Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/06/2008
Brasil busca neste fim de semana o tetra no Baja SAE Montreal

Tricampeão na competição norte-americana, o Brasil será representado por três equipes de duas instituições paulistas: USP e FEI

Três equipes paulistas de Baja - Mitsubishi EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP); Poli Arsenal, da Escola Politécnica da USP, e FEI Baja, do Centro Universitário da FEI – irão representar o Brasil na Baja SAE Montreal, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, na Ecole de Technologie Superieure, em Montreal, no Canadá. A competição reunirá 120 equipes de baja, formadas por estudantes de engenharia dos Estados Unidos, México, Venezuela e Índia, além do Canadá e Brasil.

A expectativa das equipes brasileiras, compostas por cerca de 40 universitários, é trazer o título de tetra para o País. E experiência para isso não falta. Hexacampeã na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março, em Piracicaba, a USP São Carlos já disputou diversas vezes a competição norte-americana, enquanto que a FEI sagrou-se campeã duas vezes também nos Estados Unidos. Já a Poli Arsenal foi vice-campeã este ano, na competição em Piracicaba, onde participaram 59 equipes.

Soluções - No Canadá, as três equipes brasileiras disputarão com os mesmos carros Baja SAE que participaram da competição brasileira. “Só modificamos a transmissão e a suspensão, que estão mais robustas, porque desenvolvemos o carro já pensando na competição norte-americana”, conta Marcelo Queiroz, capitão da equipe Mitsubishi EESC USP, que investiu, ainda, na tração do carro para garantir melhor desempenho no enduro.

Atual campeã mundial, a equipe FEI Baja reduziu o peso do carro, agora 20% mais leve (135 quilos), para ganhar mais agilidade e menos consumo de combustível. Além disso, a equipe modificou o sistema de transmissão. “Tivemos um problema com a caixa de redução, em Piracicaba, então resolvemos reconstruí-la”, explica Pedro Luiz de Souza, capitão e piloto da equipe da FEI.

A equipe Poli Arsenal estréia na competição internacional da categoria e está bastante animada. “É o melhor carro que já construímos aqui na Poli e conhecemos muito bem o veículo”, afirma João Vitor Sampaio, capitão da equipe, que investiu na resistência do Baja SAE, ao modificar, também, o sistema de suspensão. “Com certeza ele terá bom desempenho nas provas dinâmicas”, aposta o capitão.

O Brasil é tricampeão nas competições de baja realizadas pela SAE International. Em 1998, a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sagrou-se de forma surpreendente campeã da competição, até então conquistada apenas por equipes dos Estados Unidos. As outras duas vitórias ocorreram em 2004 e 2007, pelo Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo.

Os carros Baja SAE são veículos fora de estrada, projetados e construídos nas universidades por estudantes de engenharia exclusivamente para as competições, onde são submetidos a testes dinâmicos e estáticos, como provas de conforto, tração, manobrabilidade, aceleração, subida de rampa, velocidade máxima e enduro.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, os universitários que participam das competições da SAE têm a oportunidade de pôr em prática todos os conceitos adquiridos em sala de aula, e desenvolver, assim, o gosto pelo desafio. "O que fazemos é estimular os futuros engenheiros a aplicarem e desenvolverem novas tecnologias, além oferecer a oportunidade de desenvolverem habilidades que, posteriormente, serão cobradas ao chegarem no mercado, como o trabalho em equipe", afirma Briganti.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308