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 Release
12/09/2008
Congresso SAE BRASIL debate custos e benefícios da globalização em veículos comerciais

Painel, que será realizado no dia 9 de outubro, apresentará a visão de montadoras de ônibus e caminhões e frotistas sobre o assunto

A globalização impôs um desafio para o segmento de veículos comerciais: equilibrar custos e tecnologia nos projetos e, ao mesmo tempo, atender mercados com características próprias. O Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, reservou um painel exclusivo sobre o assunto, com especialistas do setor e representantes de montadoras e frotistas.

“A globalização possibilita o intercâmbio de inúmeros elementos tecnológicos, que tornam nossos veículos ainda mais eficientes, confiáveis e seguros. No entanto, para o segmento de veículos comerciais é preciso considerar os aspectos regionais e a especialização, para chegarmos ao produto adequado para cada aplicação“, ressalta o engenheiro Rogério Pires, diretor do Comitê Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL.

De acordo com Rogério Pires, há montadoras que trazem projetos do Exterior e buscam um maior ou menor grau de regionalização nos veículos, em função de cada mercado. “Neste caso, todo o ‘take-out’ tecnológico traz custos para adequação da produção local e pode gerar um desequilíbrio em aplicações específicas”, diz.

Por outro lado, algumas montadoras optam por desenvolver seus produtos localmente e adaptar os mesmos para atender exigências específicas de determinados mercados ou segmentos. “O mercado de exportação, por exemplo, demanda, em muitos casos, um ‘take-in’ tecnológico, com os custos agregados ao projeto e ao processo produtivo”, ressalta. Outro caminho traçado pelas montadoras é a busca da especialização, combinando, ou não, as demais estratégias.

Como as montadoras de veículos comerciais e os frotistas são afetados direta ou indiretamente por uma das estratégias adotadas e como equilibrar custos e tecnologia para a realização de cada projeto serão os pontos-chave do painel “Veículos comerciais – custos e benefícios da globalização“, no dia 9 de outubro, às 13h30.

O painel trará a visão das montadoras de caminhões, na palestra de Celso Mendonça, engenheiro de Vendas da Scania; das montadoras de ônibus, com Ricardo Barion, gerente de Marketing da Volkswagen; e a experiência de frotistas, com Antonio Roberto Berti, diretor da Viação Itaim Paulista. A mediação será do jornalista Marcos Villela.

Congresso - O painel faz parte das 16 apresentações temáticas programadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Além de veículos comerciais, os fóruns e painéis abrangem as áreas de veículos de passeio, transportes ferroviários, veículos de duas rodas, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, TI, manufatura e qualidade.

Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte, está na pauta do Congresso, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.

Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso SAE BRASIL 2008 é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço de networking e para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates”, afirma Fistarol.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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