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 Release
06/10/2008
120 ‘papers’ no Congresso SAE BRASIL ditam as tendências da mobilidade

Os estudos, desenvolvidos por profissionais do Brasil e do Exterior, serão apresentados durante os três dias de congresso

A cada 50 anos acontecem avanços tecnológicos que trazem como conseqüência a evolução da humanidade e da economia. Depois do surgimento da informática, a nanotecnologia, já aplicada em várias áreas, inclusive na automotiva, anuncia uma nova revolução. É o que mostra o 'paper' de Juliano Fujioka Mologni, intitulado “Possíveis Aplicações da Nanotecnologia na Arquitetura Elétrica/Eletrônica Automotiva”, que terá sua apresentação neste dia 8 de outubro, às 17h, durante o Congresso SAE BRASIL 2008, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“A nanotecnologia é um campo muito promissor, já que tem a capacidade de controlar sistemas e materiais em nano escala. O link entre as escalas micro e atômicas produz sistemas que apresentam propriedades únicas nunca vistas antes no macro-mundo”, destaca o engenheiro Juliano Fujioka Mologni.

No estudo, Mologni mostra que a indústria automotiva já pesquisa os benefícios da nanotecnologia, e futuras aplicações na arquitetura elétrico/eletrônica estão sendo projetadas. “A aplicação da nanotecnologia é vasta e seus benefícios podem ser inúmeros, como a redução do consumo de combustíveis, de energia e na criação de materiais hidrofóbicos, que apresentam superfície na qual a gota d’água não fica parada”, ressalta o autor.

De acordo com o pesquisador, cristais fotônicos com aplicação da nanotecnologia, que permitem o roteamento da fibra óptica, que possibilitam o aumento do desempenho das antenas GPS, devem chegar ao mercado em 2016. Outra vantagem, segundo o pesquisador é com relação à sua aplicação em materiais que suportam altas temperaturas, como locais próximos ao motor.

“Meu trabalho propõe que o Brasil se estruture, em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para o desenvolvimento da nanotecnologia, que é uma área revolucionária. Não podemos ficar atrás tecnologicamente”, alerta.

Suspensão - Destaque também para o 'paper' de Cláudio Crivellaro, que trata sobre aplicações de suspensão semi-ativa em caminhonetes e outros utilitários leves. “A abordagem do trabalho é interessante porque não há muita pesquisa nessa área no Brasil”, destaca Luiz Bloem, membro do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL.


De acordo com Bloem, a suspensão passiva é a produzida no Brasil, no entanto, as suspensões semi-ativas trazem vantagens, como a compensação de perturbações na dinâmica do veículo, por meio da utilização de sistemas de amortecimento variável. “O trabalho apresenta os principais aspectos e barreiras técnicas com relação ao desenvolvimento de sistemas de suspensão semi-ativos para caminhonetes e indica alguns pontos importantes para a viabilização destes sistemas”, destaca.

Papers - Dos 408 trabalhos inscritos (121 a mais que no ano passado), 120 serão apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro. Desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior, os ‘papers’ refletem as preocupações do setor da mobilidade e a busca por soluções. Clique em href="http://www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2008/site_novo/portugues/index.html"paper para ver os resumos.

O XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL também contará com 16 fóruns e painéis, nas áreas de veículos comerciais, transportes, gestão, aeroespacial, educação, manufatura, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário. Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, também está programada.

Sob o comando da engenheira Flávia Piovacari e com o tema 'Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade', o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira e internacional, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. "É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates", afirma Fistarol.




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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