Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/11/2008
Começa em Americana a Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Equipes formadas por estudantes de engenharia de 4 estados brasileiros participam da competição, que será realizada até o dia 9 de novembro, domingo, no Campo de Prova da Goodyear

Começou hoje, dia 7, em Americana, SP, a V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, no Campo de Provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128). São 15 carros, tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes de engenharia de 4 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Até domingo, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, da concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica) à viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Além disso, enfrentarão provas dinâmicas, como aceleração, frenagem, manobrabilidade, consumo de combustível e desempenho em pista. Os carros têm motores 4 tempos, cilindrada máxima de 610 cm³ e grau de competitividade que varia da criatividade de cada equipe.

Bicampeã na competição (2004 e 2005), a equipe Solid Edge, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, aposta na maior confiabilidade dos subsistemas e no freio a disco nas 4 rodas, além do uso de cárter seco (o óleo é armazenado num reservatório exterior, melhorando a estabilidade aerodinâmica do veículo), rede CAN (possibilita a interconexão das unidades de comando do veículo de forma simples e eficiente) e no sistema de arrefecimento localizado na lateral do carro.

Quarta colocada em 2007, a equipe Fórmula UNIP, da Universidade Paulista, disputará a competição com um monoposto construído em aço e alumínio. Já a equipe UNIP Racing, da mesma universidade, campus Sorocaba, utilizou corte a laser na construção do carro, que possui motor da Honda CBR600 F3. A UNIP Racing é estreante na competição.

De Salvador, a equipe Fast Track, utilizará o motor da Yamaha XT 600, um monocilíndrico de torque máximo em baixas rotações. “Tivemos de projetar coxins na sustentação deste motor, já que tende a vibrar muito, mas compensa porque esse motor oferece mais vantagem na relação peso-desempenho”, calcula Felipe Lindesay, capitão da equipe da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec, da Bahia, também estreante.

Campeã em 2006 e vice em 2007, a equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo, terá um carro com várias inovações: volante que informa ao piloto a rotação do motor, tensão da bateria e a temperatura da água; sistema de entrada com novo design e fabricado em fibra de carbono conjunto de rodas mais leve e resistente; trocador de marcha pneumático; e novos discos de freio, que servem de roda fônica para sensores de velocidade.

Já a equipe Atenas, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG), única do Estado, investiu num carro com suspensão independente, tração traseira, motor com injeção eletrônica e uso de aço e alumínio na construção.

De São Paulo, estão inscritas também equipes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Associação Limeirense de Educação (ALIE) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) Guaratinguetá. Do Rio de Janeiro, participam equipes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Cefet-RJ. O Distrito Federal será representado pela equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília.

Estados Unidos - Ao final da competição, as duas equipes que alcançarem a melhor pontuação poderão representar o Brasil em duas competições realizadas pela SAE International nos EUA, em 2009, com equipes de vários países. Os veículos Fórmula SAE surgiram na década de 1970 e são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. A prova é realizada, também, nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Austrália. O Brasil passou a integrar o circuito em 2004. O objetivo é fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, em veículos de alto desempenho.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta a complexidade dos projetos de veículos Fórmula SAE como um dos principais desafios encarados pelos futuros engenheiros neste tipo de competição. “Construir um carro tipo fórmula é sempre um desafio, pois para se obter um veículo de alto desempenho é preciso dominar diversas tecnologias de ponta, não apenas na teoria, mas na prática. Por este motivo, os estudantes que participam da Fórmula SAE são altamente requisitados pelo mercado”, afirma Fistarol.

V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

São Paulo

Associação Limeirense de Educação (ALIE) - equipe Fórmula ISCA
Centro Universitário da FEI- equipe Fórmula FEI
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) - equipe Solid Edge EESC-USP
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - equipe FSAE Unicamp
Universidade Paulista (Unip) Sorocaba - equipe Unip Racing
Universidade Paulista (UNIP) - equipe Fórmula Unip
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - equipe: V8
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing

Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Equipe Michelin Poli
Universidade Federal Fluminense - Equipe Buffalo FSAE
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) - Equipe FSAE Cefet/RJ

Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG) - Equipe Atena

Bahia

Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec - Equipe Fast Track

Distrito Federal

Universidade de Brasília (Unb) - Equipe Apuama Racing

V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
Data - 7 a 9 de novembro de 2008
Local - Campo de Provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), Americana, São Paulo.
O evento é aberto ao público no dia 9, domingo, das 9h às 12h.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carol Guilherme - ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308