Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/09/2008
Desafios e oportunidades da empresa global têm fórum internacional no Congresso SAE BRASIL

O encontro reunirá expoentes para discutir como maximizar oportunidades globais, ganhar mercado e minimizar riscos

Os negócios globais que envolvem o desenvolvimento e venda de veículos, fabricados em um país e exportados para outros, geram grande complexidade em diversos aspectos da manufatura, logística, vendas, serviços e tecnologia. Para saber como as montadoras e a rede de fornecedores atuam no confronto com diferentes legislações, costumes e culturas, o Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, convidou especialistas mundiais para discorrer sobre o assunto.

O fórum, intitulado 'Globalização – Oportunidades e Desafios', ocorrerá dia 8, às 9h30. Entre os convidados estão Matthias Barth, presidente da Mercedes-Benz Argentina, que falará sobre as oportunidades e desafios em uma empresa global do ponto de vista de uma filial; e Paulo Alleo, vice-presidente de Desenvolvimento da Volkswagen Truck and Bus, que discorrerá sobre a bem-sucedida atuação da VW Caminhões e Ônibus no Brasil.

Christian Sobottka, vice-presidente Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina, abordará as oportunidades para fornecedores globais atuarem e gerarem novas tecnologias em mercados emergentes, além de desafios relacionados com o intercâmbio e transferência de informações. Já Michael Friedrich, gerente da Schuh & Co, falará sobre os desafios que as companhias de atuação global enfrentam para gerenciar ações para ganhar novos mercados.

Ferdinand Panik, ex-diretor da DaimlerChrysler e professor da Universidade de Esslingen da Alemanha, comentará a importância da troca de experiências entre estudantes de universidades de diferentes países, através de bolsas de estudo e projetos integrados, no conceito integrado de preparar jovens engenheiros para pensar e agir de forma global. Panik falará, ainda, sobre processos de transferência de tecnologia entre países e a criação de redes de contatos internacionais que asseguram acesso a competências e recursos em todo o mundo. A mediação será de Peter Gierse, gerente da Mercedes Benz Vans, Daimler AG.

“As montadoras de veículos atuam cada vez mais em âmbito global para assegurar sua participação e crescimento nos mercados emergentes. Por isso, o fórum discutirá oportunidades e desafios para enfrentar a forte pressão para redução de custos e aumento da eficiência existente em todo o mundo”, ressalta Horst Bergmann, diretor Europa do Comitê Internacional do Congresso SAE BRASIL e consultor sênior da FEV Motorentechnik.

De acordo com Bergmann, a globalização oferece uma série de oportunidades, mas traz riscos. “Novos mercados significam novos clientes, com necessidades e exigências específicas. O desafio é descobrir como ampliar as oportunidades e ganhar novos mercados minimizando os riscos”, afirma.

Com 16 fóruns temáticos, nas áreas de veículos comerciais, manufatura, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário, o XVII Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL contará, ainda, com uma exposição tecnológica em que as principais empresas do setor da mobilidade, do País e Exterior.

Além disso, o Congresso SAE BRASIL 2008 apresentará 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades. Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso SAE BRASIL reflete o grande desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira e internacional, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço para networking e, principalmente, para que engenheiros e profissionais se atualizem tecnicamente por meio das sessões técnicas, dos fóruns de debates e da exposição tecnológica”, diz.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308