Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/06/2008
Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva discutirá ferramentas digitais

Novos modelos de produção, pensamento lean e 3D serão apresentados no encontro de 23 de junho, que destacará a manufatura digital.

‘Em busca da fábrica perfeita’ é o tema do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva, que será realizado dia 23 de junho, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. Organizado pela SAE BRASIL, o encontro mostrará como o ‘lean manufacturing’ avança com as novas ferramentas digitais, que aceleram o desenvolvimento de produtos e linhas de montagem de forma integrada.

Além de apresentar soluções lean, o simpósio abordará a manufatura digital nas montadoras, o trabalho em colaboração global, a sinergia nas operações e as relações no ‘supply chain’.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, abrirá o simpósio. A seguir Klaus Müller, gerente de Vendas da Dassault Systems América Latina, mostrará como as novas ferramentas digitais e o desenvolvimento em 3D oferecem avanços significativos no desenvolvimento de produto e manufatura. Na seqüência, a Delphi discorrerá sobre a construção de valor na cadeia de suprimentos, obtido com o trabalho integrado de tiers 2 e 3.

Roberto Bastian, diretor de Logística da Mercedes-Benz, em sua palestra “Afinando a cadeia de produção”, falará sobre a relação de confiança estabelecida com os fornecedores que, associada com a venda programada, pode trazer ganhos de competitividade e eficiência para as empresas.

CUSTOS - Para falar sobre os desafios de eliminar desperdícios e enxugar custos na busca da eficiência, Amadeu Dalceno, gerente de Gestão da Qualidade da Bosch; Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford, participarão do painel “Custos versus Qualidade no Supply Chain”, coordenado por Francisco Satkunas, membro do Conselho Consultivo da SAE BRASIL.

A fábrica digital é a grande aposta para integrar a produção e para a empresa ganhar eficiência. O tema será abordado por Marco Antonio Teixeira, diretor de Manufatura da Volkswagen.

No painel “Em busca da fábrica perfeita”, Cícero Melo, gerente da Planta Ford Camaçari, e Tarcísio Telles, diretor geral do Centro de Produção de Porto Real da PSA, apresentarão as recentes adequações no parque industrial de suas montadoras, nos processos e nas linhas de manufatura para alcançar a máxima eficiência e competitividade.

Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, afirma que os simpósios SAE BRASIL são muito importantes para a disseminação do conhecimento tecnológico entre a comunidade de engenharia. “São oportunidades de conhecer o pensamento e a opinião dos principais executivos da indústria da mobilidade, sobre as inovações e tendências tecnológicas, e também acerca do mercado e do papel do engenheiro brasileiro no cenário mundial”, diz Robson Galvão ao acrescentar que, a cada ano, a SAE BRASIL se empenha em aprofundar os debates, com a criação de novos simpósios e participação de ícones da engenharia da mobilidade.

No encerramento do simpósio, José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da General Motors LAAM, falará sobre a integração entre as fábricas da montadora, na palestra “Integração Regional e Global em Manufatura”.

Confira a programação, também disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br :

8h40 – Apresentação – com Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL.

9h - COLABORAÇÃO GLOBAL E 3D NA MANUFATURA DIGITAL – A Integração traz graus elevados de colaboração e avanços no desenvolvimento 3D, com Klaus Müller, gerente de Vendas da Dassault Systems América Latina.

10h - FORTALECENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS – Construção de valor na cadeia. Trabalhando a quatro mãos: sistemista, tier 2 e tier 3, com especialista da Delphi.

11h15 - AFINANDO A CADEIA DE PRODUÇÃO – A relação de confiança com os fornecedores e a venda programada trazem ganhos de competitividade e eficiência, com Roberto Bastian, diretor de Logística da Mercedes-Benz.

12h - CUSTOS VERSUS QUALIDADE NO SUPPLY CHAIN – Como equacionar a questão de custos e qualidade na cadeia de produção; e normas, com Amadeu Dalceno, gerente de Gestão de Qualidade da Bosch; Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford. Coordenação: Francisco Satkunas, membro do Conselho Consultivo da SAE BRASIL.

14h50 - A FÁBRICA DIGITAL – A Volkswagen aposta na manufatura digital para integrar a procução e ganhar eficiência, com Marco Antonio Teixeira, diretor de Manufatura da Volkswagen.

15h35 - EM BUSCA DA FÁBRICA PERFEITA – As adequações no parque industrial, nos processos e nas linhas de manufatura. Os novos modelos de produção, com Cícero Melo, gerente da Planta Ford Camaçari; Victor Ambrosi, diretor adjunto de Tecnologia Central da Fiat; e Tarcísio Telles, diretor geral do Centro de Produção de Porto Real da PSA. Coordenação: José Helio Contador, presidente da Visteon.

17h - INTEGRAÇÃO REGIONAL E GLOBAL EM MANUFATURA – As lições da General Motors na integração de suas operações de produção, com José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM LAAM.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308