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 Release
03/10/2008
Congresso SAE BRASIL expõe tecnologias para os veículos do futuro

A Mostra de Tecnologias do Congresso SAE BRASIL 2008, que ocorre de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, reúne os últimos desenvolvimentos da engenharia em 168 estandes de empresas do País e Exterior. Entre as novidades estão novos conceitos para os veículos tornarem-se mais ecológicos, como sistema bicombustível diesel-álcool para veículos pesados, bico injetores, moto álcool-gasolina e até proposta de utilização do plástico em larga escala.
A segurança é outro ponto forte nos estandes, com tecnologias de acionamento de airbag lateral, alertas sobre ‘ponto cego’ e de acidentes iminentes, farol com ‘leds’ etc.

Na parte de conforto e comunicação, os carros do futuro serão equipados com sistemas de estacionamento automático e de iluminação que gera sensação de saúde e bem-estar aos ocupantes, painel com botões invisíveis, conectividade entre o automóvel e o motorista por meio do conceito ‘handsfree’ com recursos de navegação (via GPS), amortecedor regulável e outras tecnologias. Motores flex para caminhões, filtros para módulo e envio de combustível, câmera industrial para inspeção da linha e soluções para sistemas de motor, transmissões e chassi, como o tucho hidráulico variável, também estão na lista de novidades. Confira alguns destaques dos expositores:

3M e VISTEON – apresenta o carro dos sonhos, um veículo conceito, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas e equipado com mais de 50 diferentes tecnologias projetadas para atender aos desejos dos consumidores de produtos automotivos, ávidos por novidades. O carro, que está viajando o mundo, mostrará pela primeira vez ao mercado brasileiro soluções inéditas, que tornarão a experiência dos usuários de automóvel mais prazerosa em relação a conforto, conectividade, segurança, flexibilidade e sistemas sensoriais. 3M estande 123 e Visteon estande 107.

AETHRA - destaca a mais nova geração de tanques de combustível em chapas de aço com revestimento orgânico interno e externo, totalmente ecológicos. O novo tanque foi desenvolvido com tecnologia nacional e já está sendo montado em carros exportados para a Europa e a América do Sul. O produto está, também, em testes de homologação para as Normas PZEV, lei ambiental da Califórnia (USA). No estande 50.

BOSCH - apresenta o Start/Stop e o Flex Start, que fazem parte do conceito da nova geração flex e garantem mais conforto, economia de combustível e menos emissão de poluentes. O sistema Start/Stop permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro se encontra parado e em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, por meio do acionamento do pedal de embreagem. O Flex Start é o sistema de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina dos veículos Flex Fuel, reduz a emissão de poluentes e aumenta a agilidade de resposta do motor à aceleração. No estande 3.

DELPHI – expõe a Moto Multi Fuel®, a primeira moto bicombustível do mundo. Além de permitir que as motocicletas de passeio operem com qualquer proporção de álcool e gasolina, e tenham menor geração de gases do efeito estufa, a nova motocicleta oferece economia. Apresenta, também, o sistema bicombustível Multi Fuel® Diesel-Álcool, ainda sem produção comercial. O projeto visa atender o mercado de veículos pesados, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. Outra novidade é a central eletrônica MAPEC® que está sendo desenvolvida no Brasil e que substitui fusíveis, relês e módulos eletrônicos. A tecnologia pretende ser um marco na adoção de soluções eletroeletrônicas para veículos low coast. Também novidade é o sistema CO², ou R-744 apresenta Potencial de Aquecimento Global (GWP) de 1, muito abaixo dos 150 mínimos recomendados. Por ser gás um natural, se dispersa facilmente na atmosfera. Apresenta, ainda, o bico injetor diesel, baseado em projeto único de tecnologia servo válvula equilibrada. O tamanho pequeno deste atuador permite que a agulha fique mais próxima do controle, fornecendo rápida atuação e medida precisa. No estande 61.

FIAT - exibe o Línea, novo modelo mundial para competir em vários países, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O veículo estréia a tecnologia Blue&Me™NAV, com a qual o motorista terá não somente comunicação por voz, mas orientação confiável através de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua, com orientações por voz. Além disso, dois novos motores estréiam na gama da Fiat Automóveis com o Fiat Línea: o 1.9 16V Flex, criado em Betim, MG, e o motor 1.4 16V Turbo, importado da Itália. O 1.9 16V Flex reúne o que há de mais atual em tecnologia de motores, resultando em motor de última geração com melhor desempenho, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. É o motor de maior capacidade cúbica da FPT produzido na América Latina. Foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da Fiat. No estande 37.

