A Mostra de Tecnologias do Congresso SAE BRASIL 2008, que ocorre de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, reúne os últimos desenvolvimentos da engenharia em 168 estandes de empresas do País e Exterior. Entre as novidades estão novos conceitos para os veículos tornarem-se mais ecológicos, como sistema bicombustível diesel-álcool para veículos pesados, bico injetores, moto álcool-gasolina e até proposta de utilização do plástico em larga escala.
A segurança é outro ponto forte nos estandes, com tecnologias de acionamento de airbag lateral, alertas sobre ‘ponto cego’ e de acidentes iminentes, farol com ‘leds’ etc.
Na parte de conforto e comunicação, os carros do futuro serão equipados com sistemas de estacionamento automático e de iluminação que gera sensação de saúde e bem-estar aos ocupantes, painel com botões invisíveis, conectividade entre o automóvel e o motorista por meio do conceito ‘handsfree’ com recursos de navegação (via GPS), amortecedor regulável e outras tecnologias. Motores flex para caminhões, filtros para módulo e envio de combustível, câmera industrial para inspeção da linha e soluções para sistemas de motor, transmissões e chassi, como o tucho hidráulico variável, também estão na lista de novidades. Confira alguns destaques dos expositores:
3M e VISTEON – apresenta o carro dos sonhos, um veículo conceito, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas e equipado com mais de 50 diferentes tecnologias projetadas para atender aos desejos dos consumidores de produtos automotivos, ávidos por novidades. O carro, que está viajando o mundo, mostrará pela primeira vez ao mercado brasileiro soluções inéditas, que tornarão a experiência dos usuários de automóvel mais prazerosa em relação a conforto, conectividade, segurança, flexibilidade e sistemas sensoriais. 3M estande 123 e Visteon estande 107.
AETHRA - destaca a mais nova geração de tanques de combustível em chapas de aço com revestimento orgânico interno e externo, totalmente ecológicos. O novo tanque foi desenvolvido com tecnologia nacional e já está sendo montado em carros exportados para a Europa e a América do Sul. O produto está, também, em testes de homologação para as Normas PZEV, lei ambiental da Califórnia (USA). No estande 50.
BOSCH - apresenta o Start/Stop e o Flex Start, que fazem parte do conceito da nova geração flex e garantem mais conforto, economia de combustível e menos emissão de poluentes. O sistema Start/Stop permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro se encontra parado e em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, por meio do acionamento do pedal de embreagem. O Flex Start é o sistema de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina dos veículos Flex Fuel, reduz a emissão de poluentes e aumenta a agilidade de resposta do motor à aceleração. No estande 3.
DELPHI – expõe a Moto Multi Fuel®, a primeira moto bicombustível do mundo. Além de permitir que as motocicletas de passeio operem com qualquer proporção de álcool e gasolina, e tenham menor geração de gases do efeito estufa, a nova motocicleta oferece economia. Apresenta, também, o sistema bicombustível Multi Fuel® Diesel-Álcool, ainda sem produção comercial. O projeto visa atender o mercado de veículos pesados, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. Outra novidade é a central eletrônica MAPEC® que está sendo desenvolvida no Brasil e que substitui fusíveis, relês e módulos eletrônicos. A tecnologia pretende ser um marco na adoção de soluções eletroeletrônicas para veículos low coast. Também novidade é o sistema CO², ou R-744 apresenta Potencial de Aquecimento Global (GWP) de 1, muito abaixo dos 150 mínimos recomendados. Por ser gás um natural, se dispersa facilmente na atmosfera. Apresenta, ainda, o bico injetor diesel, baseado em projeto único de tecnologia servo válvula equilibrada. O tamanho pequeno deste atuador permite que a agulha fique mais próxima do controle, fornecendo rápida atuação e medida precisa. No estande 61.
FIAT - exibe o Línea, novo modelo mundial para competir em vários países, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O veículo estréia a tecnologia Blue&Me™NAV, com a qual o motorista terá não somente comunicação por voz, mas orientação confiável através de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua, com orientações por voz. Além disso, dois novos motores estréiam na gama da Fiat Automóveis com o Fiat Línea: o 1.9 16V Flex, criado em Betim, MG, e o motor 1.4 16V Turbo, importado da Itália. O 1.9 16V Flex reúne o que há de mais atual em tecnologia de motores, resultando em motor de última geração com melhor desempenho, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. É o motor de maior capacidade cúbica da FPT produzido na América Latina. Foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da Fiat. No estande 37.
