Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/10/2008
Competição SAE BRASIL AeroDesign comemora 10 anos com exposição de aeronaves experimentais raras, em SJCampos

Competição de engenharia reunirá 77 aviões projetados e construídos por estudantes, entre 16 e 19 de outubro, no CTA

Quatro aeronaves, projetadas por idealistas do mundo da aviação e com histórico invejável de vôo, estarão expostas para visitação pública entre sexta-feira e domingo (17 a 19) defronte à Sala de Autoridades do aeroporto do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). A exposição é mais uma das atrações da X Competição SAE BRASIL AeroDesign, que começa nesta quinta-feira, com cerca de 800 estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, submetendo seus aviões rádio controlados a avaliações de especialistas da indústria aeronáutica até domingo.

Com 77 equipes inscritas, a competição de engenharia reúne aeronaves projetadas e construídas por universitários de 57 instituições, de 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, México e Venezuela. A competição é referência no Brasil e no Exterior por contribuir para o aumento do conhecimento e o interesse pela engenharia aeronáutica entre os universitários. Este ano, o evento completa 10 anos e, para marcar a data, a Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, responsável pela competição, agendou a Exposição Estática de Aeronaves Leves. Confira as raridades:

Ikarus C-42B - aeronave ultraleve de propriedade da Avolo - Escola de Aviação Desportiva e de Recreio. O Ikarus foi desenvolvido e é fabricado na Alemanha, com mais de 900 unidades vendidas para o mundo todo. É o ultraleve mais vendido na Alemanha. O C42B é detentor de vários prêmios e de dois recordes mundiais de velocidade na categoria. A configuração em asa alta confere ao Ikarus C42B excelente estabilidade e visibilidade, tornando o equipamento muito seguro e fácil de pilotar.

Lancair IV-P - é a segunda aeronave experimental (home built), construída por Marcelo Bellodi. Com o primeiro vôo em 1999, possui 600 horas de vôo e já cumpriu diversas missões, como viagens de Ribeirão Preto a Miami (6.300 km). Pertencente ao construtor, é destinada ao transporte executivo/pessoal de até quatro pessoas. O diferencial é o alto desempenho em altitude, combinado com conforto, segurança, longo alcance e eficiência aerodinâmica.

Planador P1 - foi projetado e construído por um grupo de aficionados do vôo a vela, liderado por Ekkehard Schubert, que atuou na montagem do EMB 312 Tucano. É também fruto da histórica carência de planadores biplaces de instrução no Brasil. Seu desenvolvimento teve início em 1995, com o primeiro vôo em 2002. Com mais de 350 hs de vôo e o segundo exemplar em construção, o seu processo de homologação está em andamento na ANAC. Trata-se de um planador cujas características o tornam especialmente apto para vôos de instrução e passeio.

K-51 “Peregrino” - construída pelo engenheiro Joseph Kovács, veterano com 68 projetos aeronáuticos no Brasil. A aeronave foi desenvolvida em madeira e destina-se ao treinamento básico de instrução primária, acrobacia aérea e lazer. Foram necessários oito anos para o projeto e construção do protótipo. Dos 68 projetos de Kovács, 14 tiveram vôo e sete foram produzidos em série.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta os 10 anos da Competição SAE BRASIL AeroDesign em 2008. "É com orgulho que assistimos a este momento especial, pois é um projeto vencedor. Com 77 equipes inscritas, de Norte a Sul do Brasil, recorde de participação estrangeira e responsável por um brilhante histórico de equipes brasileiras na SAE East Competition, nos últimos anos, a competição constitui hoje um marco no ensino da engenharia do País. A Competição AeroDesign contribui fortemente para aumentar o conhecimento e o interesse de jovens universitários pelo ambiente aeronáutico", afirma o presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO COMPETIÇÃO:
Dia 16 – das 9h às 17h – abertura, show room dos aviões no ITA e apresentações orais das equipes.
Dias 17 a 19 - das 7h às 18h – Competição de Vôo, na pista de táxi do aeroporto do CTA. É aberta ao público, com entrada ao lado do MAB.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeImprensa.com.br
Ana Carolina Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9658-5828 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308