Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/11/2008
Programa de Natação Adaptada participa do Seminário ‘A Função Social do Esporte’

Patrocinado pela APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC),
o projeto para pessoas com deficiência já formou 542 alunos

O Programa de Educação Física Adaptada (PEFA), realizado pela Prefeitura de Santo André com patrocínio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), será assunto no 2º Seminário 'A Função Social do Esporte - Reflexões sobre Experiências com o Esporte Educacional', que acontece dia 19, no Maksoud Plaza, em São Paulo. O seminário é uma ação do Instituto Unilever e Programa Rexona-AdeS-Esporte Cidadão.

Durante o seminário, Ivan Teixeira Cardoso, professor e coordenador do PEFA, apresentará, às 8h, o principal objetivo do Programa, que busca promover a cidadania e a inclusão social através da natação e do esporte adaptado para pessoas com deficiência de todas as idades. Além das aulas de natação realizadas durante o ano todo, Ivan Cardoso vai mostrar outras atividades desenvolvidas dentro do Programa, com o Festival de Pipas, o Piquenique no Parque e o Circuito Aventura, que oferecem ao deficiente a oportunidade de conhecer locais de lazer e interagir com a sociedade.

”O seminário é uma oportunidade para mostrar como o projeto se desenvolveu e enfatizar a importância de incluir grande parte da população com deficiência no meio social através do esporte e lazer”, afirma. As aulas têm atuação regional, entre sete cidades do Grande ABC, além de São Paulo, com uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes. “Só o Grande ABC possui 300 mil pessoas com deficiência”, calcula.

“É um programa que consideramos bastante especial, porque ajuda a resgatar a auto-estima e promove a inclusão social de um público muito vezes esquecido pela sociedade, portanto ele é a menina dos olhos da associação”, afirma Francisco Sérgio Ruiz, presidente da APOLO.

O PEFA tem como carro-chefe o curso de natação adaptada para pessoas com deficiência de todas as idades. Ministrado pelo Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), o curso recebe 240 alunos por ano e desde 2002 já formou 542 pessoas.

Seminário - O 2º seminário 'A Função Social do Esporte - Reflexões sobre Experiências com o Esporte Educacional' tem o papel de dar continuidade às reflexões iniciadas no ano passado, durante a primeira edição "Reflexões e Perspectivas no Esporte Educacional", quando foi discutido o esporte como fator de formação de cidadãos. Este ano, além do tema Esporte e Política Pública serão também abordados os temas Esporte Educacional e Formação do Educador Esportivo.

Seminário 'A Função Social do Esporte – Reflexões Sobre Experiências com o Esporte Educacional'
Dia 19 de novembro (quarta-feira), das 8h às 18h.
Local: Hotel Maksoud Plaza - São Paulo



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina de Souza – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: 11 4435 0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308