Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/06/2008
Brasil se sagra tetracampeão na Baja SAE Montreal

Estudantes da FEI, de São Bernardo do Campo, venceram a competição, que reuniu 122 equipes de seis países.

O Brasil se sagrou neste sábado (14) tetracampeão nas competições de baja organizadas pela SAE International, na América no Norte. A equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, venceu com 895,88 pontos a Baja SAE Montreal, realizada em Montreal, no Canadá. A segunda colocada foi a equipe norte-americana Stony Brook Motorsports, do SUNY Stony Brook, com 862,98 pontos.

A competição reuniu 122 equipes dos Estados Unidos, México, Venezuela, Índia, Canadá e do Brasil, que foi representado, também, pelas equipes Baja-Mitsubishi EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), e a Poli Arsenal, da Escola Politécnica da USP.

Hexacampeã brasileira na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, este ano em Piracicaba, SP, a equipe da USP São Carlos ficou na 21ª colocação, em Montreal, onde foi considerada a 8ª melhor equipe nos quesitos ‘Custo’ e ‘Design’. Vice-campeã brasileira, a equipe Poli Arsenal ficou em 33º lugar entre as 122 equipes participantes. Além disso, o carro da equipe realizou a 3ª melhor ‘Aceleração’ e ganhou o 10º lugar no quesito ‘Design’.As equipes Baja-Mitsubishi EESC USP 1 e Poli Arsenal fizeram, respectivamente. 678,94 e 610,18 pontos em Montreal. .

Agora tricampeã nas competições da SAE International (em 2004, 2007 e 2008), a FEI Baja foi considerada a melhor equipe nos itens ‘Design’ e ‘Suspensão/Tração’, enquanto na prova ‘Enduro de Resistência’, onde largou em primeiro, a equipe da FEI foi a 2ª colocada. A equipe conquistou, ainda, a 5ª colocação nas provas de ‘Manobrabilidade’ e ‘Aceleração’. No quesito ‘Custo’, a equipe FEI Baja ocupou a 9ª posição.

A Baja SAE Montreal teve início no dia 11 e, por causa do empenho e determinação, o resultado era praticamente certo pelas equipes brasileiras, que se mostram competitivas desde 1998, quando a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sagrou-se de forma surpreendente campeã da competição, até então conquistada apenas por equipes dos Estados Unidos.

Os carros, chamados Baja SAE, são projetados e construídos nas universidades pelos próprios estudantes de engenharia exclusivamente para disputar as competições realizadas pela SAE BRASIL e pela SAE International.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, estas competições estudantis possibilitam o aprofundamento técnico do futuro engenheiro, que passa a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentará depois de formado. “Independentemente das posições conquistadas, todos os participantes ganham com a competição, porque mais do que construir um veículo, eles aprendem o processo completo do desenvolvimento de um produto, da concepção até a viabilização do projeto”, afirma Briganti ao acrescentar que são também oportunidades para desenvolver o espírito de equipe e a capacidade de inovação.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308