Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/10/2008
IQA participa de encontro com varejistas em Aracaju

O Instituto realiza palestra sobre a importância da gestão da qualidade e a certificação para fomentar a competitividade no setor automotivo.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – participará do II Encontro do Varejo de Autopeças, que será realizado no dia 26 de outubro, em Aracaju, Sergipe. Voltado para empresários de varejo de autopeças e de centros automotivos (oficinas), além de frotistas, montadoras, entre outros profissionais do aftermarket, o evento, organizado pela ASEVAP (Associação Sergipana dos Varejistas de Autopeças), tem como objetivo fomentar a competitividade empresarial por meio da implementação de novos instrumentos de gestão. Neste aspecto, o IQA realizará uma palestra sobre a importância de se investir em qualidade neste segmento.

“Buscar a gestão da qualidade e a certificação permite que as oficinas mecânicas e lojas de autopeças estabeleçam indicadores para medição de resultados, melhorem a integração com o mercado, estejam capacitadas para mudanças e tenham um diferencial competitivo para o reconhecimento do cliente”, destaca José Palacio, auditor do IQA, que ministrará a palestra no encontro. José Palacio destaca que os empresários que investem na qualidade do serviço com programas de certificação da empresa e capacitação profissional têm uma grande vantagem competitiva frente à concorrência.

João Barroso Neto, presidente da ASEVAP, destaca que é fundamental a presença do IQA não só no evento, mas também na região. “Os segmentos varejistas e de aftermarket são significativos em Sergipe. Temos uma frota de veículos leves e pesados de mais de 205 mil veículos, 220 estabelecimentos varejistas e 614 oficinas. No entanto, é um estado carente em qualidade e a presença do IQA neste evento é para desmistificar que é impossível conquistar um selo de qualidade e que, pelo contrário, é possível quando se busca da forma correta”, ressalta.

Com o encontro, a ASEVAP quer plantar uma semente sobre a importância de se buscar a qualidade e, além disso, fazer com que os participantes sintam quais são as reais necessidades e prioridades do segmento na região. “Já temos um projeto pré-moldado, que pretendemos realizar com o IQA e o Sebrae, para incentivar os associados da ASEVAP a participarem de um programa de qualidade. Com o projeto piloto, visamos certificar cerca de 15 empresas em breve”, diz João Barroso Neto, ao contar que Sergipe não possui empresas no segmento com a certificação de qualidade do IQA.

João Barroso Neto alerta que agora é o momento de se buscar a certificação, já que existe uma carência de competitividade real das empresas. “As concessionárias estão invadindo a área de varejo e serviços, portanto precisamos ganhar fôlego para não perder mercado”, diz.

Carro e Caminhão 100% - a palestra do IQA também ressaltará a importância da manutenção preventiva. O instrumento usado será a campanha do Carro e Caminhão 100%, veiculada em todo o País desde o primeiro semestre deste ano, sob a coordenação do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) e assinatura do IQA. A ação educativa tem como principal meta sensibilizar o motorista sobre a importância dos cuidados com o carro. Entre os benefícios, aponta a garantia de segurança no trânsito, economia no consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, redução de emissões de poluentes e a valorização do preço de revenda. Além disso, também informa ao motorista que a manutenção deve ser feita por centros de reparação qualificados.

“Por isso, é importante que as oficinas se preparem para atender a demanda pela manutenção preventiva e que estejam aptas a atender às exigências dos consumidores ávidos por qualidade. O IQA assegura, por meio da qualificação e certificação, que todos os elementos da cadeia tenham competência, realizem um trabalho com qualidade e dêem segurança para seus clientes”, destaca Palacio.

O evento abre às 8h30 e será realizado no Quality Hotel Aracaju (av. Delmiro Gouveia, 100), com a palestra do IQA agendada para às 9h35.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308