Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/08/2008
Credenciamento de Imprensa - Simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística – 25 de agosto

Caros(as) colegas,

Se você deseja acompanhar o Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria Automobilística, no dia 25 de agosto, em São Paulo, retorne esta mensagem com:

Nome completo:
Nome do órgão de imprensa:
telefone:
e-mail:

até o dia 20 de agosto, ou envie seus dados para estefania@companhiadeimprensa.com.br

O encontro vai apresentar as novidades da engenharia na área, a simulação digital, as novas ferramentas em 3D e colaboração global em testes e simulações.


Simpósio SAE BRASIL Testes e Simulações na Indústria Automobilística será dia 25 de agosto

Competitividade global, desenvolvimento virtual e colaboração estão na pauta do encontro, que será realizado no Milenium: rua Dr. Bacelar, 1043, SP


Uma das etapas críticas no desenvolvimento de componentes automotivos e veículos, que passa cada vez mais pelo mundo virtual com o uso de ferramentas em 3D, é a realização de testes e simulações. O objetivo da tarefa é acelerar projetos, otimizar sistemas e facilitar a avaliação da performance e homologação de produtos. Esse será o tema do Simpósio SAE BRASIL Testes e Simulações na Indústria Automobilística, dia 25 de agosto, com especialistas de montadoras, sistemistas e fornecedores de serviços de engenharia e softwares.

Organizado pela Seção São Paulo, da SAE BRASIL, o simpósio será realizado no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1043, São Paulo). Na oportunidade, palestrantes e convidados avaliarão, em palestras e painéis, as novidades da engenharia na área, a simulação digital, as novas ferramentas em 3D e colaboração global em testes e simulações.

Mark Moussa, diretor de Engenharia, e Roberto Ramos, gerente sênior da General Motors, abrirão o programa, às 8h45, com o painel ’Como enfrentar a competição global’, em que falarão sobre o papel do Brasil no desenvolvimento de veículos e simulações, bem como o engenheiro no cenário de alta competitividade mundial.

Pelas montadoras, também confirmaram participação Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas de Tatuí e Marcelo Magalhães, supervisor de Testes Virtuais, da Ford; José Guilherme da Silva, gerente de Engenharia Experimental da Fiat Automóveis; e Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de Carroçaria da Volkswagen.

Além destes, estarão presentes João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain Technologies; Rogério Luiz de Albuquerque, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens PLM; Leandro Fonseca, engenheiro de Vendas da National Instruments; André Oliveira, gerente de NVH da Smarttech; e Sadao Hayashi, diretor e César Cainelli e Marcel Barbosa, gerentes da NHT.


Confira a programação completa:

8h30 – Abertura – com Flávio Campos, ‘chairman’ da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

8h45 - Como Enfrentar a Competição Global - O papel do Brasil no desenvolvimento de veículos e simulações. Competitividade. O papel do engenheiro, com Mark Moussa, diretor do Campo de Provas da Cruz Alta; e Roberto Ramos, gerente sênior de Engenharia Analítica e Estrutural, da General Motors.

9h35 - Fortalecendo a Engenharia Local - O estímulo à engenharia local, testes e simulações, com a PSA Peugeot Citroen (a confirmar).

10h40 - Como Revigorar Minha Fábrica? - Novas ferramentas e simulação digital levam à otimização de fábricas na manufatura, com Rogério Luiz de Albuquerque, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens PLM.

11h20 - Acelerando para Ser Competitivo - A engenharia brasileira é rápida e inovadora como a dos asiáticos e ‘players’ do primeiro mundo? Simulações e testes. A experiência da Ford, com Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas de Tatuí da Ford; e Marcelo Magalhães, supervisor de testes virtuais, Ford.

12h - Testes e Simulações no Desenvolvimento de Motores - A evolução no desenvolvimento e teste de motores no Brasil, com João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain Technologies.

14h15 – Projeto Gráfico de Sistemas Aplicados a Testes e Simulações – Ferramentas para redução de ciclo de projeto, custo de engenharia e tempo de lançamento de produtos, com Leandro Fonseca, engenheiro de Vendas da National Insgtruments.

14h45 – Determinação de Nível de Ruído Irradiado em Sistemas de Adminissão ou Exaustão, com André Oliveira, gerente de NVH da Smarttech.

15h15 – Personalização e Otimização de Ensaios de Fadiga Vibratória, com Kevin Cornier, chefe de produtos da 01 dB Brasil.

15h45 – A Utilização da Técnica ODS – com Sadao Hayashi, diretor, e César Cainelli e Marcel Barbosa, gerentes da NHT.

16h30 - Testes e Simulações na Engenharia da Fiat - A função das simulações, laboratórios, pesquisa de campo e testes com protótipos físicos. Homologação, com José Guilherme da Silva, gerente de Engenharia Experimental da Fiat Automóveis. Coordenação: Sérgio Savane, T-Systems.

17h10 - Os Novos Desafios da Volkswagen - Integração do desenvolvimento virtual, simulação e manufatura digital para ganhar eficiência e competitividade, com Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de Carroçaria da Volkswagen. Coordenação: Sérgio Savane, T-Systems

Simpósio de Testes e Simulações na Indústria Automobilítica
25 de agosto de 2008
Centro de Convenções Milenium – São Paulo – SP
Rua Dr. Bacelar 1043 Vila Mariana



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Tel: (11)4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308