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 Release
16/07/2008
Competição SAE BRASIL AeroDesign bate novo recorde de participação estrangeira

Com 10 equipes estrangeiras, a competição será realizada de 16 a 19 de outubro, no CTA, em São José dos Campos, SP

Começou a contagem regressiva para a Competição SAE BRASIL AeroDesign, que terá sua 10ª edição realizada de 16 a 19 de outubro próximo, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Com a maior participação estrangeira da história da competição de engenharia, a SAE BRASIL AeroDesign 2008 contará com 8 equipes da Venezuela e 2 do México, o dobro do ano passado. No total, estão inscritas 77 equipes (67 brasileiras), que representam 57 importantes instituições de ensino superior.

A participação estrangeira na competição começou em 2005, com equipe da Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Bolivariana (UNEFA), que este ano inscreveu sete equipes. Da Venezuela, outra instituição possui equipe inscrita: a Universidad Simon-Bolivar. Já o México será representado por estudantes da Escuela Superior de Ingeniería Mecánica Y Elétrica Unitad Ticoman; e do Instituto Tecnológico de Queretaro, que têm uma equipe cada.

O Brasil será representado por estudantes das cinco regiões e a novidade será a estréia de equipe do Pará. Inscreveram-se na SAE BRASIL AeroDesign 2008 equipes dos Estados de São Paulo (25), Rio Grande do Sul (9), Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais (5 equipes cada), Paraná (4), Rio Grande do Norte (3), Paraíba (2) e o Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Pernambuco (1 equipe cada). O Distrito Federal comparecerá com 3 equipes. No total, 15 estados brasileiros e o Distrito Federal serão representados na competição.

Para participar da SAE BRASIL AeroDesign 2008 as equipes, compostas em média de 10 a 15 estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu) em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, foram são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados, e depois submeterem seus projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento disponível no site da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação durante a SAE BRASIL AeroDesign 2008 ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo três primeiros lugares, em ambas as categorias . A East Competition é realizada SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A SAE BRASIL AeroDesign é uma competição de engenharia, com regulamento elaborado baseado em desafios reais enfrentados pelos profissionais da indústria aeronáutica.

Regulamento - Os aviões participantes da Competição são enquadrados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m, conforme o desafio escolhido pela equipe. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria aceita também estudantes de pós-graduação e restringe distância máxima de decolagem: 61m ao projeto.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, as competições estudantis da associação possibilitam o aprofundamento técnico do futuro engenheiro, que passa a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentará depois de formado. “Independentemente das posições conquistadas, todos os participantes ganham com a competição, porque mais do que construir um veículo, eles aprendem o processo completo do desenvolvimento de um produto, da concepção até a viabilização do projeto”, afirma Briganti ao acrescentar que são também oportunidades para desenvolver o espírito de equipe e a capacidade de inovação.

Confira abaixo a lista completa com as equipes participantes:

Região Sudeste

Grande São Paulo – (12 equipes / 7 instituições)
Fatec (São Paulo) - Equipe Fatecnautas
Universidade Nove de Julho - Equipes Fly Girls e Ícaro
Escola Politécnica da USP - Equipe Keep Flyingmeb e Poliaclive Pece
Mackenzie - Equipes Mechane e Esquadrilha Abutre
Instituto Mauá de Tecnologia - Equipes Obelix e Asterix
ITA - Equipe 100 Limites
Centro Universitário da FEI - Equipes Aero Kondhor e FEI Kondhor Open

São Paulo (Interior) – (13 equipes/ 8 instituições)
Unisanta - Equipe Arara
Universidade de Taubaté - Equipes Aerotau e Hawk
Universidade Paulista - Equipe Flyunip
Unesp (Guaratinguetá) - Equipe Aerofeg
Unesp (Ilha Solteira) - Equipe Zebra
Unesp (Bauru) - Equipes Canarinho Open, Mecbauflyer e Dédalus
Escola de Engenharia de São Carlos - USP São Carlos - Equipes EESC-USP Bravo,
EESC-USP Charlie e EESC-USP

Unicamp - Equipe Urubus

Minas Gerais – (5 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Uberlândia - Equipe Tucano
Universidade Federal de Minas Gerais - Equipe Uai-Sô-Fly!!
Universidade Federal de Itajubá - Equipe Uirá
Universidade Federal de São João Del Rei - Equipe Trem Ki Voa
Cefet – MG - Equipe Cefast

Rio de Janeiro - (5 equipes / 5 instituições)
Cefet – RJ - Equipe Venturi
Instituto Militar de Engenharia - Equipe Zéfiro
PUC – Rio - Equipe Cegonha
Universidade Federal Fluminense - Equipe Uffo Aerodesign
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Equipe Minerva Aerodesign

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espirito Santo – Equipe Aves

Região Sul

Rio Grande do Sul - (9 equipes / 9 instituições)
Universidade de Caxias do Sul - Equipe Olhos No Mundo
Unviersidade Regional Integrada - Equipe Aeromissões
Universidade Federal de Rio Grande do Sul - Equipe Minuano
Universidade Federal do Rio Grande -Equipe GPA
PUC – RS - Equipe Lift
Universidade de Santa Cruz do Sul - Equipe Kamikase
Faculdade Horizontina (Fahor) - Equipe Águia Fahor
Univ. Fedederal de Santa Maria - Equipe Carancho
Universidade de Passo Fundo - Equipe Voa Tchê

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná - Equipes Fênix e X-Goose
Universidade Positivo - Equipe Aurora
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Equipe Anhangüera

Santa Catarina - (5 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy - Equipe Aero Tupy
Universidade Federal de Santa Catarina - Equipe Céu Azul Aeronaves
Universidade da Região de Joinvile (UNIVILLE) - Equipe Abaquar
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Equipe Faeroeste
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Equipe Albatroz

Distrito Federal - (3 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília - Equipes Draco Volans e Calango Alado
Universidade Paulista - Equipe Antonov

Região Nordeste

Bahia - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Bahia – Equipe Orungan

Rio Grande do Norte - (3 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Equipes Car-Kará, Car-Kará New e Car-Kará Open

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Pernambuco - Equipe Nova Mandacaru

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande - Equipe Parahyasas
Universidade Federal da Paraíba - Equipe Aerojampa

Maranhão - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão - Equipe Zeus

Região Norte

Amazonas - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Tupan

Pará - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Pará - Equipe Uirapuru

Estrangeiras

Venezuela (8 equipes / 2 instituições)
Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Bolivariana (Unefa) - Equipes Aerotech, Ecoproyect Venezuela Open, Regik Venezuela, Venezuela Cari II, Venezuela Cari I, Orinokia II r Nucleo Caracas - Idea
Universidad Simón Bolívar - Equipe Aero Design SAE USB

México (2 equipes / 2 instituições)
Instituto Tecnologico de Queretaro – Equipe Aerozorros
Escuela Superior de Ingeniería Mecánica Y Elétrica Unidad Ticoman – Equipe Quetzal Aviation




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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