Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/08/2008
Mistura Lean e Six Sigma potencializa resultados

Por Sinval Daffre*

Lean Manufacturing e Six Sigma são duas iniciativas poderosas que trazem para as organizações enormes retornos, financeiros ou não. Mas, desde a sua criação até recentemente, eram filosofias aplicadas separadamente. E por que não trabalhar em conjunto, como complemento, para potencializar o resultado alcançado individualmente? Primeiro, convido você, leitor, a avaliar cada um dos métodos e resultados.

Há 10 anos, muitas empresas brasileiras iniciaram a jornada para entender e aplicar os conceitos de Lean Manufacturing – que se centra, principalmente, na eliminação de desperdício, padronização e flexibilidade - espelhados no benchmarking Toyota. Os treinamentos vivenciais e práticos, como a famosa fábrica utilizando peças de Lego, foram aplicados nas empresas e o conceito de manufatura enxuta começou a tomar corpo. As ferramentas e iniciativas da Produção Enxuta, utilizadas na sua totalidade ou parcialmente, começou a trazer resultados medidos pelos indicadores e gerenciados pelo trabalho em células de produção.

No Lean Manufacturing, os esforços de aplicação começam no chão de fábrica; no entanto, a filosofia e as ferramentas são igualmente aplicáveis em áreas não-produtivas, como desenvolvimento de novos produtos, logística, distribuição, “supply chain management”, finanças, atendimento aos clientes, entre outros.

Já o Six Sigma, iniciativa que começou a ser praticada principalmente por empresas nos anos 90 para melhorar os negócios, traz todo um conhecimento e utilização de ferramentas estatísticas, aplicadas de uma forma sistemática, com conceitos de “data driven” e atuação no COPQ – custo da má qualidade para redução de custos e melhoria da satisfação dos clientes. Além disso, atua basicamente no conhecimento da variabilidade de um processo, com foco não somente em processos produtivos, mas nos principais processos do negócio.

Com o Six Sigma, toda a organização é colocada sob um microscópio. A metodologia e as ferramentas estatísticas fornecem estrutura, disciplina e uma progressão lógica para atingir melhorias consideradas como saltos quânticos, e não somente como melhorias contínuas.

Agora, respondo à questão colocada no início do texto: algumas empresas que aplicavam uma ou outra iniciativa separadamente, vislumbraram o potencial oferecido pela fusão das duas iniciativas, o Lean Six Sigma, e passaram a aplicar a iniciativa. Os resultados colhidos são redução dos desperdícios e custos, otimização dos processos e melhoria da qualidade.

O uso do Lean Manufacturing identifica oportunidades que devem ser tratadas de forma mais profunda – e assim utiliza-se o Six Sigma, na busca das ‘causas raiz’ de problemas recorrentes e complexos e solucionando-os. Já a metodologia Six Sigma levanta pontos nos processos de fabricação que devem ser tratados por ferramentas que agilizem a operação e dão robustez aos processos – e assim utilizam-se os conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing.

Durante a tarde dedicada a Manufatura & Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2008, a ser realizado nos dias 7 a 9 de outubro, acontecerá um fórum, em que Ford Motor Company Brasil e a ZF apresentarão “cases” sobre a aplicação simultânea das duas iniciativas, cada uma complementando a outra. A iniciativa tem contribuído para a melhoria da competitividade global de produtos e serviços das duas empresas.

*Sinval Daffre é chairman do Comitê de Manufatura do Congresso SAE BRASIL 2008




Mais informações à imprensa:

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308