Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/07/2008
Estudantes ganham computadores do ‘Concurso APOLO Meio Ambiente’

Iniciativa da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) abrangeu 33 escolas públicas situadas no entorno das empresas petroquímicas

Saíram os três vencedores do Concurso APOLO Meio Ambiente. São eles: Matheus Rodrigues dos Santos, categoria ‘desenho’; Luís Eduardo Duarte de Melo, ‘redação’; e Raquel Nogueira Dias, ‘trabalho de pesquisa’. Como prêmio, cada estudante e professor levaram para casa um computador e um notebook, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (26), em Santo André, com a presença dos 38 finalistas, além de professores, dirigentes das escolas, familiares e representantes da APOLO.

O concurso é uma iniciativa da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), dirigida a 33 escolas públicas situadas no entorno das empresas petroquímicas, com objetivo de despertar o interesse de pesquisa e conscientização ambiental entre os estudantes. Com o tema ‘Reciclagem e Consciência’, o concurso reuniu 1,4 mil trabalhos, entre desenhos, redações e pesquisas.

Dois mundos - Vencedor na categoria desenho, entre 53 trabalhos, Matheus Rodrigues dos Santos retratou dois mundos diferentes, um destruído e outro saudável. “Tem tanta gente neste mundo que, ao invés de cuidar das plantas e rios, só faz coisas erradas, como jogar lixo no chão”, disse Matheus, que tem 9 anos e é aluno da 3ª série do ensino fundamental da E.E.André Nunes Jr., Parque São Rafael, São Paulo.

Na redação intitulada ‘Um Ato de Cidadania’, Luís Eduardo Duarte de Melo contou o que se dever fazer para reciclar o lixo, a partir da pergunta ‘Você já parou para pensar que tudo que você joga na lata do lixo pode ser útil para você mesmo?’. Preocupado com a saúde do planeta, mas animado com o que descobriu na pesquisa, Luiz escreveu que “é preciso reciclar, pois além de reduzir o lixo a reciclagem gera empregos”. Luís Eduardo tem 12 anos e cursa a 6ª série na E.E. Joaquim Lucio Cardoso Filho, em Santo André.

Exemplo na escola - Raquel Nogueira Dias superou as expectativas no trabalho de pesquisa, ao elaborar um questionário e ir a campo pesquisar colegas do ensino médio. Com o resultado, tomou a atitude de sensibilizar a comunidade escolar. Com o apoio do professor e do grêmio estudantil, recolheu todo o papel usado da secretaria da escola e casas dos alunos, para reutilizar na confecção de convites e do ‘correio elegante’ na festa junina da escola. “Quis mostrar um exemplo na minha escola e, com isso, descobri que existem muitos materiais recicláveis, como o vidro”, afirma Raquel, aluna da 2ª série do ensino médio, na E.E. Ivone de Palma T. Ruggieri, em Santo André.

Os estudantes que ficaram em 2º e 3º lugares em cada categoria receberam uma bicicleta e uma máquina digital, respectivamente. Já as três escolas vencedoras ganharam 2 conjuntos para coleta seletiva de 100 litros. As demais escolas receberam troféu pela participação e todos os alunos inscritos, um certificado.



OS GANHADORES:

Categoria – Desenho (1ª a 4ª séries)

1°) Matheus Rodrigues do Santos - E.E. André Nunes Jr., do Parque São Rafael, SP.
Professora Elisabete Rodrigues Moreira.
2°) Beatriz Rocha Ferreira - E.E. André Nunes Jr., do Parque São Rafael, SP.
3°) Marcelo Alves de Lima Silva - E.E. Ulisses Victor Gervásio, de Mauá.

Categoria – Redação (5ª a 8ª séries)

1°) Luís Eduardo Duarte de Melo – E.E. Joaquim Lucio Cardoso Filho, de Santo André.
Professoras Alexandra Pereira e Neusa Moraes.
2°) Renata Mirela N. dos Santos – E.E. Profª Silvana Evangelista, de São Paulo.
3°) Jefferson dos Santos Bezerra – E.E. Shizuko Toshida Niwa, de Rio Gde. da Serra.

Categoria – Pesquisa (ensino médio)

1º) Raquel Nogueira Dias – E.E. Ivone de Palma T. Ruggieri, de Santo André.
Professor Alexandre Alves.
2º) Suelen da Cruz Vieira Silva – EE Profª Silvana Evangelista, de São Paulo.
3º) Michel Andrea T.Lopes – EE Moacyr Amaral dos Santos, de São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina de Souza – ana.carol@companhiadeimrpensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308