Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/05/2008
3º Fórum SAE AeroDesign discute o futuro da competição brasileira

Próximo final de semana tem encontro do Comitê Técnico e equipes de AeroDesign em São José dos Campos, SP

As equipes participantes e o Comitê Técnico da Competição SAE BRASIL AeroDesign reúnem-se nos dias 31 de maio e 1º de junho, em São José dos Campos, SP, durante o 3º Fórum SAE AeroDesign. Tanto o encontro como a Competição AeroDesign, que em 2008 comemora 10 anos de edições consecutivas e bem-sucedidas, constituem iniciativas da Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL.

O objetivo do 3º Fórum SAE AeroDesign é trocar informações, idéias e experiências que poderão contribuir para o aprimoramento técnico e o crescimento da competição, que realizará sua 10a edição entre os dias 16 e 19 de outubro, na cidade.

A expectativa da Seção Regional é que as equipes possam interagir mais entre si e com as comissões Organizadora e Técnica do Projeto SAE AeroDesign e tenham uma participação também efetiva no planejamento das futuras competições, por meio de ‘feedbacks’, opiniões e avaliações em relação às competições anteriores.

Composto de palestras técnicas e mesas-redondas, proferidas pela Comissão Técnica e equipes de destaque, o fórum será realizado em dois locais: dia 31 na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e dia 1o na Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE). O encontro é destinado apenas a associados estudantes da SAE BRASIL, participantes ou não da competição.

No dia 31, sábado, haverá três palestras: ‘Dez Anos de SAE AeroDesign no Brasil – Uma correlação entre a história da competição e suas regras’; ‘Otimização Multidisciplinar – Um exemplo para o AeroDesign’; e ‘Estabilidade e Controle – Conceitos Importantes’. A agenda traz, ainda, a mesa-redonda ‘Procedimentos Operacionais – SAE AeroDesign 2008’.

No domingo, 1º de junho, a participação das equipes será marcante. Gilberto Becker, integrante da Comissão Técnica, e as equipes Cefast, do Cefet-MG; EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo; e Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentarão ‘AeroDesign East 2008 – A Experiência das Equipes Participantes’.

Ainda no domingo, estão agendadas mais apresentações: ’A Experiência da Equipe 100 Limites – ITA’, de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e ‘Projeto de Hélices – FEI’, com estudantes do Centro Universitário da FEI. A Comissão Técnica discorrerá sobre ‘A Regulamentação e Boas Práticas de Segurança – AD 2008’ e ‘Métodos e Processos no Aerodesign 2008 – A organização de uma competição e a importância da participação de todos’. No final do fórum está prevista uma apresentação da empresa Flight Solutions sobre o projeto UAV (Veículo Aéreo Não-Tripulado), em desenvolvimento.

O Fórum SAE AeroDesign se tornou um importante marco relacionado à Competição SAE BRASIL AeroDesign, que em 2007 reuniu cerca de 800 participantes, num total de 66 equipes do Brasil, México e Venezuela. É através do fórum que a competição se apresenta como um evento sempre crescente em nível técnico e espírito esportivo, além de disseminador da Engenharia Aeronáutica dentro das Instituições de ensino.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, os universitários que participam das competições da associação têm a oportunidade de pôr em prática conceitos adquiridos em sala de aula, aliados à gerência de projetos e ao desafio das competições. "O que fazemos é estimular os futuros engenheiros a aplicarem e desenvolverem novas tecnologias, além oferecer a oportunidade de eles desenvolverem habilidades que, posteriormente, serão importantes ao chegarem no mercado", afirma Carlos Briganti.

DIA 31 DE MAIO (SÁBADO)

8h30 - Abertura e apresentação da mesa diretora da SAE – Seção São José dos Campos, com Rafael Fassina (Embraer e diretor SAE Seção SJC).
8h50 – Dez Anos de SAE AeroDesign no Brasil – Uma correlação entre a história da Competição e suas Regras, com a Comissão Técnica SAE AeroDesign e convidados.
10h50 – Otimização Multidisciplinar – Um exemplo para o AeroDesign, com Juliano Machado e Francisco Palazzo (Embraer).
14h – Estabilidade e Controle – Conceitos Importantes, com Thiago Gondim e Tiago Francisco (Embraer).
15h30 – Procedimentos Operacionais – SAE AeroDesign 2008, com a Comissão Técnica SAE AeroDesign.

DIA 1º DE JUNHO (DOMINGO)

8h – AeroDesign East 2008 – A Experiência das Equipes Participantes, com Gilberto Becker e equipes Cefast, EESC-USP e Car-Kará Open/UFRN.
9h - A Experiência da Equipe 100 Limites – ITA, com Jaques Saraiva e equipe 100 Limites de 2007.
10h - Regulamentação e Boas Práticas de Segurança – AD 2008, com a Comissão Técnica.
13h30 - Métodos e Processos no AeroDesign 2008 – A organização de uma competição e a importância da participação de todos, com a Comissão Técnica.
14h30 - Projeto de Hélices – FEI, com a equipe FEI (Centro Universitário FEI).
15h30 - UAV FS-01 ‘WatchDog’ (FS – Flight Solutions), com o engenheiro Leandro Maia (ACS e FS).




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – Lucas Tieppo
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308