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 Release
05/05/2008
Amyr Klink abre Colloquium SAE BRASIL dia 14, em Caxias do Sul (RS)

A apresentação do navegador ocorre durante a cerimônia de abertura do encontro, no dia 14 de maio, às 19h, no Intercity Hotel

Famoso pelas travessias oceânicas solitárias, o navegador Amyr Klink tem o cuidado de planejar minuciosamente cada etapa da viagem quando sai para uma nova aventura. Amyr Klink abordará a experiência na palestra ‘Planejamento, riscos e gestão: construindo um projeto de sucesso’ na abertura do 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários e Mostra de Engenharia, às 19h do dia 14 de maio, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul/RS (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).

Realizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, o encontro se estende até o dia 16, com a apresentação de 14 artigos técnicos, elaborados por engenheiros brasileiros e estrangeiros, além de dois painéis de debates com os temas ‘Resolução 210 e 211 – Impactos no Transporte Modal e Obrigatoriedade do 6x4 em 2010’, e ‘Road Friendly Suspensions’, uma palestra ministrada pelo especialista internacional, Thomas D. Gillespie, Ph.D, intitulada ‘Aplicações da Simulação da Dinâmica do Veículo no Desenvolvimento de Veículos Pesados’.

O colloquium contará, ainda, com uma Mostra de Engenharia, composta de 36 estandes de empresas ligadas ao setor. Entre os expositores estão a AESA, Amann, AutoData/TranspoData, Bins, Braslux, Brex, Cindumel/Vega, Conexões Merkantil, Engbras, Gaff, Haldex, HBM, Ingepal, Irapuru, Iveco, National Instruments, Obenaus, PCP, Pirelli Pneus, Randon, Rassini/NHK, Schaeffler Group, SKF, SMARTtech, SSAB, Teneco, ThyssenKrupp, Uniksul, Usiminas, V&M, Virtual CAE, WABCO e ZF do Brasil. A expectativa é atrair 380 visitantes.

“Estamos com os preparativos todos prontos para o evento, que oferecerá uma programação técnica de alto nível para os profissionais dos dois setores”, adianta Sandro Trentin, ‘chairman’ do 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, que espera atrair 380 visitantes.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o fato de o encontro se tornar referência internacional em suspensões e implementos rodoviários, com a participação cada vez maior de engenheiros estrangeiros. “A engenharia brasileira deste setor está na vanguarda tecnológica, e isso demonstra nossa competência técnica no desenvolvimento de produtos inovadores”, afirma Fistarol.

A programação geral:

14 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
19h: solenidade de abertura

19h20: palestra de abertura “Planejamento, riscos e gestão: construindo um projeto de sucesso” com o navegador Amyr Klink.

20h30: coquetel de abertura na Mostra de Engenharia

15 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Optimization of Panhard Bar Hard Points on Front Suspension for Light Trucks, com Eduardo Piquera Vianna, Cláudio Gomes Fernandes, Renato Benardinetti Slave, Murilo Del Rio Duarte e Fernando Aurélio de Paula Andrade, da Ford Motor Company.

8h50: ‘Paper’ - Aplicação do Sistema Eletrônico “Anti-Tombamento” (RSS) em uma Combinação Veicular do Tipo Bitrem Tanque, com Adriano Nogueira, Germano L. Collobialli, Rodne S. Donaire, Ari Nardello e Jonas Mussatto, das empresas WABCO Freios – Brasil e Randon S/A Implementos e Participações.

9h10: ‘Paper’ - Application of Flexible Tire Model for Handling and Comfort Analysis, com Edson Gustavo Luzetti, Claudio Gomes Fernandes, Murilo Del Rio Duarte, Murilo Junqueira e Argemiro Costa, das empresas Pirelli Pneus, Ford Motor Company e Multicorpos.

10h20: ‘Paper’ - Fatigue Properties of Advanced High Strength Steel, com Leif Bäckman, da SSAB Swedish Steel.

10h40: ‘Paper’ - Desenvolvimento Bitrem Basculante Utilizando Aço de Alta Resistência, com Alexandre Rossi Barcellos, Ari Nardello e Everton Craco da Silva, da Randon Implementos e Participações.

11h: ‘Paper’ - A Proposal of an International Vehicle Designation Structure for Cargo Combination Vehicles, com João Alexandre Widmer, da Universidade de São Paulo – USP.

11h45: Palestra - Aplicações da Simulação da Dinâmica do Veículo no Desenvolvimento de Veículos Pesados, Thomas D. Gillespie, Ph.D.

14h20: ‘Paper’ - Advanced High Strength Steel in Trailers, com Magnus Carlsson, da SSAB Swedish Steel.

14h40: ‘Paper’ - Consideração do Efeito de Descolamento do Pneu na Simulação de Tráfego de um Veículo de Transporte de Carga, com Vinícius Athaydes de Vargas, Gustavo Peres e Rogério J. Marczak, da Randon Implementos e Participações, EAM/E – ITA e GMAp - Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS.

15h: ‘Paper’ - Operação e Estabilidade dos Novos Conjuntos de Veículos de Carga, com Rubem Penteado de Melo, Prof. Dr. Nilson Barbieri, da Transtech Ivesur e da PUC-PR.

16h10: ‘Paper’ - Comparativo da Confiabilidade entre o Brasil e a Argentina da Suspensão de uma Plataforma Compacta, com Joel Soares dos Anjos, General Motors do Brasil; e o prof. dr. Gilberto Francisco M. de Souza, da Universidade de São Paulo (USP).

16h30: ‘Paper’ - Estudo de Dinâmica Vertical em um Veículo 6x2 com Suspensão Mecânica Tipo Tandem, com Marcos Santos, Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Roberto Job e Rodrigo Reis, das empresas NHK Rassini, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Suspensys Sistemas Automotivos.

16h50: ‘Paper’ - Ride and Comfort Improvement for Busses and Coaches, com Heinfried Helms, da ZF Lemförder GmbH.

17h35: Painel Resolução 210 e 211 – Impactos no Transporte Modal e Obrigatoriedade do 6x4 em 2010, com Juliano Pimentel, da ANFIR, Neuton Reis, da NTC, e Celso Mendonça, da Scania.

16 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Simulação do Comportamento da Suspensão em Tandem Durante a Frenagem, com Wesley Bolognesi Prado, Antonio Carlos Canale, Paulo Henrique Knoll, Silvia Faria Iombriller e Fernando Henrique Comparini, da Ford Motor Company e Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

8h50: ‘Paper’ - Utilization of Plackett-Burman Method for Experiments Optimization: Definition for Comfort Level Test Parameters, com Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Anderson Heringer e Eduardo Prieto Silva, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

10h: Painel Road Friendly Suspensions, com Rafael Domingues Shiotsuki, engenheiro da Scania; Jose Leomar Jr, da USP; Gil Fermino Guedes – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias; Ronaldo Baptistella, da VW Caminhões; Thomas Gillespie, da Mechanical Simulation; Heinfried Helms, da ZF; e mediação de Jose Henrique Senna, diretor da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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