Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/10/2008
Yakult Lages recebe certificação HACCP

Fábrica de suco de maçã concentrado localizada em Santa Catarina atende principalmente o mercado de exportação, em especial o Japão

A Yakult, líder mundial no segmento de leite fermentado, acaba de receber a certificação internacional HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point ou Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), concedida pela empresa certificadora SGS, após rigorosas auditorias realizadas na fábrica de Lages, em Santa Catarina. Com a certificação, a fábrica de suco de maçã concentrado se une às duas outras fábricas de alimentos da Yakult – Lorena e São Bernardo do Campo, em São Paulo, certificadas em 2004 e 2007, respectivamente – e entra para o seleto rol de indústrias brasileiras certificadas pela norma.

Para se enquadrar aos rígidos padrões de qualidade do sistema HACCP, a Yakult Lages investiu em máquinas e equipamentos, além de adequar toda a estrutura da fábrica, inaugurada em 1979. Para a certificação são avaliadas desde a estrutura física – o que inclui construção civil, acabamento de pisos e paredes, instalações elétricas e hidráulicas, até qualidade do ar, especificação do material usado em equipamentos, medidores de temperatura e outros. Além disso, a Yakult treinou e capacitou todos os empregados da unidade de acordo com o HACCP para seguirem rigidamente os manuais de procedimentos de cada etapa de fabricação.

“É uma importante certificação em nível mundial, e obrigatória em países como os Estados Unidos, que são extremamente cuidadosos com a segurança alimentar”, afirma o diretor industrial da regional Sul, Ryoju Misuno. Com a conquista da certificação, a Yakult pretende ampliar a exportação de suco concentrado de maçã para os Estados Unidos nos próximos anos. Atualmente, 90% da produção da fábrica é exportada para o Japão. “A certificação HACCP abre as portas para o mercado internacional, porque dá mais confiança aos países importadores”, reforça o executivo.

A unidade Lages é a única fábrica de suco de maçã da Yakult no mundo e tem capacidade de processamento de 400 toneladas diárias da fruta. O suco é extraído com a mais alta tecnologia, o que preserva as qualidades nutricionais e o sabor natural da maçã, não contém conservantes, açúcar ou adoçante.

Rica em pectina e potássio, a maçã tem sido intensamente estudada nos últimos anos, e algumas dessas pesquisas já demonstraram que a freqüente ingestão da fruta pode ajudar a diminuir a taxa de LDL-colesterol e a combater o câncer. Pesquisadores europeus estudam as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, que também contém polifenóis e flavonóides, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células.

O site da Yakult é www.yakult.com.br



Mais informações à imprensa:
Adenilde Bringel – Maria do Socorro Diogo – Juliana Santos
Telefone (11) 4432-4000 e 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308