GVS – apresenta filtros para módulo e envio de combustível. Os produtos pretendem resolver as diversas problemáticas de filtragem propostas pelos clientes, sobretudo oferecendo soluções para a introdução do filtro em espaços extremante reduzidos, sem incidir sobre o desempenho funcional do produto. Os filtros de bico injetor variam de 8 a 100 mícrons e as redes em PA, PE, PPS e Inox oferecem um alcance de fluxo diversificado em função das exigências específicas do produto final. No estande 66.

INVENT VISION – única fabricante nacional de câmeras industriais inteligentes apresenta a Içam, a primeira câmera industrial de alto desempenho já produzida no Brasil. Totalmente digital, apresenta interface ethernet e inspeciona por completo o processo produtivo da empresa. Expõe ainda sistemas de imagem e visão computacional, que englobam desde o projeto, execução de todo o aparato óptico e mecânico até o desenvolvimento de soluções de hardware e software destinados à inspeção visual automática de equipamentos e processos industriais. As soluções englobam ferramentas como análise dimensional, verificação de ausência/presença de componentes, inspeção de cores e texturas, rastreabilidade e reconhecimento de padrões em aplicações desde a faixa de infravermelho até os raios-x. No estande 45.

MAGNETI MARELLI – traz a terceira geração do flex, que considera o futuro dos carros flexíveis. O Flex 3rd Generation reúne três tecnologias: sistema flex + sistema de partida a frio que elimina o tanque adicional de gasolina + bico ECO nova família de bicos injetores para motores flex. O Flex 3rd Generation pode reduzir entre 5% e 10% o consumo de combustível, 12% a 35% as emissões de CO2 e 15% de hidrocarboneto, diminuindo consideravelmente a emissão de poluentes. Expõe o Convergence C2, tecnologia que possibilita a integração entre o motorista e o automóvel através do conceito ‘handsdfree’ (bluetooth) e ainda vem equipada com a função de navegação via GPS (é primeiro sistema de navegação embarcado do Brasil). Permite a utilização do celular por comando viva-voz, fazer e receber ligação e ler mensagens de texto. Possui entrada USB para conexão de pen drive com MP3 que permite ouvir as músicas do arquivo e até pedir a troca de música. Expõe o Selectronic, sistema de amortecimento eletrônico variável para suspensões veiculares. Permite ao motorista ajustar as funções da suspensão por meio de um botão giratório no painel para torná-la mais macia ou mais rígida. O sistema possui uma central que controla as características dos amortecedores de acordo com o comando do condutor do automóvel. Apresenta o farol full LED, que conta com todas as funções de iluminação: luzes alta, baixa, diurna, de posição e seta. Foram integradas mais de 20 inovações na tecnologia. O produto foi fornecido para o Audi R8, o único veículo equipado com faróis totalmente a LED. Há o Rastreador T-Box para rastrear carros, motos e caminhões, que até avalia o motorista. No estande 25.

MAHLE - apresenta um novo motor downsized (menor e mais eficiente) demonstrativo de tecnologia. O motor foi desenvolvido com a intenção de contribuir com a redução de emissões de CO2, combinada às normas cada vez mais rigorosas para outras emissões de exaustão regulamentadas. No estande 157.

MWM INTERNATIONAL - expõe os motores Acteon com moderno cabeçote 4 válvulas por cilindro e o inédito MaxxForce Big Bore de 13 litros. No estande 40.

PLASCAR - apresenta um carro conceito com proposta de utilização das peças plásticas em seu exterior e interior em larga escala. Entre as inovações estão a roda de polímero, que absorve de três a quatro vezes mais impacto que uma de alumínio, e produtos desenvolvidos a partir de fibras naturais. O primeiro diferencial da roda é o peso menor, que traz um conjunto de benefícios. Pesando menos, a roda ajuda a aumentar o desempenho do motor sem que seja necessário mexer no trem-de-força do veículo. Com mais desempenho dinâmico e menos peso, oferece redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. O objetivo é mostrar a capacidade para desenvolver um veículo com a maior porcentagem de plásticos aplicada, conseguindo redução de peso significativa. Atualmente, o percentual de participação gira em torno de 20% a 25%. No estande 55.

