Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/11/2008
SAE BRASIL debate uso de biocombustível na aeronáutica

Dia 24 de novembro, personalidades da indústria, governo e pesquisa discutirão
os desafios, tendências e sustentabilidade nos setores da mobilidade e energia

Satoshi Yokota, vice-presidente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, faz apresentação nesta segunda-feira, dia 24, durante o 1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia, que será realizado no no Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP (rodovia Pres. Dutra, km 137, bairro Eugênio de Melo). No seminário, que discute o tema ‘Biocombustíveis e a Indústria da Mobilidade’, o executivo fala sobre os desenvolvimentos atuais de biocombustíveis na indústria aeronáutica.

Além de Satoshi Yokota, importantes personalidades da indústria, governo e instituições de pesquisa, ligadas aos setores da mobilidade e energia, discutem os desafios, tendências e a sustentabilidade de programas que estão em implantação.

No seminário, os palestrantes mostrarão como a indústria da mobilidade, especialmente nos segmentos automotivo e aeroespacial, está empenhada no desenvolvimento de combustíveis renováveis, capazes de substituir os derivados de petróleo com eficiência e menor impacto ambiental.

Weber Amaral, fundador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, abrirá o debate sobre os desafios globais para os biocombustíveis. Na seqüência, Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi, falará sobre os desafios e oportunidades para os biocombustíveis na matriz energética.

Francisco Emilio Baccaro Nigro, assessor da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, abordará os incentivos e as oportunidades geradas pelos parques tecnológicos para pesquisa e desenvolvimento em fontes alternativas de energia para a indústria da mobilidade.

Os impactos ambientais globais e a contribuição potencial dos biocombustíveis na redução dos gases de efeito estufa estão na pauta de Carlos Affonso Nobre, presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme, programa mundial que reúne cientistas na pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais do planeta.

Na área automobilística, representantes da GM Powertrain, FTP Powertrain Technologies e Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, darão sua visão sobre a nova geração do flex, o domínio do ciclo do etanol, as novas gerações de biocombustíveis, desafios e oportunidades para a indústria brasileira.

O seminário é dirigido a todos os profissionais da indústria e academia com atuação voltada ao desenvolvimento e aplicação de fontes alternativas de energia que possam contribuir para a redução do aquecimento global e a dependência em relação aos combustíveis fósseis. O encontro é uma iniciativa da Seção São José dos Campos da SAE BRASIL.

Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, seminários assim ajudam na disseminação do conhecimento tecnológico entre a comunidade de engenharia. “São oportunidades de conhecer o pensamento e a opinião dos principais executivos da indústria da mobilidade, sobre as inovações e tendências tecnológicas, e também acerca do mercado e do papel do engenheiro brasileiro no cenário mundial”, diz.

1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia.
Data: 24 de novembro – segunda-feira - a partir das 8h
Local: Parque Tecnológico (rodovia Pres. Dutra, km 137, bairro Eugênio de Melo)
Informações sobre inscrições : www.saebrasil.org.br ou (11) 3287- 2033 ramal 106


8h30 – Abertura
8h40 - BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DA MOBILIDADE - O papel da engenharia da mobilidade, com a diretoria da SAE BRASIL.
8h50 – palestra O DESAFIO GLOBAL PARA OS BIOCOMBUSTÍVEIS, com Weber Amaral, fundador do Pólo Nacional de Biocombustíveis.
9h35 – palestra O PROGRAMA BRASILEIRO DE BIOCOMBUSTÍVEIS, com Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi.
10h50 – palestra INVESTIGAÇÃO DE FORMAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA – VISÃO VSE, com James Pessoa, presidente da VSE - Vale Soluções em Energia.
11h35 – palestra A CONTRIBUIÇÃO DOS PARQUES TECNOLÓGICOS EM PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO DE BIOCOMBUSTÍVEIS, com Francisco Emilio Baccaro Nigro, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Apresentação: Toshihiro Yosida, secretário do Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.
13h45 - OS BIOCOMBUSTÍVEIS E O CLIMA TERRESTRE, com Carlos Affonso Nobre, presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme.
14h30 - painel BIOCOMBUSTÍVEIS: SUSTENTABILIDADE EM ENERGIA VEICULAR, com Expedito Parente, presidente da Tecbio, João Guilherme Herrmann, COO da Berpar, e Maurício Penteado, especialista em Biocombustíveis e engenheiro de Performance & Emissões na MWM International Motores..
16h00 - OS BIOCOMBUSTÍVEIS NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, com Satoshi Yokota, vice-presidente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
16h45 - painel INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E BIOCOMBUSTÍVEIS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS, com Henrique Pereira, gerente de Engenharia de Produtos da GM Powertrain; Flávio Flish, Engenharia de Aplicação da FPT Powertrain Technologies; e Rodrigo Chaves, gerente de Engenharia de Powertrain da VW Caminhões e Ônibus.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9658-5828 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308