O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) participa da Autoparts - 4ª Feira de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que será realizada de 26 a 29 de novembro, em Porto Alegre, RS. Na feira, o IQA apresenta, por meio da certificação de produtos, a importância do investimento na qualidade pelas autopeças e reparadores.
Um dos serviços é a Certificação de Pastilhas de Freio, destinada aos fabricantes e já alinhada com a futura regulamentação do INMETRO. A certificação, lançada recentemente pelo IQA, visa atestar a qualidade do componente em conformidade com as características técnicas do produto e segue a NBR-14958, norma referente aos métodos de validação para materiais de atrito.
O IQA mostra a importância do produto estar rigorosamente de acordo com as normas e especificações técnicas, já que o componente é responsável pela eficiência na frenagem e, por conseqüência, pela segurança dos condutores e passageiros. “As pastilhas de freio são componentes ‘chave’ na segurança e eficiência do sistema de freio. Portanto, a escolha de componentes certificados é a garantia plena de que todos os requisitos de segurança estão sendo cumpridos para o bom funcionamento do sistema de freio do veículo”, afirma José Palácio, auditor do IQA.
Segundo o auditor, buscar a gestão da qualidade e a certificação permite que a empresa estabeleça indicadores para medição de resultados, melhore a integração com o mercado, esteja capacitada para mudanças e tenha um diferencial competitivo para o reconhecimento do cliente.
“O mercado está altamente competitivo e os consumidores mais exigentes. Portanto, os empresários que investem na qualidade do serviço com programas de certificação da empresa e capacitação profissional têm uma grande vantagem competitiva frente à concorrência”, afirma.
Carro e Caminhão 100% - Também será apresentada a campanha Carro e Caminhão 100%, coordenada pelo GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) e assinada pelo IQA. A ação mostra aos motoristas os benefícios de se realizar a manutenção preventiva, como a garantia de segurança no trânsito, economia no consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, redução de emissões de poluentes e a valorização do preço de revenda do veículo. Além disso, também informa que a manutenção quando feita por centros de reparação qualificados dá ao consumidor a certeza de que os serviços prestados possuem qualidade.
“Com a campanha, haverá uma grande demanda pela manutenção preventiva e a ação destaca que é importante procurar oficinas e lojas qualificadas, e que os mesmos estejam preparados e aptos para atender os clientes com qualidade. O IQA assegura, por meio da certificação, que todos os elementos da cadeia tenham competência, e que realizem um trabalho com qualidade e dêem segurança para seus clientes”, destaca Palacio.
A Autoparts, um dos principais eventos do setor no Brasil, é realizada pelo Sincopeças-RS (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos), Sindirepa-RS (Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos) e pela Associação SulBrasileira dos Distribuidores de Autopeças (ASDAP).
|