Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/11/2008
Credenciamento de Imprensa – Simpósio SAE BRASIL de Propulsão Veicular e a Matriz Energética

Dia 10 de novembro, segunda-feira

Caro(a) colega,

se você deseja participar do Simpósio de Propulsão Veicular e a Matriz Energética que a SAE BRASIL realiza no próximo dia 10 de novembro de 2008, por favor retorne esta mensagem com

Nome completo:
Veículo:
e-mail:
telefone:

até o dia 7 de novembro ou envie seus dados para estefania@companhiadeimprensa.com.br



Atenciosamente,
Estefânia Basso – Maria do Socorro Diogo
Companhia de Imprensa
11.4435-0000 – 9658-5828

SAE BRASIL debaterá a revolução
da eficiência no powertrain


Simpósio será realizado no próximo dia 10, em São Paulo, com a presença de especialistas na área e representantes do governo

Com o avanço no preço dos combustíveis e as pressões ambientalistas e da legislação para a redução da emissão de poluentes, a indústria é estimulada a desenvolver sistemas de propulsão veicular com melhor desempenho e eficiência energética. Para debater a transformação tecnológica na área do powertrain frente ao novo cenário mundial, especialistas e profissionais da área da mobilidade estarão reunidos dia 10 de novembro, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043), em São Paulo, durante o Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e Matriz Energética.

O encontro debaterá o papel das empresas, entidades e do governo no assunto, além das vantagens e oportunidades para o Brasil frente às mudanças dos veículos e à evolução da matriz energética. As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br. Outras informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. O debate começa às 8h45, com a palestra ‘Tendências e inovação em powertrain’, com Ricardo Abreu, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle.

Para discutir os avanços do powertrain no Brasil e no mundo, estão confirmados Carlos Bonote, gerente de Engenharia da Renault; Henrique B. Pereira, gerente de Engenharia de Powertrain da GM LAAM; e João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain, no painel “As novas gerações do motor flex”, que focará, ainda, a exportação de motores e tecnologias.

Eficiência – ‘Aperfeiçoando o Powertrain dos Veículos Comerciais’ será tema de outro painel, com Guilherme Ebeling, engenheiro chefe de Desenvolvimento do Produto da MWM International Motores; Mário Bittencourt, coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Motores da Volvo; Mário Luft, presidente do Grupo Luft; e Otto Negron, da área de Engenharia de Aplicação da Cummins, sob coordenação de Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL.

Cláudio Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler; Luiz Alberto Soares, gerente de Vendas e Aplicações da Voith Turbo; Thomas Schmidt, diretor Operacional da ZF; e Wilson Marques Jr., gerente de Programa da Eaton, falarão sobre como ganhar eficiência em veículos comerciais com novas soluções, como transmissões automatizadas, ‘dual clutch’, ‘start stop’, híbrido elétrico e gerenciamento remoto. Coordenação: Mário Massagardi, diretor de Vendas e Engenharia Divisão Diesel, da Bosch.

Depois, representantes do governo e do setor público trarão suas visões sobre o papel de cada combustível na matriz energética, no painel “Matriz energética automotiva e meio ambiente”. Estão confirmadas as presenças de Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais da Petrobras; Henry Joseph, presidente da Comissão de Assuntos de Energia e Meio Ambiente da Anfavea; Jerônimo Cruz, diretor da Divisão Tecnologias Ambientais da BASF; José Lima de Andrade Neto, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério do Meio Ambiente; e Luís Eduardo Freitas Tinoco, analista ambiental do MMA. A mediação será feita por Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.

Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, os simpósios da instituição apresentam diversidade de opiniões, o que enriquece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. “Uma preocupação constante na organização destes encontros é trazer personalidades do setor que agreguem valor aos temas em debate”, afirma Robson Galvão.


Tema – “A revolução da eficiência no powertrain”
Dia – 10 de novembro, a partir das 8h30.
Local - Centro de Convenções Milenium - rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana, SP.

PROGRAMAÇÃO

8h45 – Tendências Globais na Área de Powertrain, com Ricardo Abreu, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle.
9h30 – Ganhando Eficiência com Novas Soluções, com Cláudio Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler; Luiz Alberto Soares, gerente de Vendas e Aplicações da Voith Turbo; Thomas Schmidt, diretor operacional da ZF; e Wilson Marques Jr., gerente de Programa da Eaton. Coordenação de Mário Massagardi, diretor de Vendas e Engenharia Divisão Diesel da Bosch.
11h20 - Em Busca de Maior Eficiência do Powertrain, com Carlos Bonote, gerente de Engenharia da Renault; Henrique B. Pereira, gerente de Engenharia Powertrain da GM LAAM; João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain Technologies. Coordenação: SAE BRASIL.
14h15 - Aperfeiçoando o Powertrain dos Veículos Comerciais, com Guilherme Ebeling, engenheiro chefe de Desenvolvimento do Produto da MWM International Motores; Mário Bittencourt, coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Motores da Volvo; Mário Luft, Presidente do Grupo Luft; e Otto Negron, da Engenharia de Aplicação da Cummins. Mediação: Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL.
16h15 - Matriz Energética Automotiva e Meio Ambiente, com Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais da Petrobras; Henry Joseph, presidente da Comissão de Assuntos de Energia e Meio Ambiente da Anfavea; Jerônimo Cruz, diretor da Divisão Tecnologias Ambientais da BASF; José Lima de Andrade Neto, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério do Meio Ambiente; e Luís Eduardo Freitas Tinoco, analista ambiental do MMA. Coordenador: Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
(11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308