Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/09/2008
O Congresso SAE BRASIL discutirá o impacto da TI na globalização do supply chain

Painel, que trará “cases” de sucesso da Scania, Mercedes Benz e TATA, mostrará como a TI impulsiona resultados na cadeia de produção

A expansão global é uma realidade nas organizações e traz como conseqüência o aumento da competitividade, também em escala global. No setor automotivo, o cenário não é diferente e, para atingir a lucratividade, é preciso traçar estratégias e definir competências organizacionais, maximizadas com o auxílio da tecnologia da informação. O assunto será tema do fórum “O impacto da TI na globalização dos serviços do supply chain”, no Congresso SAE BRASIL, que acontecerá de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O setor automotivo requer ações estratégicas, competências organizacionais e muito TI para expandir operações de vendas, entregar produtos e serviços inovadores com custos aceitáveis e atingir lucratividade na escala global”, ressalta Sérgio Savane, diretor do Comitê de TI do Congresso SAE BRASIL 2008.

O fórum abordará, principalmente, o ‘supply chain’ voltado à produção e logística e, nestas áreas, a tecnologia da informação é peça-chave para acelerar o processo produtivo. “As empresas hoje não pensam se o fornecedor está localizado no país onde atuam, mas em como levar as peças que precisam, ou até mesmo os fornecedores, até a sua produção. Desta forma, a Logística e a Tecnologia da Informação devem estar muito bem alinhadas dentro do processo, para não afetar a produção”, complementa.

O fórum será realizado no dia 8 de outubro de 2008, às 13h e contará com palestras de Roberto Bastian, diretor de Logística e Infra-estrutura da Mercedes Benz do Brasil; Silvio Luiz Munhoz, diretor de Pós-Vendas da Scania Latin América Ltda; e Shamanna Balasubramanya, vice-presidente & COO da TATA Consultancy Services Latin América. Os palestrantes mostrarão a contribuição da TI na cadeia produtiva e no atendimento ao cliente. A mediação é do Professor Mário Sérgio Salerno, chefe de Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

O debate faz parte de uma seleção de 16 apresentações temáticas agendadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Além de tecnologia da informação, os debates irão contemplar as áreas de veículos comerciais, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas, ferroviário e manufatura.

Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, todas interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte também foi programada para o Congresso SAE BRASIL 2008, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.

Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308