A liberação do diesel em carros de passeio no Brasil é interessante para o Brasil não apenas do ponto de vista ambiental, mas econômico. A recomendação é de especialistas que se reúnem nestes dias 28 e 29, no 5º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, em Curitiba, no Paraná. O encontro vai apresentar e debater propostas e estratégias para o futuro da tecnologia diesel no Brasil e no mundo.
“O uso do diesel trará uma economia direta em combustível de 17% em relação ao GVN”, defende Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL, que participará do painel ‘Otimização da matriz de combustíveis: contribuição da tecnologia diesel para uso veicular’, no qual irá mostrar a viabilidade da redução do uso de GNV em táxis e sua substituição pelo diesel como exemplo para os carros de passeio.
“Enquanto os motores Diesel são cada vez mais desejados entre os consumidores de automóveis no mundo, no Brasil estão apenas associados a ônibus e caminhões”, compara Olivier Boutaud, diretor do fórum e de Engenharia Mecânica América da Renault.
Além de Luso Ventura, participam do painel Eduardo Luiz Correia, consultor sênior da Estratégia Corporativa da Petrobras; Olivier Boutaud; e Olaf Schumman, gerente de Projetos da FEV-Alemanha.
As demandas ambientais da sociedade e as soluções da tecnologia diesel são assunto de outro painel, que terá como convidados Paulo Afonso, professor da USP; Paulo Gottlieb, engenheiro da Transtech Ivesur; Luis Chain Faraj, gerente de Marketing da Cummins; Mauro Simões, engenheiro da Volkswagen; Jerry Long, gerente de Programa de Motores da Corning; Sidney Oliveira, gerente de Engenharia da Bosch; Renato Penteado, professor da Lactec; Nilton Carraro, gerente de Protótipos e Testes da CNH; e Kevin Duffy, gerente de Performance e Emissões da Perkins.
José Pelosi, diretor da Seção regional Paraná-Santa Catarina da SAE BRASIL, ressalta que o 5º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel acontece num momento importante. “As novas tecnologias desenvolvidas aqui para o diesel são fundamentais para o equilíbrio na matriz energética, então queremos trazer a sociedade para essa discussão e mostrar o avanço da engenharia, na busca de um futuro sustentável e economicamente vantajoso”, diz.
Exposição - Dez empresas do setor patrocinam o fórum: Bosch, Cummis, Delphi, Eberspächer, Fiat Powertrain Technologies, Freudenberg-NOK Simrit, Iveco, Perkins, Renault, Tuper e Volvo, e apresentam suas últimas tecnologias em motores Diesel. A expectativa é reunir 400 visitantes, entre engenheiros de tecnologia diesel especializados em veículos, lubrificantes e filtros, representantes das indústrias nacionais e internacionais e especialistas de produtos.
Para o engenheiro Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, eventos como o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel mostram que o Brasil possui diferentes pólos de desenvolvimento tecnológicos. São exemplos os Colóquios de Suspensões e de Freios, em Caxias do Sul, o NVH Conference, em Florianópolis, o Tração Total, no Rio de Janeiro, o Simpósio de Powertrain, em Campinas, e o de Testes e Simulações, em São Paulo. “As Seções Regionais da SAE BRASIL foram instaladas em locais onde há grande representatividade da indústria da mobilidade”, afirma Renato Mastrobuono.
5º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DE MOTORES DIESEL.
Local - Expo Unimed Curitiba
Endereço - rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/PR. clique aqui
Dia 28
9h – Abertura, com José Pelosi, diretor da Seção Regional Paraná-Santa Catarina da SAE BRASIL.
Painel - Demandas Ambientais da Sociedade e as soluções da Tecnologia Diesel
9h40 – Correlação saúde e emissão de poluentes, com o prof.Paulo Afonso, da USP.
10h40 – Inspeção Veicular: Análise do cenário brasileiro e correlação com a Europa, com Paulo Gottlieb, engenheiro da Transtech Ivesur Brasil.
11h20 – Aplicações offhighway – Evolução de Tier 1 a Tier 4, com Luis Chain Faraj, gerente de Marketing da Cummins.
12h – Renovação de frota e efeito em emissões, com Mauro Ekman Simões, engenheiro executivo de Engenharia Avançada da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
13h40 – SCR Substrate concepts for HD Vehicles, com Jerry Long, gerente de programa de motores da Corning.
14h20 – Diesel Gás-Flex: Benefícios ambientais, com Sidney Oliveira, gerente de engenharia da Bosch.
15h – Biodiesel, com Renato Penteado professor da Lactec e Nilton Carraro, gerente de Protótipos e Testes da CNH.
16h – What it takes to develop Off-road and Industrial engines for the 21st Century, com Kevin Duffy, Gerente de Performance e Emissões da Perkins.
16h40 – Mesa-redonda: soluções de engenharia frente à demanda da sociedade
Dia 29 Painel - Otimização da Matriz de Combustíveis: Contribuição da tecnologia diesel para uso veicular
8h30 – Matriz Energética do segmento automotivo brasileiro, com Eduardo Luiz Correia, consultor sênior da Estratégia Corporativa da Petrobras.
9h10 – Adaptação de veículos e motores para lançamentos na América do Sul, com Olivier Boutaud, diretor de Engenharia Mecânica América da Renault.
9h50 – Downsinzing Motores Diesel, com Olaf Schumman, gerente de projetos da FEV
10h50 – Grupo SAE + Viabilidade de redução do uso de gás para táxis e substituição por Diesel, com Luso Ventura, diretor da Netz e da SAE BRASIL.
11h40 – Mesa-redonda: Inserção dos automóveis Diesel no Brasil
13h15 – Encerramento, com Olivier Boutaud, chairman do 5° Fórum de Tecnologia de Motores Diesel.
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