Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/10/2008
Nesta dia 7, mostra de engenharia expõe tecnologias do carro do futuro

Caro pauteiro,

Nesta terça-feira, dia 7, tem início em São Paulo o Congresso SAE BRASIL, o segundo mais importante encontro de engenheiros e tecnologias na área da mobilidade do mundo, após o de Detroit. Com 16 fóruns, 120 apresentações técnicas e uma exposição tecnológica, o SAE BRASIL 2008 vai mostrar ao vivo os últimos desenvolvimentos da engenharia brasileira no setor automotivo para tornar os veículos mais ecológicos, seguros, econômicos e confortáveis para o consumidor. São muitas tecnologias avançadas e prontas para as montadoras embutirem nos carros dos próximos anos.


Algumas tecnologias que rendem boas imagens:

Um “carro dos sonhos” com mais de 50 diferentes tecnologias projetadas envolvendo conforto, conectividade, segurança, flexibilidade e sensibilidade. Resultado de pesquisa com consumidores de vários países, a Visteon e a 3M expõem uma BMW com iluminação de interior, com cores que dão a sensação de saúde e bem-estar. O carro tem tecnologias que integram iPods, telefone celular e outros aparelhos, através de conexão USB com fio e Bluetooth® sem fio. A integração permite usar estas tecnologias via sistema de áudio e controles do veículo. O painel ultrafino é de toque e tem comandos invisíveis. Assim, ao aproximar a mão do painel, os botões se acendem.

Um carro conceito inédito com proposta de utilização das peças plásticas em larga escala, por meio de polímeros, que oferecem redução significativa de peso. Hoje sua participação no carro é em torno de 20% a 25%. O polímero é um material que tem maior capacidade de absorção de impactos. A Plascar mostra uma roda de polímero, que absorve três a quatro vezes mais impacto que a de alumínio. Nas ruas mais esburacadas a roda se deforma sem rachar e volta à forma original. Pesando menos, a roda ajuda a aumentar o desempenho do motor sem que seja necessário mexer no trem de força do veículo. Com mais performance e menos peso, ocorre a redução no consumo de combustível e emissão de poluentes.

A primeira motocicleta bicombustível do mundo, com álcool-gasolina, que começa a ser disponibilizada em breve ao mercado. Gera menos gases do efeito estufa e economia para o dono. A Delphi expõe ainda o sistema bicombustível diesel-álcool para caminhões.

Um painel de carro com a terceira geração do sistema flex. Além da tecnologia flex (100% brasileira), reúne sistema de partida a frio que elimina o tanquinho de gasolina e um bico injetor exclusivo para motor flex. Pode reduzir entre 5% e 10% o consumo de combustível, 12% a 35% as emissões de CO2 e 15% de hidrocarboneto, diminuindo bastante a emissão de poluentes. É da Marelli.

Outro painel de carro que vem com a função de navegação via GPS (é o primeiro sistema de navegação a fazer parte de um carro no Brasil), que permite usar o celular por comando de voz, fazer e receber ligações ou ler as mensagens que chegam ao celular, com tecnologia bluetooth. O painel tem entrada de USB para conexão do pen drive com o MP3 e permite a pessoa ouvir ou pedir a troca da música. Tudo por viva voz. É da Marelli.

Simulador do tamanho de um carro com sistema de alerta (vibração no volante), que avisa o motorista ao mudar de faixa sobre a existência de algum veículo no ponto cego> Vem com sistema que mantém velocidade média constante e que monitora e controla a distância que o condutor quer manter em relação ao veículo da frente. Além disso, ao detectar a iminência de uma colisão o sistema retrai o cinto de segurança, O carro também uma tecnologia que basta a pessoa engatar a marcha ré que o carro entra sozinho na vaga do estacionamento. É da TRW.

Outra tecnologia, no painel de um veículo, mostra que é só a pessoa apertar um botão que ela ajusta o sistema de suspensão, com um amortecimento mais macio ou mais rígido. É da Magneti Marelli.

CONGRESSO SAE BRASIL
Data - 7 a 9 de outubro de 2008.
Local - Expo Center Norte - av. José Bernardo Pinto, 333 (Pavilhão Branco), V.Guilherme, SP
Horário exposição - dia 7 das 11h às 20h30, dia 8 das 12h às 20h30 e dia 9 das 12h às 19h30.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Guilherme Beulke – guilherme@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carol Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308