GVS – apresenta filtros para módulo e envio de combustível. Os produtos pretendem resolver as diversas problemáticas de filtragem propostas pelos clientes, sobretudo oferecendo soluções para a introdução do filtro em espaços extremante reduzidos, sem incidir sobre o desempenho funcional do produto. Os filtros de bico injetor variam de 8 a 100 mícrons e as redes em PA, PE, PPS e Inox oferecem um alcance de fluxo diversificado em função das exigências específicas do produto final. No estande 66.
INVENT VISION – única fabricante nacional de câmeras industriais inteligentes apresenta a Içam, a primeira câmera industrial de alto desempenho já produzida no Brasil. Totalmente digital, apresenta interface ethernet e inspeciona por completo o processo produtivo da empresa. Expõe ainda sistemas de imagem e visão computacional, que englobam desde o projeto, execução de todo o aparato óptico e mecânico até o desenvolvimento de soluções de hardware e software destinados à inspeção visual automática de equipamentos e processos industriais. As soluções englobam ferramentas como análise dimensional, verificação de ausência/presença de componentes, inspeção de cores e texturas, rastreabilidade e reconhecimento de padrões em aplicações desde a faixa de infravermelho até os raios-x. No estande 45.
MAGNETI MARELLI – traz a terceira geração do flex, que considera o futuro dos carros flexíveis. O Flex 3rd Generation reúne três tecnologias: sistema flex + sistema de partida a frio que elimina o tanque adicional de gasolina + bico ECO nova família de bicos injetores para motores flex. O Flex 3rd Generation pode reduzir entre 5% e 10% o consumo de combustível, 12% a 35% as emissões de CO2 e 15% de hidrocarboneto, diminuindo consideravelmente a emissão de poluentes. Expõe o Convergence C2, tecnologia que possibilita a integração entre o motorista e o automóvel através do conceito ‘handsdfree’ (bluetooth) e ainda vem equipada com a função de navegação via GPS (é primeiro sistema de navegação embarcado do Brasil). Permite a utilização do celular por comando viva-voz, fazer e receber ligação e ler mensagens de texto. Possui entrada USB para conexão de pen drive com MP3 que permite ouvir as músicas do arquivo e até pedir a troca de música. Expõe o Selectronic, sistema de amortecimento eletrônico variável para suspensões veiculares. Permite ao motorista ajustar as funções da suspensão por meio de um botão giratório no painel para torná-la mais macia ou mais rígida. O sistema possui uma central que controla as características dos amortecedores de acordo com o comando do condutor do automóvel. Apresenta o farol full LED, que conta com todas as funções de iluminação: luzes alta, baixa, diurna, de posição e seta. Foram integradas mais de 20 inovações na tecnologia. O produto foi fornecido para o Audi R8, o único veículo equipado com faróis totalmente a LED. Há o Rastreador T-Box para rastrear carros, motos e caminhões, que até avalia o motorista. No estande 25.
MAHLE - apresenta um novo motor downsized (menor e mais eficiente) demonstrativo de tecnologia. O motor foi desenvolvido com a intenção de contribuir com a redução de emissões de CO2, combinada às normas cada vez mais rigorosas para outras emissões de exaustão regulamentadas. No estande 157.
MWM INTERNATIONAL - expõe os motores Acteon com moderno cabeçote 4 válvulas por cilindro e o inédito MaxxForce Big Bore de 13 litros. No estande 40.
PLASCAR - apresenta um carro conceito com proposta de utilização das peças plásticas em seu exterior e interior em larga escala. Entre as inovações estão a roda de polímero, que absorve de três a quatro vezes mais impacto que uma de alumínio, e produtos desenvolvidos a partir de fibras naturais. O primeiro diferencial da roda é o peso menor, que traz um conjunto de benefícios. Pesando menos, a roda ajuda a aumentar o desempenho do motor sem que seja necessário mexer no trem-de-força do veículo. Com mais desempenho dinâmico e menos peso, oferece redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. O objetivo é mostrar a capacidade para desenvolver um veículo com a maior porcentagem de plásticos aplicada, conseguindo redução de peso significativa. Atualmente, o percentual de participação gira em torno de 20% a 25%. No estande 55.
