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 Release
09/09/2008
Aviões de estudantes do Nordeste fazem teste para a SAE BRASIL AeroDesign

Competição será realizada de 16 a 19 de outubro, em São José dos Campos, SP, e conta com 77 equipes inscritas.

Os aviões dos estudantes de engenharia do Nordeste estão quase prontos para a X Competição SAE BRASIL AeroDesign, que ocorrerá de 16 a 19 de outubro próximo no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Cinco aeronaves foram projetadas e agora são testadas em universidades do Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, especialmente para a competição de engenharia, que já alcança a 10ª edição e este ano conta com 77 equipes inscritas - 67 brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas - de 57 instituições de ensino superior.

Participante desde 2001, a Universidade Federal de Pernambuco será representada pela equipe Nova Mandacaru, composta de 12 alunos de Engenharia Mecânica. Confiante, a equipe agendou até apresentação especial, com teste de vôo, no Aeroclube de Recife, dia 5 de outubro. A meta dos estudantes é superar a 30ª colocação obtida em 2006. “Os cálculos do projeto estão mais precisos e evoluímos na qualidade construtiva, então acreditamos que vamos conquistar um melhor resultado este ano”, afirma Phelipe Costa, capitão da equipe.

A Paraíba conta com 2 equipes inscritas na competição: a Aerojampa, da Universidade Federal da Paraíba (UFP); e a equipe Parahyasas, da Universidade Federal de Campina Grande, esta última estreante. “Projetamos um biplano simples, sem grandes avanços tecnológicos, porque queremos ter uma boa participação para que o Projeto AeroDesign tenha vida longa aqui na universidade”, afirma Cristiano Nakatani, capitão da equipe Parahyasas, com 12 integrantes.

A equipe Aerojampa irá à competição também pela primeira vez. “Ano passado, entregamos o relatório de projeto, mas a equipe não compareceu, porque tinha estágio na Alunorte”, explica Pedro Filipe Nogueira, capitão da equipe, com 11 estudantes de Engenharia de Produção da UFP. “Utilizamos um perfil bastante aerodinâmico, com fibra de vidro porque é mais leve”, adianta.

O Rio Grande do Norte conta com 3 equipes inscritas, da Universidade Federal, uma delas a Car-Kará Open, que elevou o Brasil este ano ao título de tricampeão na Classe Aberta da SAE Aerodesign East Competition, realizada pela SAE International, nos EUA. Bicampeã na competição brasileira, a equipe projetou um avião com 5 metros de envergadura, 6 kg e com capacidade para transportar 25 kg de carga. “Como novidade, ele ganhou motorização 0.75 pol³ e diâmetro das rodas adaptado para o atrito da nova pista de decolagem, com grama”, diz Antonio Marcos de Medeiros, capitão da equipe, com 8 alunos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte será representada, ainda, pelas equipes da Classe Regular, Car-Kará e Car-Kará New. Estão inscritos, também, na X Competição SAE BRASIL AeroDesign estudantes da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Federal da Bahia. A equipe desta última instituição não poderá comparecer.

Durante a competição, as 77 equipes, formadas por estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, irão submeter seus aviões rádio controlados a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento no site da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde equipes brasileiras são tricampeãs nas duas categorias.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Regulamento - Os aviões participantes da competição são classificados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria aceita pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. O regulamento é elaborado baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta os 10 anos da Competição SAE BRASIL AeroDesign em 2008. "É com orgulho que assistimos a este momento especial, pois é um projeto vencedor. Com 77 equipes inscritas, de Norte a Sul do Brasil, recorde de participação estrangeira e responsável por um brilhante histórico de equipes brasileiras na SAE East Competition, nos últimos anos, a competição constitui hoje um marco no ensino da engenharia do País. A Competição SAE BRASIL AeroDesign contribui fortemente para aumentar o conhecimento e o interesse de jovens universitários pelo ambiente aeronáutico", afirma o presidente da SAE BRASIL.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeImprensa.com.br
Ana Carol Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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