Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/09/2008
IQA expõe na Automec o avanço da Certificação de Redes de Serviços

Além disso, o Instituto da Qualidade Automotiva lança na feira
a Certificação de Pastilhas de Freios para fabricantes do produto

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um dos expositores da 1ª Automec Pesados & Comerciais, que será realizado de 7 a 11 de outubro, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. Na exposição - rua G número 19 - o IQA lança a Certificação de Pastilhas de Freio, para fabricantes do produto, e apresenta alguns trabalhos, como a Certificação de Redes de Serviços, que avança entre as grandes organizações de diferentes segmentos, como logística, concessionárias de veículos e redes de reparação. Um deles é o setor de seguros, que caminha para dar um salto de qualidade com a certificação do IQA em 65 oficinas reparadoras, referenciadas pela Bradesco Seguros, Tokio Marine e SulAmérica, todas na Grande São Paulo.

As redes de serviços estão em fase de preparação para receber auditorias do IQA, organismo de certificação acreditado pelo INMETRO. O trabalho é feito por uma consultoria, contratada pela Câmara de Colisão, criada pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) especialmente para aproximar as seguradoras do mercado reparador e estimular a padronização de serviços. Em seis meses, as primeiras oficinas credenciadas do grupo já começam a receber o selo de Certificação IQA (IQA-CESVI, para funilaria e pintura), atestando que o serviço oferecido possui a qualidade necessária para atender ao consumidor.

“Sugerimos a certificação às oficinas para mostrar ao consumidor que a qualidade faz parte do nosso negócio, sendo a certificação uma prova dessa cultura”, afirma José Nogueira dos Santos, diretor do IQA e vice-presidente de Projetos Especiais do Sindirepa-SP. Cerca de 300 oficinas no Estado de São Paulo já estão ligadas à Câmara de Colisão para serem preparadas e assim receberem a certificação.

A Certificação de Redes de Serviços IQA é responsável hoje pela certificação de várias redes de produtos e serviços automotivos, como algumas concessionárias de grandes montadoras. As Redes Oficina Brasil são um outro exemplo, com nove oficinas certificadas na parte de mecânica. Na área de seguros, 700 empresas reparadoras da rede SulAmérica no País estão na mira da seguradora para certificação.

CERTIFICAÇÃO DE PASTILHAS – outra novidade que o IQA apresenta no estande é o lançamento da Certificação de Pastilhas de Freio, destinada aos fabricantes do produto e cujo processo já esta alinhado com a futura regulamentação do INMETRO. A certificação visa atestar a qualidade do componente em conformidade com as características técnicas do produto e segue a NBR 14958, norma referente aos métodos de validação para materiais de atrito. Na feira, o IQA ressalta a importância da qualidade das pastilhas, que devem estar de acordo com as especificações técnicas, já que são responsáveis pela eficácia na frenagem e por impactar diretamente na segurança do condutor e dos demais usuários do veículo.

No processo de certificação, a metodologia de ensaios do produto é fundamentada em recomendações técnicas da Comissão de Freios da SAE BRASIL e as etapas incluem auditoria no processo de manufatura, ensaios do produto e conformidade de produção com acompanhamento periódico.

CAMINHÃO 100% – O IQA também expõe a campanha do Caminhão 100%, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da manutenção preventiva de seu veículo. O Instituto assina a campanha, coordenada pelo GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), com apoio de importantes entidades do setor. A intenção do IQA é sensibilizar o motorista sobre a importância e os benefícios dessa prática, como a garantia de segurança no trânsito, economia no consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, redução de emissões de poluentes e a valorização do preço de revenda.

Além da mídia, a campanha educativa oferece treinamento nas áreas de gestão e capacitação profissional para proprietários e colaboradores de lojas e oficinas de reparação, gerando condições para melhoria da qualidade nessas empresas.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Guilherme Beulke – guilherme@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308