Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/10/2008
IQA oferece cursos de planejamento de qualidade e gerenciamento de processos em novembro

Grade de cursos também procura atualizar importantes ferramentas para a melhoria contínua da qualidade de produtos e serviços no setor automotivo

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) promove, em novembro, uma série de cursos destinados aos profissionais de diferentes áreas do setor automotivo. A agenda do mês começa com o curso ministrado por Sergio Canossa, “APQP 2ª Edição – Básico”, nos dias 3 e 4. O objetivo é capacitar os participantes a aplicar, planejar e implantar o APQP na organização, bem como a avaliar o seu andamento na empresa. O instrutor possui mais de 23 anos de experiência nas áreas de qualidade e treinamento e tem atuado em empresas de diversos portes e setores, bem como em entidades como o CIESP, SENAI e Sindipeças.

Já o curso “CEP 2ª Edição – Básico”, que acontece nos dias 6 e 7, será ministrado pelo professor Sérgio Roberto Ribeiro de Souza, que atualmente participa da coordenação de Projetos de Implantação de Sistemas de Gestão. O curso oferece visão abrangente da ferramenta CEP (Controle Estatístico do Processo) como instrumento gerencial, além de mostrar como elaborar corretamente as cartas de controle.

O “FMEA 4ª Edição – Básico”, nos dias 17 e 18, é oferecido aos gerentes, supervisores e profissionais da qualidade. Com aulas práticas, o curso tem como objetivo capacitar os alunos a elaborarem a documentação FMEA, além de apresentar os requisitos e as mudanças incorporadas nesta 4ª edição do manual. O instrutor Ilcon Miranda Costa possui 30 anos de experiência na indústria automobilística na área de Planejamento da Qualidade.

Já o curso “MASP Avançado” será ministrado por Edson Barbosa de Souza, auditor líder ISO 9001 e 14001 e coordenador de projetos de certificação em normas de SGQ, Sistema de Gestão da Qualidade. As aulas, que acontecem nos dias 20 e 21, auxiliam os participantes a compreender as metodologias para análise e soluções de problemas. Para completar a grade de novembro o IQA programou também os cursos “PPAP 4ª Edição Avançado – Aplicação Prática”, nos dias 10 e 11 e ‘MSA 3ª Edição Básico, nos dias 17 e 18.

Também serão ministrados cursos na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André. O primeiro será no dia 14: “IMDS (e sua integração com o APQP e o PPAP), ministrado por Edson Barbosa de Souza. Os alunos poderão entender a aplicação interna e as vantagens do programa com aspectos específicos das ferramentas da Qualidade no setor automotivo. No mesmo local, nos dias 27 e 28, acontece o curso “VDA 6.3”, que irá apresentar modelos de auditoria de processos produtivos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do IQA - www.iqa.org.br , onde os interessados também encontram mais informações sobre esses e todos os outros treinamentos do Instituto.

O IQA oferece cursos que priorizam a prática dos participantes, com condições técnicas e motivacionais para enfrentar o desafio de colocar em prática os conhecimentos recém-adquiridos. Os treinamentos têm uma abordagem diferenciada para quem já aplica as ferramentas e percebe que há algo que não está nos documentos de referência, entendendo que os problemas enfrentados não serão resolvidos com qualquer atividade de reciclagem. Inscrições e informações pelo site do IQA - www.iqa.org.br

NOVEMBRO
Local - The Palace Flat Moema - alameda dos Anapurus, 1.661, Moema, São Paulo:
Dias 3 e 4 – Curso APQP 2ª Edição Básico, com Sergio Canossa
Dias 6 e 7 – Curso CEP 2ª Edição Básico, com Sergio Roberto Ribeiro de Souza
Dias 10 e 11 - Curso PPAP 4ª Edição Avançado Aplicação Prática, com Marcos Miklos
Dias 17 e 18 – Curso FMEA 4ª Edição Básico, com Ilcon Miranda Costa
Dias 17 e 18 – Curso MSA 3ª Edição Básico, com Julio Moreira
Dias 20 e 21 - Curso MASP Avançado, com Edson Barbosa de Souza

Local - Agência de Desenvolvimento do Grande ABC (av. Ramiro Colleoni, 5, Santo André)
Dia 14 – Curso IMDS - International Material Data System, com Edson Barbosa de Souza
Dias 27 e 28 – Curso VDA 6.3 - Interpretação dos Requisitos, com Sergio Canossa



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308