Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/10/2008
Congresso SAE BRASIL homenageia 9 personalidades

Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors para a América Latina, África e Oriente Médio, encabeçou a lista

O encerramento do Congresso SAE BRASIL 2008 foi marcado também pela entrega do Prêmio SAE BRASIL 2008 ao engenheiro Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors para a América Latina, África e Oriente Médio. Manuchakian foi o responsável pela criação do Campo de Provas de Cruz Alta nos anos de 1970 e modernização da engenharia experimental para a nova Fábrica de Protótipos, entre outras realizações.

O Prêmio SAE BRASIL 2008 é uma homenagem instituída pela SAE BRASIL desde os primeiros Congressos e reflete o reconhecimento da entidade a personalidades com notável contribuição para a mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL entregou também prêmios por categoria a mais oito profissionais ligados à engenharia da mobilidade brasileira. Confira:

Marco Antônio Teixeira - Prêmio de Manufatura - Foi responsável pelo lançamento do modelo Gol Geração III e pelo saving U$$ 110 milhões, obtido com a introdução de conceitos de excelência em processos produtivos. Atualmente ocupa a posição de diretor de Manufatura da segunda maior unidade da Volkswagen no mundo – a Anchieta, em São Bernardo do Campo.

José Fernando Penteado - Prêmio Veículos de Passeio - Diretor de Engenharia de Produtos – Administração, Estratégias da Qualidade e Processos Globais de Engenharia da GM do Brasil desde 2005, iniciou suas atividades na GMB em 1975, na área de Powertrain e depois na divisão Opel na Alemanha. Dirigiu várias outras áreas funcionais de projeto e desenvolvimento da engenharia de produtos: elétrica, desenho de produto, carrocerias e no Campo de Provas da Cruz Alta.

Ricardo de Abreu Simões - Prêmio Powertrain - Engenheiro mecânico, com pós-graduação nas Universidades de Michigan, EUA, Leeds na Inglaterra, Mackenzie e FEI. Atua na área há 27 anos, sendo 12 anos na Mercedes Benz. Implementou a unidade de filtros da Mahle no Brasil. É diretor de Tecnologia do Grupo Mahle na América do Sul.

Esther Faingold - Prêmio Materiais - Administradora de Empresas pós-graduada em História da Arte, é CEO da Mueller. Foi a responsável pela criação do Centro de Design e Desenvolvimento Tecnológico na empresa, que conta com mais de 50 engenheiros e designers.

Marco Mazzu - Prêmio Caminhões e Ônibus - Quando a Iveco Latin América iniciou em 2007 os investimentos no Brasil, foi escolhido pelo Grupo Fiat para presidir a empresa e liderar seu processo de crescimento que segue até hoje. Esta é sua quarta temporada no Brasil, onde atuou de 1991 a 1994, como diretor industrial da Otis. Ingressou no Grupo Fiat e veio para o Brasil como diretor industrial da Fiat Automóveis. Após um período na Fiat Auto, na Itália, retornou em 2002 para comandar Case New Holland, sendo posteriormente indicado para presidir a CNH mundialmente. Hoje preside a IVECO Latin America.

Ronaldo de Breyne Salvagni - Prêmio Educação - Engenheiro naval, com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, livre-docente em Engenharia Mecânica e professor titular em 1991. Chefiou o Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP até 2007. Atualmente coordena o Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP e o seu programa de pós-graduação em Engenharia Automotiva. É consultor da Fapesp e de várias empresas. Com ampla experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Naval, exerceu importante papel na Engenharia Mecânica no País e atua na SAE BRASIL desde a fundação.

Luiz Carlos Affonso - Prêmio Aeroespacial - Vice-presidente executivo da Embraer, responsável pelo mercado da aviação executiva desde 2005, liderou a forte expansão dos negócios da empresa, com o lançamento de cinco novos produtos e a triplicação das entregas de aviões executivos. É pós-graduado em Administração de Empresas, tendo obtido MBA executivo internacional pela Universidade de São Paulo. Engenheiro aeronáutico pelo ITA, é diretor-conselheiro da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) e membro do Conselho da GAMA (General Aviation Manufacturer Association) nos EUA.

Luiz Carlos Corrêa Carvalho - Prêmio Máquinas Agrícolas - Vice-presidente da Associação Brasileira de Agrobusiness e presidente do Comitê Nacional de Agroenergia da ABAG, tem se destacado na defesa da utilização de combustíveis renováveis como forma de mitigar os prejuízos do efeito estufa. Batalhador incansável na questão do álcool como alternativa viável e pronta aos combustíveis fósseis, tem participado de diversas delegações ao Exterior demonstrando a viabilidade da utilização do álcool da cana de açúcar como resposta aos desafios apresentados aos biocombustíveis: disponibilidade, custo, qualidade e efeitos nos preços de alimentos.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308