Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/10/2008
Semcon / IVM Automotive expõe no Congresso SAE BRASIL automóvel com integração eletroeletrônica

Além de mostrar toda capacidade técnica, a subsidiária do grupo sueco que está no País há apenas dois anos, apresenta dois trabalhos inéditos sobre segurança veicular e aerodinâmica.

A Semcon / IVM Automotive participa do Congresso SAE BRASIL 2008, de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. No estande (128), a empresa expõe um protótipo de automóvel com o intuito de mostrar toda capacidade técnica da subsidiária brasileira, na concepção e desenvolvimento total da arquitetura veicular. Além disso, dois ‘papers’ inéditos, nas áreas de veículos de passeio e aeroespacial e desenvolvidos por engenheiros da Semcon / IVM Automotive, serão apresentados no SAE BRASIL 2008.

Concebido pela equipe de design, o veículo integra a parte elétrica com a eletrônica, um dos exemplos do know how. “Nosso trabalho é centralizado no desenvolvimento e na integração de componentes e módulos em sistemas complexos para veículos”, conta o engenheiro Renato Perrotta, diretor executivo da Semcon / IVM Automotive do Brasil, que atua em 10 áreas: desenvolvimento do veículo completo; design; construção de protótipos; carroceria e interior; testes e simulações; desenvolvimento de sistemas; motor, transmissão e chassi; e eletroeletrônica.

As 10 áreas atuam sob modelos de negócios, voltados ao gerenciamento de programas, integração de sistemas, subsistemas e componentes, especificações e acompanhamento de testes, gerenciamento e administração de interfaces, gerenciamento de protótipos e suporte ao início de fabricação do produto e gerenciamento dos dados de engenharia e do monitoramento de mudanças.

PESQUISAS – um dos trabalhos é dos engenheiros Anders Sundin e Harald Hasselblad, que propõem nova modularização estrutural nos automóveis para melhorar a visibilidade do motorista. Ao estudarem aspectos de visibilidade, peso e modalização de um veículo, por métodos de análise de visão e recursos de realidade virtual, os autores conseguiram reduzir substancialmente o peso do veículo, a partir da diminuição de componentes estruturais do veículo e, assim, oferecer maior visibilidade ao condutor. O paper ‘Visibilidade conduzindo o design’ será apresentado dia 7 de outubro, às 16h30, na sala 1A.

Outro trabalho da Semcon apresenta o resultado de pesquisa sobre uma nova tecnologia de controle de aerofólios. Resultados experimentais apontam para uma técnica simples e eficiente, a partir do controle natural de aerofólios. Segundo o autor, Vahik Khodagolian, a tecnologia tem potencial para ser empregada com sucesso em grande leque de aplicações para helicópteros, turbinas, aeronaves e veículos. O trabalho - ‘Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinamico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros’ -, será apresentado no dia 07 de outubro, às 15h, na sala 2B.

A IVM Automotive é uma subsidiária da IVM Automotive na Alemanha, que desde 2007 pertence ao grupo Semcon AB. O grupo opera globalmente nos setores automotivo, telecom, médico & ciência da vida e indústria e recentemente adquiriu a empresa de engenharia automotiva Caran.

A aquisição da IVM Automotive fez da Semcon uma das três maiores fornecedoras do mundo de serviços de desenvolvimento na indústria automotiva. Já a aquisição da Caran significou expansão no seu país de origem, onde o Grupo é hoje um dos maiores atuantes da Região Nórdica. A IVM e a Caran trouxeram nova carteira de clientes. A IVM atua fundamentalmente no setor automotivo, na Alemanha, Espanha, Brasil e Rússia. Já a Caran atua no ramo de produtos industriais e desenvolvimento comercial.

"A aquisição na Alemanha fomentou nossa expansão internacional e foi realizada de forma rigorosamente alinhada com a Semcon. Ao mesmo tempo, atendendo às demandas com presença internacional, também fortalecemos nossa oferta no setor automotivo. Além disso, ganhamos oportunidades extras de negócios em outros segmentos, graças à carteira de clientes", afirma Kjell Nilsson, CEO da Semcon.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

No Brasil desde fevereiro de 2006, a empresa atua como parceira no desenvolvimento completo do veículo, incluindo sistemas elétricos e eletrônicos, motor, transmissão, chassi, design, carroceria e interior, cálculo estrutural e simulações, amostras, construção de protótipos e testes. A Semcon / IVM Automotive Brasil é uma subsidiária do Grupo Semcon AB, que opera globalmente nos setores automotivo, telecom, médico & ciência da vida e indústria e recentemente adquiriu a empresa de engenharia automotiva Caran. Com sede em São Bernardo do Campo/SP, a empresa conta com 200 funcionários e uma carteira de clientes que abrange fabricantes de veículos líderes de mercado, de veículos pesados e os fabricantes de seus sistemas.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308