A certificação pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) de centros de reparação referenciados pelas seguradoras de veículos, lançada em 2007, avança entre as grandes organizações e de diferentes segmentos, como logística, concessionárias de veículos e redes de reparação. No setor de seguros, 65 oficinas reparadoras referenciadas pela Bradesco Seguros, Tokio Marine e SulAmérica, todas na Grande São Paulo, estão em fase de preparação para receber as auditorias do IQA, organismo de certificação acreditado pelo INMETRO.
O trabalho é feito por uma consultoria, contratada pela Câmara de Colisão criada pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), especialmente para aproximar as seguradoras do mercado reparador e estimular a padronização de serviços. Em seis meses, as primeiras oficinas credenciadas do grupo já começam a receber o selo de Certificação IQA (IQA-CESVI, para funilaria e pintura), atestando que o serviço da oficina possui qualidade para atender ao consumidor.
“Sugerimos a certificação às oficinas para mostrar ao consumidor que a qualidade faz parte do nosso negócio, sendo a certificação uma prova dessa cultura”, afirma José Nogueira dos Santos, diretor do IQA. Cerca de 300 oficinas no Estado de São Paulo já estão ligadas à Câmara de Colisão para serem preparadas e assim receberem a certificação.
O IQA hoje é responsável pela Certificação de Redes de Serviços, reconhecendo a qualidade de diversas concessionárias de grandes montadoras, lojas de autopeças e posto de serviços. A Rede Oficina Brasil é um outro exemplo, com nove oficinas certificadas na parte de mecânica. Na área de seguros, 700 empresas reparadoras da rede SulAmérica no País estão na mira da seguradora para a certificação.
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