Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/11/2008
IQA disponibiliza no mercado novas edições dos manuais APQP e CQI 10

Além dos manuais, sobre comunicação planejada entre o fornecedor e cliente, melhoria da qualidade e redução de custos, o IQA oferece livro sobre a metodologia Seis Sigma

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) já disponibiliza no mercado a nova atualização do manual 'APQP – Planejamento da Qualidade do Produto e Plano de Controle – 2ª edição’, a terceira edição do 'CQI-10 – Solução Eficaz de Problemas', ambos da AIAG (sigla em inglês para Automotive Industry Action Group) e o livro ‘Projeto para Seis Sigma - um Roteiro para o Desenvolvimento do Produto’. Os manuais auxiliam as empresas na adequação das novas exigências estabelecidas pelas montadoras. Além de atualizar constantemente, o IQA traduz, edita e comercializa com exclusividade no Brasil, manuais publicados pelos principais órgãos internacionais, como IATF e AIAG, dos Estados Unidos, e VDA/QMC, da Alemanha.

O manual ‘APQP – Planejamento da Qualidade do Produto e Plano de Controle – 2ª edição’, que tem 108 páginas, é destinado às áreas da qualidade e engenharia das montadoras e indústrias de autopeças. Nesta atualização, o manual busca o alinhamento com as exigências da ISO/TS 16949, (norma técnica que indica os requisitos específicos da ISO 9001:2000 para as organizações de produção automotiva e de peças de reposição). O conteúdo dos requisitos possui exigências mais abrangentes e complexas do que ISO 9001:2000.

Edson Barbosa de Souza, instrutor do IQA, explica que nas versões anteriores do manual APQP o foco nos processos e a interface com o cliente era distante, portanto, havia sempre o risco de não atender às expectativas. “Na nova versão, a comunicação entre o fornecedor e cliente precisa ser planejada e evidenciada. O cliente deve acompanhar todo o processo de desenvolvimento do produto, desde o planejamento até a concepção”, ressalta Barbosa.

CQI 10 – Nesta terceira edição, a obra - desenvolvida pelos Membros do Grupo de Trabalho de Solução de Problemas da AIAG, - traz um guia de referência para a Solução Eficaz de Problemas (Effective Problem Solving - EPS), que tem como objetivo melhorar a satisfação geral do cliente e a competitividade em toda a indústria, por meio da melhoria da qualidade e redução de custos.

O manual, que possui 204 páginas, mostra que a solução eficaz de problemas contribui para as soluções das questões ligadas à qualidade que exercem impacto sobre a satisfação do cliente. Além disso, mostra que há uma necessidade de se resolver a questão dos grandes desperdícios, em termos financeiros e humanos, gerados na indústria automotiva, resultado da solução ineficaz de problemas. Já a seção 2 do livro é dedicada ao tópico da mudança cultural e a comportamentos e valores desejados na solução de problemas. O livro auxilia os líderes das empresas a mudarem a cultura da organização, fornecendo um conjunto simples de questões para guiar a mudança de comportamento visando a Solução Eficaz de Problemas.

Já o livro ‘Projeto para Seis Sigma. Um Roteiro para o Desenvolvimento do Produto’, que chega ao mercado editorial brasileiro pela Educator e a QPB, aborda a metodologia Seis Sigma e traz orientações detalhadas para que cada etapa do processo seja facilmente implementada dentro das empresas. A obra tem a participação do IQA na adaptação para o português, por meio do engenheiro José Germano Buchaim, coordenador de Treinamentos Seis Sigma do Instituto.

Os manuais e o livro podem ser adquiridos por meio do website do IQA (www.iqa.org.br) Mais informações pelo telefone (11) 5533-4545.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308