Três equipes paulistas de Baja - Mitsubishi EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP); Poli Arsenal, da Escola Politécnica da USP, e FEI Baja, do Centro Universitário da FEI – irão representar o Brasil na Baja SAE Montreal, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, na Ecole de Technologie Superieure, em Montreal, no Canadá. A competição reunirá 120 equipes de baja, formadas por estudantes de engenharia dos Estados Unidos, México, Venezuela e Índia, além do Canadá e Brasil.
A expectativa das equipes brasileiras, compostas por cerca de 40 universitários, é trazer o título de tetra para o País. E experiência para isso não falta. Hexacampeã na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março, em Piracicaba, a USP São Carlos já disputou diversas vezes a competição norte-americana, enquanto que a FEI sagrou-se campeã duas vezes também nos Estados Unidos. Já a Poli Arsenal foi vice-campeã este ano, na competição em Piracicaba, onde participaram 59 equipes.
Soluções - No Canadá, as três equipes brasileiras disputarão com os mesmos carros Baja SAE que participaram da competição brasileira. “Só modificamos a transmissão e a suspensão, que estão mais robustas, porque desenvolvemos o carro já pensando na competição norte-americana”, conta Marcelo Queiroz, capitão da equipe Mitsubishi EESC USP, que investiu, ainda, na tração do carro para garantir melhor desempenho no enduro.
Atual campeã mundial, a equipe FEI Baja reduziu o peso do carro, agora 20% mais leve (135 quilos), para ganhar mais agilidade e menos consumo de combustível. Além disso, a equipe modificou o sistema de transmissão. “Tivemos um problema com a caixa de redução, em Piracicaba, então resolvemos reconstruí-la”, explica Pedro Luiz de Souza, capitão e piloto da equipe da FEI.
A equipe Poli Arsenal estréia na competição internacional da categoria e está bastante animada. “É o melhor carro que já construímos aqui na Poli e conhecemos muito bem o veículo”, afirma João Vitor Sampaio, capitão da equipe, que investiu na resistência do Baja SAE, ao modificar, também, o sistema de suspensão. “Com certeza ele terá bom desempenho nas provas dinâmicas”, aposta o capitão.
O Brasil é tricampeão nas competições de baja realizadas pela SAE International. Em 1998, a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sagrou-se de forma surpreendente campeã da competição, até então conquistada apenas por equipes dos Estados Unidos. As outras duas vitórias ocorreram em 2004 e 2007, pelo Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo.
Os carros Baja SAE são veículos fora de estrada, projetados e construídos nas universidades por estudantes de engenharia exclusivamente para as competições, onde são submetidos a testes dinâmicos e estáticos, como provas de conforto, tração, manobrabilidade, aceleração, subida de rampa, velocidade máxima e enduro.
Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, os universitários que participam das competições da SAE têm a oportunidade de pôr em prática todos os conceitos adquiridos em sala de aula, e desenvolver, assim, o gosto pelo desafio. "O que fazemos é estimular os futuros engenheiros a aplicarem e desenvolverem novas tecnologias, além oferecer a oportunidade de desenvolverem habilidades que, posteriormente, serão cobradas ao chegarem no mercado, como o trabalho em equipe", afirma Briganti.
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