Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/10/2008
Estudantes do Interior testam 13 aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign

Competição de engenharia reunirá 77 aeronaves, entre 16 e 19 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP

Oito cidades do interior paulista – Guarujá, Taubaté, São José dos Campos, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Bauru, São Carlos e Campinas - serão representadas na X Competição SAE BRASIL AeroDesign, programada para realizar-se de 16 a 19 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo. Na competição, 13 aviões rádio controlados, projetados e construídos por estudantes de 8 universidades destes municípios, serão avaliados quanto à concepção e desempenho, por engenheiros da indústria aeronáutica.

A competição reunirá 77 equipes, formadas por estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, de 57 instituições de ensino superior. Do total, 67 equipes são brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas. Durante os três dias, as equipes serão avaliadas e classificadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento no site www.saebrasil.org.br

Ao final, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde o País é tricampeão na Classe Aberta e Classe Regular.

Dois dos títulos da Classe Aberta (em 2005 e 2006) e um da Classe Regular (em 2002) foram conquistados pelo interior paulista, de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP. Assim, animados com o histórico, estudantes da universidade inscreveram novamente este ano três equipes na competição, num total de 40 integrantes.

“Como é muita gente e o espaço da oficina é pequeno, fazemos rodízios, mas isso não é problema, porque adoramos o clima, a correria e, principalmente, ver os nossos aviões voando”, afirma Cecília Machado, capitã da equipe EESC USP Charlie, da Classe Aberta, com 8 integrantes. A equipe projetou um monoplano e aplicou madeira balsa e materiais compósitos. Entre os recursos, utilizou máquina de ensaios mecânicos para adquirir as propriedades dos materiais. “Isso nos permitiu obter dados mais precisos e não precisamos nos basear somente na Internet”, diz Cecília.

Os estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, também estão na lista de equipes competitivas, pois nos últimos anos ficaram entre as 10 primeiras colocadas. Este ano, a instituição será representada também por duas equipes pela Classe Regular e uma pela Classe Aberta, a Canarinho, vice-campeã em 2005, nos EUA. “Se tudo der certo, ficaremos entre os primeiros na competição”, avisa Diego Monteiro, capitão da equipe Mec Bau Flyer, que investiu em sistemas estruturais leves e resistentes para tornar o avião competitivo.

10 Anos - Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign comemora este ano sua décima edição, como um bem-sucedido programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Os aviões participantes da competição são classificados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta os 10 anos da Competição SAE BRASIL AeroDesign em 2008. "É com orgulho que assistimos a este momento especial, pois é um projeto vencedor. Com 77 equipes inscritas, de Norte a Sul do Brasil, recorde de participação estrangeira e responsável por um brilhante histórico de equipes brasileiras na SAE East Competition, nos últimos anos, a competição constitui hoje um marco no ensino da engenharia do País. A Competição AeroDesign contribui fortemente para aumentar o conhecimento e o interesse de jovens universitários pelo ambiente aeronáutico", afirma o presidente da SAE BRASIL.


X Competição SAE BRASIL AeroDesign
Equipes inscritas: 77 (8 venezuelanas + 2 mexicanas), de 57 instituições de ensino superior.

Região Sudeste

Grande São Paulo – (12 equipes / 7 instituições)
Fatec (São Paulo) - Equipe Fatecnautas
Universidade Nove de Julho - equipes Fly Girls e Ícaro
Escola Politécnica da USP - Equipe Keep Flyingmeb e Poliaclive Pece
Mackenzie - equipes Mechane e Esquadrilha Abutre
Instituto Mauá de Tecnologia - equipes Obelix e Asterix
ITA - Equipe 100 Limites
Centro Universitário da FEI - equipes Aero Kondhor e FEI Kondhor Open

São Paulo (Interior) – (13 equipes/ 8 instituições)
Unisanta - Equipe Arara
Universidade de Taubaté - equipes Aerotau e Hawk
Universidade Paulista - Equipe Flyunip
Unesp (Guaratinguetá) - Equipe Aerofeg
Unesp (Ilha Solteira) - Equipe Zebra
Unesp (Bauru) - equipes Canarinho Open, Mecbauflyer e Dédalus
Escola de Engenharia de São Carlos - USP São Carlos - equipes EESC-USP Bravo,
EESC-USP Charlie e EESC-USP
Unicamp - Equipe Urubus

Minas Gerais – (5 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Uberlândia - Equipe Tucano
Universidade Federal de Minas Gerais - Equipe Uai-Sô-Fly!!
Universidade Federal de Itajubá - Equipe Uirá
Universidade Federal de São João Del Rei - Equipe Trem Ki Voa
Cefet – MG - Equipe Cefast

Rio de Janeiro - (5 equipes / 5 instituições)
Cefet – RJ - Equipe Venturi
Instituto Militar de Engenharia - Equipe Zéfiro
PUC – Rio - Equipe Cegonha
Universidade Federal Fluminense - Equipe Uffo Aerodesign
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Equipe Minerva Aerodesign

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espirito Santo – Equipe Aves


Região Sul

Rio Grande do Sul - (9 equipes / 9 instituições)
Universidade de Caxias do Sul - Equipe Olhos No Mundo
Unviersidade Regional Integrada - Equipe Aeromissões
Universidade Federal de Rio Grande do Sul - Equipe Minuano
Universidade Federal do Rio Grande - Equipe GPA
PUC – RS - Equipe Lift
Universidade de Santa Cruz do Sul - Equipe Kamikase
Faculdade Horizontina (Fahor) - Equipe Águia Fahor
Univ. Fedederal de Santa Maria - Equipe Carancho
Universidade de Passo Fundo - Equipe Voa Tchê

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná - equipes Fênix e X-Goose
Universidade Positivo - Equipe Aurora
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Equipe Anhangüera

Santa Catarina - (5 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy - Equipe Aero Tupy
Universidade Federal de Santa Catarina - Equipe Céu Azul Aeronaves
Universidade da Região de Joinvile (UNIVILLE) - Equipe Abaquar
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Equipe Faeroeste
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Equipe Albatroz

Distrito Federal - (3 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília - equipes Draco Volans e Calango Alado
Universidade Paulista - Equipe Antonov


Região Nordeste

Bahia - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Bahia – Equipe Orungan

Rio Grande do Norte - (3 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kará, Car-Kará New e Car-Kará Open

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Pernambuco - Equipe Nova Mandacaru

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande - Equipe Parahyasas
Universidade Federal da Paraíba - Equipe Aerojampa

Maranhão - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão - Equipe Zeus


Região Norte

Amazonas - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Tupan

Pará - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Pará - Equipe Uirapuru


Estrangeiras

Venezuela (8 equipes / 2 instituições)
Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Bolivariana (Unefa) - equipes Aerotech, Ecoproyect Venezuela Open, Regik Venezuela, Venezuela Cari II, Venezuela Cari I, Orinokia II r Nucleo Caracas - Idea
Universidad Simón Bolívar - equipe Aero Design SAE USB

México (2 equipes / 2 instituições)
Instituto Tecnologico de Queretaro – equipe Aerozorros
Escuela Superior de Ingeniería Mecánica Y Elétrica Unidad Ticoman – equipe Quetzal Aviation

X Competição SAE BRASIL AeroDesign
Onde - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP
Quando – de 16 a 19 de outubro de 2008




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeImprensa.com.br
Ana Carolina Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308