Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/09/2008
IQA lança a Certificação de Pastilhas de Freio no Congresso e Exposição SAE BRASIL 2008

Destinada a fabricantes, esta certificação é um diferencial valioso para o consumidor

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um dos expositores do Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. No estande (número 104), o IQA lança a Certificação de Pastilhas de Freio, destinada a fabricantes desse tipo de produto e já alinhada com a futura regulamentação do INMETRO. A certificação visa atestar a qualidade do componente em conformidade com as características técnicas do produto e segue a NBR-14958, norma referente aos métodos de validação para materiais de atrito.

No exposição, o IQA mostra a importância do produto que deve estar, rigorosamente, de acordo com as especificações técnicas, já que o componente é responsável pela eficiência na frenagem e, por conseqüência, aumenta a segurança do condutor e dos demais usuários do veículo.

Além da nova certificação, o Instituto da Qualidade Automotiva expõe a campanha ‘Carro 100%’, que visa orientar os motoristas sobre a importância de realizarem a manutenção preventiva no veículo. No Congresso, o IQA destaca, ainda, a importância da homologação de produtos em geral, principalmente para empresas interessadas em exportação. “O IQA se encarrega de organizar toda a documentação necessária para atender os requisitos técnicos, incluindo testes, de acordo com a legislação de cada país envolvido”, ressalta Mário Guitti, superintendente do IQA.

Segundo Mário Guitti, para exportar com segurança, não basta a empresa ter um bom produto e um comprador interessado. É preciso atender às normas, regulamentações, especificações técnicas e legislações que podem variar de acordo com as exigências de cada país. O IQA possui parcerias com os organismos internacionais, como a TÜV SÜD (Alemanha) e a UTAC (França), que facilitam as tramitações necessárias para a efetivação da homologação em todo o mundo.

Carro 100% - A campanha Carro 100% é coordenada pelo GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) e assinada pelo IQA. Veiculada em todo o País desde o primeiro semestre deste ano, a campanha é educativa e tem como principal meta sensibilizar o motorista sobre a importância dos cuidados com o carro. Entre os benefícios, a ação aponta a garantia de segurança no trânsito, economia no consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, redução de emissões de poluentes e a valorização do preço de revenda.

Mário Guitti afirma que a manutenção preventiva deve ser feita por profissionais, centros de reparação e oficinas certificadas. “Estamos desde 1997 no segmento aftermarket, atuando fortemente na certificação de toda a cadeia automotiva, desde as concessionárias, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, oficinas, centros de reparação e retíficas de motores. O IQA assegura, por meio da qualificação e certificação, que todos os elementos desta cadeia tenham competência, façam um trabalho com a qualidade necessária e dêem segurança para seus clientes”, ressalta Guitti. O processo de certificação de um centro de reparação, por exemplo, passa por várias etapas, que avaliam aspectos como instalações, equipamentos, materiais, processos de trabalho, pessoal, gestão, entre outros.

Manuais – No estande do IQA, o instituto destaca as novas atualizações dos manuais ‘FMEA–Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial e ‘APQP– Planejamento da Qualidade do Produto e Plano de Controle, da AIAG (sigla inglesa para o Grupo de Ação da Indústria Automotiva). Os dois manuais chegarão ao mercado em breve e foram traduzidos com exclusividade pelo IQA.

O diferencial em ambas as versões é o foco no cliente em todas as fases de desenvolvimento do produto, para minimizar o risco de alterações e, principalmente, atender as suas expectativas. Também estão expostos os novos manuais ‘Resolução Eficaz de Problemas’, 'Projeto para Seis Sigma - um roteiro para o desenvolvimento do produto', 'CQI 10' e outros títulos para profissionais do setor automotivo.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308