Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/09/2008
Impacto da TI na globalização do 'supply chain'

Por Cláudio Ricco Manoel*

A engenharia automotiva brasileira deixou de ser regional. Globalizou projetos com engenharias de outros países, do conceito do produto até a chegada ao mercado. Hoje, as montadoras, sistemistas e outros elos da cadeia usam em escala crescente a engenharia global. Esse intercâmbio de desenvolvimento na indústria da mobilidade é uma realidade. Mas como o 'supply chain' e a Tecnologia da Informação se inserem nesse contexto?

A importância da logística é clara no processo global em que os requisitos de transporte, armazenamento e distribuição enfrentam o desafio de respeitar as diferenças culturais, as legislações, entre outros, e deve garantir eficiência na comunicação, transferência de dados e rastreamento.

No entanto, com a globalização da produção, o processo logístico foi, sem dúvida, o mais afetado, tanto no processo de logística para a fabricação do produto como na distribuição para vendas e pós-vendas. Na área da mobilidade, muitas modelagens de processos foram implementadas durante os últimos anos para atender esta nova necessidade, com investimentos polpudos na reformulação dos processos logísticos para que se formasse o 'supply chain' ideal para cada produto.

Entre os processos aperfeiçoados, há alguns de grande importância para a área, como criação de centros de consolidação nacionais e internacionais; parques industriais ou fornecedores junto à cadeia produtiva; expansão de EADI (Estação Aduaneira Interior) por todo o País; aprimoramento nos processos de abastecimentos, como o ,'just in time' ,'just in sequence', 'kanban', milk run', entre outros; produção descentralizada das partes do produto (plantas diferentes); e a montagem final em uma única planta de acordo com a estratégia do negócio.

Isso sem contar a centralização dos sistemas de planejamento de vendas, compras e do MRP de todas as plantas envolvidas com a produção do produto, além do aperfeiçoamento e automatização dos principais 'warehouses' envolvidos no modelo de negócio. Toda esta transformação vem ocorrendo e se aperfeiçoando na indústria nos últimos 10 anos.

Enfim, poderia me deter na explanação de cada processo e alternativa adotada, porém quero ressaltar que muitos destes trabalhos foram desenvolvidos com ajuda de consultorias e, uma vez modelado o processo logístico, viu-se que a sua operacionalização dependia de ferramentas fornecidas pela TI. Com seus recursos de conectividade, interatividade e desenvolvimento de softwares, a TI fez com que caíssem as barreiras impostas à informação, possibilitando que distâncias deixassem de existir, com links poderosos que integram plantas em qualquer local do mundo e em tempo real.

A integração fornecedor - fabricante - cliente em toda cadeia automotiva se tornou transparente e confiável com esses recursos, permitindo ao fabricante um tempo de reação muito eficaz para o atendimento da demanda Antes, os dados não eram compartilhados e a informação demorava muito mais para chegar aos fornecedores. Hoje, as informações chegam em tempo real para todos os envolvidos no processo produtivo dentro e fora da empresa.

Além disso, a interatividade dos parceiros logísticos, por meio da transferência de informações principalmente via WEB, vem permitindo que barreiras alfandegárias sejam transpostas com maior rapidez. Todas as montadoras que construíram nova fábrica no País, nos últimos 10 anos, adotaram este modelo ou o aperfeiçoaram nas plantas.

Diante disso, é importante que as empresas considerem a TI se pretendem viabilizar um 'supply chain management' eficaz, nunca deixando de ponderar no modelo de negócio o melhor processo para realizá-lo. Um fórum no dia 8 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL 2008, com representantes de montadoras e especialistas, irá debater mais essa contribuição da TI na cadeia produtiva e no atendimento ao cliente.

*Cláudio Ricco Manoel integra o Comitê de TI do Congresso SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308