Famoso pelas travessias oceânicas solitárias, o navegador Amyr Klink tem o cuidado de planejar minuciosamente cada etapa da viagem quando sai para uma nova aventura. Amyr Klink abordará a experiência na palestra ‘Planejamento, riscos e gestão: construindo um projeto de sucesso’ na abertura do 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários e Mostra de Engenharia, às 19h do dia 14 de maio, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul/RS (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).
Realizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, o encontro se estende até o dia 16, com a apresentação de 14 artigos técnicos, elaborados por engenheiros brasileiros e estrangeiros, além de dois painéis de debates com os temas ‘Resolução 210 e 211 – Impactos no Transporte Modal e Obrigatoriedade do 6x4 em 2010’, e ‘Road Friendly Suspensions’, uma palestra ministrada pelo especialista internacional, Thomas D. Gillespie, Ph.D, intitulada ‘Aplicações da Simulação da Dinâmica do Veículo no Desenvolvimento de Veículos Pesados’.
O colloquium contará, ainda, com uma Mostra de Engenharia, composta de 36 estandes de empresas ligadas ao setor. Entre os expositores estão a AESA, Amann, AutoData/TranspoData, Bins, Braslux, Brex, Cindumel/Vega, Conexões Merkantil, Engbras, Gaff, Haldex, HBM, Ingepal, Irapuru, Iveco, National Instruments, Obenaus, PCP, Pirelli Pneus, Randon, Rassini/NHK, Schaeffler Group, SKF, SMARTtech, SSAB, Teneco, ThyssenKrupp, Uniksul, Usiminas, V&M, Virtual CAE, WABCO e ZF do Brasil. A expectativa é atrair 380 visitantes.
“Estamos com os preparativos todos prontos para o evento, que oferecerá uma programação técnica de alto nível para os profissionais dos dois setores”, adianta Sandro Trentin, ‘chairman’ do 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, que espera atrair 380 visitantes.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o fato de o encontro se tornar referência internacional em suspensões e implementos rodoviários, com a participação cada vez maior de engenheiros estrangeiros. “A engenharia brasileira deste setor está na vanguarda tecnológica, e isso demonstra nossa competência técnica no desenvolvimento de produtos inovadores”, afirma Fistarol.
A programação geral:
14 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
19h: solenidade de abertura
19h20: palestra de abertura “Planejamento, riscos e gestão: construindo um projeto de sucesso” com o navegador Amyr Klink.
20h30: coquetel de abertura na Mostra de Engenharia
15 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Optimization of Panhard Bar Hard Points on Front Suspension for Light Trucks, com Eduardo Piquera Vianna, Cláudio Gomes Fernandes, Renato Benardinetti Slave, Murilo Del Rio Duarte e Fernando Aurélio de Paula Andrade, da Ford Motor Company.
8h50: ‘Paper’ - Aplicação do Sistema Eletrônico “Anti-Tombamento” (RSS) em uma Combinação Veicular do Tipo Bitrem Tanque, com Adriano Nogueira, Germano L. Collobialli, Rodne S. Donaire, Ari Nardello e Jonas Mussatto, das empresas WABCO Freios – Brasil e Randon S/A Implementos e Participações.
9h10: ‘Paper’ - Application of Flexible Tire Model for Handling and Comfort Analysis, com Edson Gustavo Luzetti, Claudio Gomes Fernandes, Murilo Del Rio Duarte, Murilo Junqueira e Argemiro Costa, das empresas Pirelli Pneus, Ford Motor Company e Multicorpos.
10h20: ‘Paper’ - Fatigue Properties of Advanced High Strength Steel, com Leif Bäckman, da SSAB Swedish Steel.
10h40: ‘Paper’ - Desenvolvimento Bitrem Basculante Utilizando Aço de Alta Resistência, com Alexandre Rossi Barcellos, Ari Nardello e Everton Craco da Silva, da Randon Implementos e Participações.
11h: ‘Paper’ - A Proposal of an International Vehicle Designation Structure for Cargo Combination Vehicles, com João Alexandre Widmer, da Universidade de São Paulo – USP.
11h45: Palestra - Aplicações da Simulação da Dinâmica do Veículo no Desenvolvimento de Veículos Pesados, Thomas D. Gillespie, Ph.D.
14h20: ‘Paper’ - Advanced High Strength Steel in Trailers, com Magnus Carlsson, da SSAB Swedish Steel.
14h40: ‘Paper’ - Consideração do Efeito de Descolamento do Pneu na Simulação de Tráfego de um Veículo de Transporte de Carga, com Vinícius Athaydes de Vargas, Gustavo Peres e Rogério J. Marczak, da Randon Implementos e Participações, EAM/E – ITA e GMAp - Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS.
15h: ‘Paper’ - Operação e Estabilidade dos Novos Conjuntos de Veículos de Carga, com Rubem Penteado de Melo, Prof. Dr. Nilson Barbieri, da Transtech Ivesur e da PUC-PR.
16h10: ‘Paper’ - Comparativo da Confiabilidade entre o Brasil e a Argentina da Suspensão de uma Plataforma Compacta, com Joel Soares dos Anjos, General Motors do Brasil; e o prof. dr. Gilberto Francisco M. de Souza, da Universidade de São Paulo (USP).
16h30: ‘Paper’ - Estudo de Dinâmica Vertical em um Veículo 6x2 com Suspensão Mecânica Tipo Tandem, com Marcos Santos, Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Roberto Job e Rodrigo Reis, das empresas NHK Rassini, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Suspensys Sistemas Automotivos.
16h50: ‘Paper’ - Ride and Comfort Improvement for Busses and Coaches, com Heinfried Helms, da ZF Lemförder GmbH.
17h35: Painel Resolução 210 e 211 – Impactos no Transporte Modal e Obrigatoriedade do 6x4 em 2010, com Juliano Pimentel, da ANFIR, Neuton Reis, da NTC, e Celso Mendonça, da Scania.
16 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Simulação do Comportamento da Suspensão em Tandem Durante a Frenagem, com Wesley Bolognesi Prado, Antonio Carlos Canale, Paulo Henrique Knoll, Silvia Faria Iombriller e Fernando Henrique Comparini, da Ford Motor Company e Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
8h50: ‘Paper’ - Utilization of Plackett-Burman Method for Experiments Optimization: Definition for Comfort Level Test Parameters, com Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Anderson Heringer e Eduardo Prieto Silva, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
10h: Painel Road Friendly Suspensions, com Rafael Domingues Shiotsuki, engenheiro da Scania; Jose Leomar Jr, da USP; Gil Fermino Guedes – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias; Ronaldo Baptistella, da VW Caminhões; Thomas Gillespie, da Mechanical Simulation; Heinfried Helms, da ZF; e mediação de Jose Henrique Senna, diretor da SAE BRASIL.
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