Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/09/2008
Dimensão global no projeto de aeronaves tem painel no Congresso SAE BRASIL 2008

O Painel Aeroespacial será realizado no dia 9 outubro e contará com a presença de fabricante de aeronaves, universidade e fornecedores de sistemas

As dimensões globais que envolvem o desenvolvimento de uma aeronave e todo o seu ciclo de vida serão assunto de painel no dia 9 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL 2008, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na oportunidade, especialistas da indústria aeroespacial debaterão o desenvolvimento integrado e multidisciplinar das aeronaves por meio de diferentes perspectivas, como universidades, fabricantes e fornecedores.

Um dos convidados será Henrique Rozenfeld, professor titular da USP e coordenador do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) e do Grupo de Engenharia Integrada e Engenharia de Integração (GEI2) do NUMA, além de vice-coordenador do Instituto Fábrica do Milênio (IFM), que falará sobre as macro-fases do processo de desenvolvimento de produto, planejamento do projeto, estabelecimento de requisitos, projeto conceitual e detalhado, produção e lançamento do produto.

Na seqüência o consultor Paulo Sauer discutirá sobre redução do ciclo do projeto e testes envolvendo modelos virtuais mais complexos, integrados e multidisciplinares. Além destas palestras, representante da Embraer discorrerá sobre o envolvimento de fornecedores no desenvolvimento de aeronaves, organização de equipes, co-localização e ferramentas de colaboração.

"Usualmente, o projeto de novas aeronaves assume dimensões globais, já que aviões são veículos complexos que envolvem várias tecnologias, são poucos fornecedores e vários deles estão em diferentes países", enfatiza José Fernando David Farat, diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE BRASIL.

Farat afirma que para o projeto e desenvolvimento de aeronaves são considerados vários aspectos, dentre eles o completo ciclo de vida do avião, que se inicia com estudos de mercado e identificação de oportunidades, e passa pelas fases de projeto conceitual, preliminar e detalhado, terminando com temas ligados aos testes de certificação, manufatura, operação e descarte. José Fernando David Farat é gerente sênior da Embraer e mediará o painel com Paulo Lourenção, coordenador de Projetos, também.

O painel aeroespacial é uma das 16 apresentações temáticas agendadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 7 a 9 de outubro. Além de aeroespacial, os debates irão contemplar as áreas de veículos comerciais, transportes, gestão, educação, manufatura, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, todas interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte também foi programada para o Congresso SAE BRASIL 2008, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.

Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema 'Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade', o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira e internacional, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. "É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates", afirma Fistarol.

SERVIÇO
Data - 7 a 9 de outubro de 2008.
Horário exposição - dia 7 das 11h às 20h30, dia 8 das 12h às 20h30 e dia 9 das 12h às 19h30.
Expo Center Norte - av. José Bernardo Pinto, 333 (Pavilhão Branco), V.Guilherme, SP
Ingressos - www.saebrasil.org.br




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308