PSA PEUGEOT CITROËN - apresenta o sedã compacto Peugeot 207 Passion, totalmente desenvolvido no Brasil e chega em breve ao mercado. Também exibe o seu motor flexfuel, produzido no Brasil e exportado para a Europa. No estande 161.

PROJETOS ESTUDANTIS CAMPEÕES – no estande do Comitê Acadêmico do Congresso, a SAE expõe o carro Fórmula SAE, da equipe V8, formada por estudantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e campeã da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que reuniu 13 equipes em 2007, em Americana (SP). Outro veículo é o SAE Baja da equipe Mitsubishi EESC USP 1, formada por estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, hexacampeã da XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em 2008. Um avião da Classe Regular, desenvolvido pela equipe Poli Aclive, da Escola Politécnica da USP, também é atração no estande. Na entrada dos auditórios, um ambiente com painéis fotográficos apresenta algumas atividades da SAE BRASIL. Na parte de competições estudantis, o destaque é o baja Dipton, que elevou o Brasil ao título de tricampeão, na categoria, durante a Baja SAE Montreal, realizada em junho de 2008, com 121 equipes de vários países. Estande 144.

RENAULT - apresenta o novo “Centro de Engenharia América” (RTA), criado com o objetivo de desenvolver veículos cada vez mais próximos aos mercados aos quais se destinam e em linha com os planos de expansão internacional da marca. Também expõe o Sandero Stepway, o mais novo modelo desenvolvido para o Brasil, voltado principalmente a clientes com perfil urbano. Outra atração do estande da Renault é a exposição de uma unidade, em corte, do moderno motor 1.6 16V Hi-Flex. No estande 133.

SCHAEFFLER – expõe tecnologias e produtos dos setores automotivo, aeroespacial, ferroviário, de máquinas agrícolas e de duas rodas, que promovem a preservação do meio ambiente. Entre os produtos estão soluções para sistemas de motor, transmissões e chassi, como o tucho hidráulico variável, que proporciona a redução da emissão de poluentes e de consumo de combustível, a dupla embreagem, que alia a redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais e o conforto das transmissões automáticas, e o Twin Tandem Hub, que diminui as vibrações, reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes, além de aumentar a vida útil da graxa e da vedação. No estande 153.

SKF - expõe pela primeira vez no Brasil o E2, novo tipo de rolamento automotivo que possui um design exclusivo, com alterações internas de perfil e elementos rolantes, que permitem a redução de até 30% do atrito de funcionamento da peça. Com essas características, o rolamento passa a ter condições de rodar com maiores velocidades, o que permite ao usuário reduzir em até 5% o nível de consumo de combustível do veículo. Além disso, a peça se torna ecologicamente correta, uma vez que diminui a emissão de gás carbônico no meio ambiente. No estande 53.

TRW – apresenta um simulador que reproduz as tecnologias desenvolvidas pela empresa. A bordo do simulador a pessoa tem a mesma sensação de dirigir um veículo dotado de sistemas como o acionamento de airbag lateral, alertas relativos a carros em “ponto cego”, alertas de acidentes iminentes, estacionamento automático e outras inovações. Entre as tecnologias embutidas no simulador estão sistema de alerta com vibração no volante que avisa o condutor, ao mudar de faixa, da existência de algum veículo no ponto cego; sistema que mantém velocidade de cruzeiro constante, sistema que monitora e controla a distância que o condutor quer manter em relação ao veículo da frente; sistema que detecta a iminência de colisão e retrai o cinto de segurança, melhorando o posicionamento dos ocupantes; sistema que alerta o motorista, via vibração no volante, que o veículo está saindo da faixa; e sistema que estaciona automaticamente o veículo; o condutor engata a ré e o sistema guia o veículo para dentro da vaga. A empresa expõe, ainda, airbags, sistemas de direção e de freios, válvulas e eletrônicos. No estande 100.

SERVIÇO
Data - 7 a 9 de outubro de 2008.
Horário exposição - dia 7 para o público a partir das 11h às 20h30, dia 8 das 12h às 20h30 e dia 9 das 12h às 19h30.
Expo Center Norte - av. José Bernardo Pinto, 333 (Pavilhão Branco), V.Guilherme, SP
Informações - www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso - estefania@companhiadeimprensa.com.br
Guilherme Beulke – guilherme@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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