Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/05/2008
Simpósio SAE BRASIL avalia os novos materiais automotivos, segunda-feira

Encontro será realizado na próxima semana, dia 12, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, a partir das 8h30

O desenvolvimento de componentes avançados, mais econômicos e adequados para uso na indústria automobilística será o assunto do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia que será realizado na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. Na oportunidade, será avaliada, também, a aplicação da nanotecnologia nas áreas de tintas, componentes plásticos e de produtos eletrônicos.

Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM para a LAAM (América Latina, África e Oriente Médio), apresentará palestra para analisar os desafios no projeto e fabricação de carros de baixo custo; enquanto representantes da Ford, General Motors, Renault e da Fiat Automóveis irão debater as especificações da engenharia e comparar os custos relativos de diferentes materiais.

O programa reunirá, ainda, fabricantes de vidros e tintas, fornecedores de matérias-primas e autopeças para mostrar como os novos materiais chegam às linhas de produção. Representantes da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e de Micro e Nanotecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia vão mostrar qual o papel de cada um no estímulo ao desenvolvimento tecnológico.

Flávio Campos, diretor de engenharia da Delphi e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, explica que embora o aço seja o material usado em maior escala na construção de automóveis, caminhões e ônibus, seu reinado começa a ser dividido com novos materiais, como alumínio, plásticos de engenharia e fibras naturais. “Os produtores de aço e outros metais estão empenhados hoje em oferecer chapas, fundidos e forjados mais atrativos, leves e resistentes”, afirma o diretor da SAE BRASIL.

Produtos que utilizam nanotecnologia para o aperfeiçoamento de suas características e desempenho também começam a surgir na pauta de compras dos fabricantes de automóveis, como componentes de plástico. “Já utilizamos plásticos especiais que empregam a nanotecnologia para ganhar resistência e menor peso”, conta Osias Galantine, diretor de Compras do Grupo Fiat. Tintas com nanopartículas podem se tornar à prova de riscos e os vidros ganham qualidades especiais para melhorar a transparência e não acumular água.

Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, os simpósios apresentam diversidade de opiniões, o que enriquece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. “Uma preocupação constante na organização dos simpósios é buscar personalidades do setor que agreguem valor aos temas em debate”, afirma Robson Galvão ao acrescentar que a fórmula tem apresentado resultados positivos.

Inscrições e mais informações sobre o encontro podem ser obtidas junto à SAE BRASIL pelo telefone (11) 3287-2033, com Nydia Imai. Confira a programação:

8h50 - A Reinvenção do Automóvel e os Novos Materiais - Os avanços no setor automotivo que abrem caminho para novos materiais. Biomateriais. O papel do aço e a reciclabilidade, com Luc de Ferran, presidente da Luc De Ferran Consultoria, Manuel Corrêa, diretor geral da Saint Gobain Vidros, e Marley de Souza Lemos, superintendente de Engenharia do Produto da Aethra. Coordenação: Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL

9h50 - A Revolução da Nanotecnologia Automotiva - Aplicações da nanotecnologia voltadas para a indústria automobilística. Financiamento. Visão do governo, com Denise Cristiane Reigada, analista da Finep, e Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do MCT.

10h50 - Os Plásticos em Busca de Aplicações - As soluções do plástico para a indústria automobilística, com Edson Simieli, diretor de Marketing da Sabic, José Donizeti da Silva, diretor de Engenharia da Plascar; Rafael Pellicciotta, gerente de P&D da Rhodia Plásticos de Engenharia e Especialidades e Vinicius Fernando Mardegan, gerente de Marketing POM da Ticona América.

12h - Os Plásticos, as Tintas e a Nanotecnologia - Aperfeiçoamento de resinas, plásticos e tintas com o uso da nanotecnologia, com Cláudio Marcondes, diretor da Nova Petroquímica, Ricardo Jacob, presidente da Plásticos Muller e Valdir Guindalini, gerente de Tecnologia da DuPont Automotive Systems.

14h30 - As Especificações da Engenharia - Como a engenharia avalia a introdução de novos materiais nas montadoras e sistemistas. Plásticos, vidro, aço, alumínio e borracha. Nanotecnologia, com José Guilherme Silva, gerente de Engenharia Experimental da Fiat Automóveis, Adriano Kantoviscki, supervisor de Engenharia – Materiais da Renault, e Rita Binda, gerente de Engenharia de Materiais da General Motors.

15h20 - O que Pensam Compras e Custos - A análise dos responsáveis pelas compras nas montadoras e seus fornecedores de componentes e sistemas. Projeções de custos, com Edélcio Genaro, diretor de compras da Delphi, e Ricardo Munerato, gerente de Engenharia Avançada da Ford.

16h30 – O Desafio do Carro de Baixo Custo - O desenvolvimento de novos materiais e sistemas para o carro de baixo custo, com Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia, GM LAAM.

17h20 – Novos Materiais e Nanotecnologia - Sumários dos principais conceitos apresentados no simpósio, com Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308