Na próxima sexta-feira (26), o SESC Santana participa da campanha do 'Dia Nacional de Conscientização da Síndrome do Olho Seco', criado pela Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS). Na quarta edição, a campanha convidará cerca de 1,9 mil pessoas que freqüentam diariamente a unidade a utilizarem, neste dia, as atividades gratuitas da ação, composta de duas palestras, distribuição de material de orientação sobre a doença e avaliação com oftalmologistas. A ação estará disponível gratuitamente ao público, das 10h às 16h, e qualquer pessoa pode participar.
A Síndrome do Olho Seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões. Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia.
A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), trauma (queimaduras químicas), alguns medicamentos, idade avançada, uso de lentes de contato, menopausa e doenças do sistema imunológico, como Síndrome de Sjögren e Stevens-Johnson. Quando não-diagnosticada e corretamente tratada, a doença pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até a perda da visão.
É a primeira vez que o SESC Santana participa da campanha, que neste ano será marcada no dia 26 de setembro. O objetivo é mobilizar pacientes, familiares e oftalmologistas para divulgação da doença que afeta entre 2 a 15% da população com mais de 50 anos de idade. “Precisamos informar as pessoas sobre as diversas causas e tratamentos da doença, para que ela busque ajuda de profissionais especializados”, explica José Álvaro Pereira Gomes, oftalmologista e presidente científico da associação.
A APOS é uma organização não-governamental, que oferece apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes de olho seco. Informações pelo telefone 3208-8727 ou site www.apos.org.br A ação tem o patrocínio da Alcon, Allergan, Bausch & Lomb e Ophthalmos e apoio do Instituto Suel Abujamra, UNIFESP e USP.
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