baixa temporada, quando atrai cerca de 3 mil pessoas.

Além disso, FOPP colabora na ampliação de renda do comércio local de restaurantes e pousadas, divulgação da produção de arte e artesanato da região e, ainda, na difusão da cultura, com apresentações e troca de conhecimento entre grupos da cultura popular brasileira de diversas localidades do País.
A Feira é uma iniciativa da Wal Volk, em parceria com a subprefeitura de Paranapiacaba, da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) e da Prefeitura de Santo André, com apoio da APOLO.

Confira a programação:

Antigo Mercado Municipal:

SÁBADO (6)
10h – Feira das Culturas Populares
10h30 – Grupo Cia Batucaê, com Fundação Orsa, formação Suzano
10h30 – Jabuticaqui, com Ritmo e Tradição, de Mogi das Cruzes
11h às 13h – Oficinas Gratuitas
13h – Cia Família Feliciano, com Moçambique, de São Bento do Campo
14h – Maculelê e Puxada de Rede, com ACEA Brasil, de Diadema
15h – Grupo de Casa – Pastoril, com Auto Natalino, de São Paulo
16h – Grupo Arrastão do Beco, com Cortejo de Maracatu, de São Paulo

DOMINGO (7)
10h - Feira das Culturas Populares
11h – Grupo Capoeira Navio Negreiro, com Maculelê e Samba de Roda, de Rio Grande da Serra
11h às 13h – Oficinas gratuitas
13h – Grupo de Coco Duricuri, da Associação Cultural Lua Nova, de Belo Horizonte
14h – Grupo Beija Fulô, da Cantigas do Trabalho, de São Paulo
15h – Encontro das Folias de Reis, com os grupos Estrela Guia da Paz, da Associação Monte Azul de São Paulo e Estrela Guia, de São Bernardo do Campo
17h – Show com Cordel do Fogo Encantado.


Lyra Serrano:
SÁBADO (6)
10h – Exposição de Arte e Cultura Popular
17h às 19h – Encontro de Orquestra de Violeiros do Grande ABC
19h30 – Estréia da Orquestra de Flauta Doce de Paranapiacaba
20h30 – Universos, Show do Cantor e Poeta Popular Costa Senna e Grupo

DOMINGO (7)
10h – Exposição de Arte e Cultura Popular
10h30 – Roda de Conversas
15h – Workshop de Tambor e Cultura Popular, com Jorge Dikamba, de Sabará / MG


Largo dos Padeiros:
DOMINGO (7)
10h - Rádio Móvel de Rio Grande da Serra
10h – Grupo Maracatuca, com Cortejo de Maracatu, de Campinas
10h30 – Ever-Tom e Banda, de São Paulo
11h – O Samba é Pérola Negra, com Klaudio Munheca, de Belo Horizonte.
11h30 – Palhaço Cheiroso, com João do Nascimento, de Curitiba.
12h – Nasasas do Maracatu, com Domingos Sávio, de São Paulo.
15h – Grupo Ó de Casa, da Pastoril e Trança Fitas, de São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina Guilherme - ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435 0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308