PSA PEUGEOT CITROËN - apresenta o sedã compacto Peugeot 207 Passion, totalmente desenvolvido no Brasil e chega em breve ao mercado. Também exibe o seu motor flexfuel, produzido no Brasil e exportado para a Europa. No estande 161.
PROJETOS ESTUDANTIS CAMPEÕES – no estande do Comitê Acadêmico do Congresso, a SAE expõe o carro Fórmula SAE, da equipe V8, formada por estudantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e campeã da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que reuniu 13 equipes em 2007, em Americana (SP). Outro veículo é o SAE Baja da equipe Mitsubishi EESC USP 1, formada por estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, hexacampeã da XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em 2008. Um avião da Classe Regular, desenvolvido pela equipe Poli Aclive, da Escola Politécnica da USP, também é atração no estande. Na entrada dos auditórios, um ambiente com painéis fotográficos apresenta algumas atividades da SAE BRASIL. Na parte de competições estudantis, o destaque é o baja Dipton, que elevou o Brasil ao título de tricampeão, na categoria, durante a Baja SAE Montreal, realizada em junho de 2008, com 121 equipes de vários países. Estande 144.
RENAULT - apresenta o novo “Centro de Engenharia América” (RTA), criado com o objetivo de desenvolver veículos cada vez mais próximos aos mercados aos quais se destinam e em linha com os planos de expansão internacional da marca. Também expõe o Sandero Stepway, o mais novo modelo desenvolvido para o Brasil, voltado principalmente a clientes com perfil urbano. Outra atração do estande da Renault é a exposição de uma unidade, em corte, do moderno motor 1.6 16V Hi-Flex. No estande 133.
SCHAEFFLER – expõe tecnologias e produtos dos setores automotivo, aeroespacial, ferroviário, de máquinas agrícolas e de duas rodas, que promovem a preservação do meio ambiente. Entre os produtos estão soluções para sistemas de motor, transmissões e chassi, como o tucho hidráulico variável, que proporciona a redução da emissão de poluentes e de consumo de combustível, a dupla embreagem, que alia a redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais e o conforto das transmissões automáticas, e o Twin Tandem Hub, que diminui as vibrações, reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes, além de aumentar a vida útil da graxa e da vedação. No estande 153.
SKF - expõe pela primeira vez no Brasil o E2, novo tipo de rolamento automotivo que possui um design exclusivo, com alterações internas de perfil e elementos rolantes, que permitem a redução de até 30% do atrito de funcionamento da peça. Com essas características, o rolamento passa a ter condições de rodar com maiores velocidades, o que permite ao usuário reduzir em até 5% o nível de consumo de combustível do veículo. Além disso, a peça se torna ecologicamente correta, uma vez que diminui a emissão de gás carbônico no meio ambiente. No estande 53.
TRW – apresenta um simulador que reproduz as tecnologias desenvolvidas pela empresa. A bordo do simulador a pessoa tem a mesma sensação de dirigir um veículo dotado de sistemas como o acionamento de airbag lateral, alertas relativos a carros em “ponto cego”, alertas de acidentes iminentes, estacionamento automático e outras inovações. Entre as tecnologias embutidas no simulador estão sistema de alerta com vibração no volante que avisa o condutor, ao mudar de faixa, da existência de algum veículo no ponto cego; sistema que mantém velocidade de cruzeiro constante, sistema que monitora e controla a distância que o condutor quer manter em relação ao veículo da frente; sistema que detecta a iminência de colisão e retrai o cinto de segurança, melhorando o posicionamento dos ocupantes; sistema que alerta o motorista, via vibração no volante, que o veículo está saindo da faixa; e sistema que estaciona automaticamente o veículo; o condutor engata a ré e o sistema guia o veículo para dentro da vaga. A empresa expõe, ainda, airbags, sistemas de direção e de freios, válvulas e eletrônicos. No estande 100.
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