Como reduzir as emissões, melhorar a economia de combustível e aprimorar o desempenho dos veículos? Ao mesmo tempo, como atender as influências locais, como regulamentos sobre emissões e qualidade dos combustíveis, que impedem a aplicação de motores globais? Para responder questões como essas, expoentes mundiais no assunto participarão no dia 9 de outubro, em São Paulo, do fórum ‘Powertrain: Perspectiva Global – Os mais Recentes Desenvolvimentos e Tendências’.
O encontro é um dos fóruns internacionais do XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que ocorrerá de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte. Entre os palestrantes, estará Hakan Malmstade, diretor de Pré-Desenvolvimento de Motores da Scania, que contará a estratégia da montadora para reduzir a emissão de CO2.
Ulrich Dohle, presidente da Robert Bosch GmbH Sistemas Diesel, da Alemanha, é outro convidado e falará sobre os mais recentes desenvolvimentos de sistemas de combustível para veículos de passeio e comerciais.
Jurgen Zurbig, diretor executivo da CERAM Catalysts, também fará parte do fórum, onde abordará os novos desenvolvimentos de catalisadores para diferentes tipos de motores, além de legislação, combustíveis e requisitos do cliente.
Outro especialista será Volker Korte, diretor de Desenvolvimento Avançado e Pesquisa da Mahle England, que apresentará as últimas novidades sobre motores veiculares no âmbito do ‘downsizing’, atrito e novos conceitos de trem-de-força.
Além destes, José James Mendes Pessoa, presidente da Vale Soluções em Energia, falará sobre as atividades voltadas à utilização de combustíveis alternativos na maior empresa de extração de aço do mundo.
O objetivo do fórum internacional é discutir o desenvolvimento de motores mais eficientes, as possibilidades e a padronização de componentes. “Será a última palavra em tecnologia ligada a trem-de-força (ciclos Diesel e Otto), combustão, injeção de combustível e sistemas de pós-tratamento (EGR e SCR)”, avisa Horst Bergmann, diretor do Comitê Internacional para Europa, do Congresso SAE BRASIL e consultor sênior de Veículos Comerciais, da FEV Motorentechnik, que será o moderador do fórum.
Com 16 fóruns temáticos, nas áreas de veículos comerciais, manufatura, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário, o Congresso SAE BRASIL 2008 contará, ainda, com uma exposição tecnológica em que as principais empresas do setor da mobilidade, do País e Exterior, montadoras, sistemistas e demais integrantes do segmento, mostrarão o estado da arte de seus produtos, tecnologias e serviços.
O Congresso SAE BRASIL 2008 apresentará, também, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, bem como sobre os setores aeroespacial, ferroviário, hidroviário, cobrindo chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.
Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso SAE BRASIL reflete o grande desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço para networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas dos fóruns de debates” e da exposição tecnológica, afirma Fistarol. |