Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/06/2008
Realejo e Doutores da Alegria dão o tom na campanha ‘Balão Não’

Com apresentações da Cia Patética e Doutores da Alegria, a APOLO desenvolve trabalho de conscientização com 27 mil estudantes de 31 escolas públicas para combater a prática de soltar balões

Poesia, música, palhaços e até um realejo com boneco, ao invés de um pássaro, são os principais recursos da 9ª edição da campanha Balão Não. A vida em suas Mãos, lançada neste mês de maio pela APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC). Com a participação da Cia. Patética e os Doutores da Alegria, a campanha busca conscientizar sobre os perigos de soltar balões 27 mil crianças e adolescentes, e conta com a participação, ainda, da Polícia Ambiental e do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santo André.

Dividida em duas etapas, a campanha vai até o dia 27 de junho em 31 escolas públicas, próximas ao Pólo, localizadas nos municípios de Santo André, São Paulo, Mauá e Rio Grande da Serra. A primeira etapa, que teve início dia 12, é direcionada ao ensino fundamental e traz apresentações da Cia. Patética e do Corpo de Bombeiros. Já a segunda etapa, que começou dia 26 de maio, envolve 2,8 mil estudantes do ensino médio, com apresentações dos Doutores da Alegria e da Polícia Ambiental, no Teatro Municipal de Santo André (praça IV Centenário, 1, Paço Municipal).

Realejo ecológico – De repente uma música surge à distância, um realejo invade a sala de aula e se aproxima das crianças. No lugar de um pássaro, o boneco Poeta, que transmite mensagens em forma de poesias e bilhete da sorte sobre os perigos de soltar balões. Assim, a intervenção do Realejo Poético, da Cia Patética, interage com crianças de 1ª a 9ª séries – de seis a 14 anos – durante 15 minutos, cada dia em uma escola, sempre entre 9h e 15h.

As mensagens do boneco Poeta são reforçadas por palestras do Corpo de Bombeiros, que alertam sobre os perigos de soltar balões. As crianças participam, ainda, de uma oficina de reciclagem em sala de aula, onde aprendem a produzir um abajur de PET e, depois, visitam na escola uma exposição, com objetos feitos em materiais reciclados por artesãos.

A campanha também faz a distribuição de cartilhas de Educação em Meio Ambiente. São 30 mil exemplares, que ensinam a criança a confeccionar jogos e peças em materiais recicláveis e respeitar a Natureza. No material, dois personagens, os soldados Silvestre e Flora, dão dicas de como preservar os recursos naturais. A garota de 1ª a 4ª séries recebe uma caixa de giz de cera para colorir.

Espetáculo consciente – Com a história do julgamento de uma das maiores ameaças à sociedade, o balão, é que os Doutores da Alegria encenarão no Teatro Municipal de Santo André o espetáculo ‘Balão Beleza Perigosa’. Na apresentação, um palhaço apaixonado resolve presentear a amada com um belo balão, porém o presente literalmente chamusca a relação. Começa então a captura ao balão e a condenação da “beleza perigosa”. O espetáculo será exclusivo para os adolescentes e tem sete apresentações: dias 26 e 28 de maio, 2, 4, 9, 11 e 16 de junho, às 9h30.

No final do espetáculo, o público assiste a uma palestra da Polícia Ambiental sobre os danos causados por incêndios, quase sempre provocados por balões, em florestas, e que atingem também os animais silvestres.

De acordo com levantamento do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), que compõe as brigadas de incêndio do Pólo, das 10 empresas ligadas à APOLO, este ano já caíram cinco balões dentro das indústrias petroquímicas. Em 2007 foram registrados 47 balões nas empresas contra 27 em 2006, 47 em 2005, 35 em 2004, 27 em 2003, 22 em 2002 e 113 em 2001, quando começou a ser feito o levantamento. ’Precisamos conscientizar os jovens para que no futuro estes números sejam zerados’, afirma Sidney dos Santos, gerente executivo da APOLO.

Crime ambiental - Transportar, fabricar, comercializar ou soltar balões que possam oferecer riscos ao meio ambiente, e causar incêndios em florestas, matas, e em qualquer área urbana ou que exista presença de qualquer tipo de assentamento humano se tornou crime ambiental desde 13 de fevereiro de 1998, com a lei 9.605, art.42. A pena pode chegar a três anos de detenção. Para denunciar a prática, a recomendação é o Disque Denúncia 181.

AS ESCOLAS – Em Santo André, a campanha envolverá as escolas Prof. Felipe Ricci de Camargo, Cidade Takasaki, Profª Elaine Cena Chaves, Luiz Gonzaga, Profª Ivone Palma T. Ruggieri, Prof. José Leite Franco, Papa João Paulo I, Wanda Bento Gonçalves e Joaquim Lúcio Cardoso Filho.
No Bairro São Matheus, em São Paulo, as ações acontecem nas escolas campanha Cidade Osaka, Moacir Amaral dos Santos, André Nunes Jr, Orlando Silva e Silvana Evangelista. Já em Mauá, a campanha vai a 10 escolas: Prof. Manoel Cação, Profª Maria Josefina K. Fláquer, Mahatma Ghandi, Prof. Ulisses Victor Gervásio, Jardim Oratório, Prof. Antonio Prado Jr., Profª Diva Gomes dos Santos, Profª Sada Umeizawa, Vereadora Léa Aparecida Oliveira e Delfino Ribeiro Guimarães.
Em Rio Grande da Serra, as escolas são a serem visitadas são a Sebastião Vayego de Carvalho, Prof. Francisco Lourenço de Melo, Prof. Shisuko Ioshida Niwa, Antonio Lucas, Cassiano Ricardo, Poetisa Cora Coralina e Edmundo Luis de Nóbrega Teixeira.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina de Souza – ana.carol@companhiadeimrpensa.com.br
Telefone 11 4435-0000 – 7204-1921- 9658 5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308