Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/09/2008
Anfeer aposta na certificação e ganha mais competitividade

A Anfeer, especializada na fabricação de brochas e com sede em Cajamar, São Paulo, adotou um sistema de gestão da qualidade e investiu na Certificação através do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Seu principal objetivo é mostrar aos clientes a qualidade dos serviços, e que são também fornecedores de auto e motopeças das principais montadoras. Com o investimento, a Anfeer vem colhendo ótimos resultados, como a ampliação dos negócios e o aumento significativo no faturamento, que no último ano foi de 10%.

De acordo com Nonato de Oliveira, gerente administrativo da Anfeer, a empresa sentiu a necessidade de investir na certificação por uma exigência do próprio mercado, que prima por um processo da qualidade em todos os elos da cadeia. “O mercado mudou e passa por constante evolução com relação ao comprometimento com o padrão de atendimento, produtos e prestação de serviços dentro da cadeia automotiva, impulsionado pela exigência dos clientes”, diz.

Oliveira conta que os clientes, antes de optarem por um determinado fornecedor, querem saber de toda a sistemática da empresa, do controle de produção aos processos. “Deste modo, sentimos a necessidade de investir na qualidade do produto e impor um rigor maior em todos os nossos processos. Neste ponto, saímos na frente e somos uma das primeiras empresas do segmento a investir na certificação”, revela o gerente da Anfeer, que acaba de passar pela primeira auditoria após a recertificação pelo IQA, realizada em 2007.

O gerente afirma que, antes de implantar o sistema, há sempre a idéia que o processo será oneroso, burocrático e sem retornos. “Pensávamos que a certificação travaria a empresa, mas fomos positivamente surpreendidos, porque quando se começa a praticar a gestão da qualidade e moldar todo o sistema de acordo com as necessidades da empresa, percebe-se que o sistema torna-se enxuto, justamente por cumprir as normas. Por isso, conseguimos uma significativa redução de custos”, diz.

A empresa levou dois anos para adequar seus processos para a certificação. Para tanto, conta com o apoio de uma equipe de consultoria para que pudesse ser realizada a perfeita interpretação das normas e garantida toda a adequação do processo da gestão.

Mudanças – Além da redução dos custos, cerca de 20% de 2007 para este ano, já que a empresa passou a ser monitorada de uma forma mais precisa, houve a reestruturação dos próprios objetivos. “Agora passamos a ter reuniões mensais para detectar os pontos fortes e fracos, além de investir em melhorias em nossos processos e análise do cenário econômico, a fim de definir metas de investimentos. Corríamos o risco de perder clientes, para depois ver o que estava acontecendo, mas hoje temos um sistema mais controlado que permite agir preventivamente”, conta.

Além disso, a inspeção para a fabricação dos produtos é mais rigorosa e hoje o índice de não-conformidade é zero por cento. Outra mudança foi com relação à perda de peças, que era freqüente – representava cerca de 15% dos índices de não-conformidade. “A Anfeer vem abrindo cada vez mais o leque de mercado, colocando novos produtos na linha, adquirindo novas máquinas e caminhando para a certificação ISO/TS 16949. Estamos em um processo de melhoria contínua, porque a qualidade não estaciona, com tudo isso sendo motivado pela conquista da certificação”, finaliza.

Anfeer-n - A Anfeer–n é uma empresa especializada na fabricação de brochas, em diversos perfis, projeta e desenvolve brochas especiais de acordo com o produto final, atendendo à necessidade de cada cliente. Conta também com afiação de brochas e ferramentaria preparada para retrabalho do tipo de ferramenta. No setor de usinagem, disponibiliza a prestação de serviço de brochamento desde 1996 e está equipado com 16 brochadeiras no seu parque fabril. Dispõe, ainda, de serviços de usinagem em fresa torno e um centro de usinagem CNC novos, destinados à usinagem seriada para terceiros. A empresa, que está há 19 anos no mercadoe possui 34 funcionários, atua, principalmente, nos setores de auto e moto peças, entre outros segmentos.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308