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 Release
13/08/2008
Equipes de AeroDesign do Rio e Espírito Santo investem nos aviões para competição

Competição será realizada de 16 a 19 de outubro, em São José dos Campos, SP, e terá 6 equipes do Rio e Espírito Santo

Ao invés do descanso, estudantes de seis instituições de ensino superior do Rio de Janeiro e Espírito Santo aproveitaram as férias de julho para trabalhar nas aeronaves que irão disputar a Competição SAE BRASIL AeroDesign. Com isso, os aviões estão quase prontos para a competição de engenharia aeronáutica, que chega à 10a. edição e será realizada de 16 a 19 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP.

Durante a competição, cerca de 80 universitários cariocas e capixabas irão submeter seus aviões rádiocontrolados a avaliações de juízes da indústria, com mais 71 equipes do Brasil, Venezuela e México.

As equipes contam, em média, com 10 a 15 estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu) de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, de importantes instituições, e têm, em comum, a paixão por aviões. Assim, ao aceitarem o desafio proposto pela SAE BRASIL - desenvolver, construir e submeter as aeronaves a avaliações quanto à concepção e desempenho, conforme o regulamento da competição (disponível no site www.saebrasil.org.br) -, as equipes não medem esforços.

No Rio de Janeiro, a equipe UFFO AeroDesign, da Universidade Federal Fluminense, já começou a realizar os testes no avião, que tem como ponto forte 3 m de envergadura da asa. Além da equipe da UFFO, o Estado carioca será representado por estudantes do CEFET, Instituto Militar de Engenharia, PUC e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ferramentas - Além de pesquisarem muito, as equipes buscam o auxílio de softwares de modelagem 3D, análise estrutural e outras práticas de simulação e testes. Na construção, predominam materiais, como plástico reforçado com fibra de carbono e vidro, alumínio, poliestireno expandido (isopor), madeira balsa e ‘honeycomb’, que ajuda a dar leveza e resistência à estrutura do avião.

"Estes são materiais são fáceis de encontrar, econômicos, leves e oferecem maior resistência”, explica Gustavo Alves, capitão da equipe Venturi, do CEFET RJ. A equipe utiliza fibra de carbono na fabricação da aeronave e por isso espera estar entre as primeiras equipes colocadas no evento.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo três primeiros lugares nas classes Regular e Aberta. A East Competition é realizada pela SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Conhecimento - Para as equipes, participar de um projeto de engenharia e agregar conhecimento profissional com as diversas áreas envolvidas é o principal ganho na competição. “Conseguimos enxergar o mundo real da engenharia, do conceber ao acompanhar os resultados, sem contar que aprendemos a cumprir prazos e ultrapassar metas”, aponta Mateus Milanez, integrante da equipe Alves, da Universidade Federal do Espírito Santo.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos, com regulamento elaborado baseado em desafios reais enfrentados pelos profissionais da indústria aeronáutica. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade.

Regulamento - Os aviões participantes da Competição são distribuídos em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m, conforme o desafio escolhido pela equipe. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui estudantes de pós-graduação e restringe distância máxima de decolagem 61m ao projeto.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, os universitários que participam das competições da SAE BRASIL têm a oportunidade de pôr em prática conceitos adquiridos em sala de aula, aliados à gerencia de projetos e ao desafio das competições. "O que fazemos é estimular os futuros engenheiros a aplicarem e desenvolverem novas tecnologias, além oferecer a oportunidade de eles desenvolverem habilidades que, posteriormente, serão importantes ao chegarem no mercado, tais como planejamento de recursos e trabalho em equipe", afirma Briganti.




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo- lucas@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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