Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/04/2008
SAE BRASIL terá Simpósio de Materiais Automotivos e Nanotecnologia em maio

Encontro será realizado dia 12, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, a partir das 8h30

A Seção São Paulo da SAE BRASIL realiza, no dia 12 de maio, o Simpósio SAE BRASIL de Materiais Automotivos e Nanotecnologia - A Reinvenção do Automóvel e os Novos Componentes. O encontro, marcado para começar às 8h30, será realizado no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana).

O simpósio contará com a participação de expoentes do setor de tecnologia da mobilidade, como Luc De Ferran, presidente da Luc De Ferran Consultoria, que juntamente com Manuel Corrêa, diretor geral da Divisão Sekurit, da Saint Gobain Vidros, e Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL, debatem o tema A Reinvenção do Automóvel e os Novos Materiais, com foco nos avanços tecnológicos que abrem caminho para novos materiais, como os biomateriais, além de abordarem o papel do aço e a reciclabilidade.

O governo também estará presente. Denise Cristiane Reigada, analista da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), discutirão o financiamento e as aplicações da nanotecnologia voltados à indústria automobilística, no painel ‘A Revolução da Nanotecnologia Automotiva’.

Para falar sobre plásticos, a SAE BRASIL convidou Edson Simieli, diretor de Marketing da Sabic, José Donizeti da Silva, diretor de Engenharia da Plascar, Rafael Pellicciotta, gerente de P&D da Rhodia Plásticos de Engenharia e Especialidades, e Vinicius Fernando Mardegan, gerente de Marketing POM da Ticona América, que participam do painel ‘Os Plásticos em Busca de Aplicações’, com ênfase nas soluções para a indústria automobilística.

As tendências tecnológicas e o aperfeiçoamento de resinas, plásticos e tintas com o uso da nanotecnologia serão tema do fórum ‘Os Plásticos, as Tintas e a Nanotecnologia’, com a participação de Valdir Guindalini, gerente de Tecnologia da DuPont Automotive Systems, Cláudio Marcondes, diretor da Nova Petroquímica, e Ricardo Jacob, presidente da Plásticos Mueller.

“O reinado do aço na indústria automobilística começa a ser dividido com novos materiais e alguns são estreantes no setor. A nanotecnologia conquista espaço em aplicações na indústria automobilística, avançando no campo dos plásticos, pintura, componentes eletrônicos. Por isso criamos este simpósio”, afirma Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

Confira a programação do encontro, que contará ainda com palestra de Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM América Latina, Ásia e Oriente Médio, sobre ‘O Desafio do Carro de Baixo Custo’.

8h50 - A Reinvenção do Automóvel e os Novos Materiais - Os avanços no setor automotivo que abrem caminho para novos materiais. Biomateriais. O papel do aço e a reciclabilidade, com Luc de Ferran, presidente da Luc De Ferran Consultoria, e Manuel Corrêa, diretor geral da Saint Gobain Vidros. Coordenação: Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL

9h50 - A Revolução da Nanotecnologia Automotiva - Aplicações da nanotecnologia voltadas para a indústria automobilística. Financiamento. Visão do governo, com Denise Cristiane Reigada, analista da Finep, e Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do MCT.

10h50 - Os Plásticos em Busca de Aplicações - As soluções do plástico para a indústria automobilística, com Edson Simieli, diretor de marketing da Sabic, Eliandro Felipe, coordenador de Negócios Automotivos da BASF, José Donizeti da Silva, diretor de engenharia da Plascar, Rafael Pellicciota, gerente de P&D da Rhodia Plásticos de Engenharia e Especialidades, e Vinicius Fernando Mardegan, gerente de Marketing POM da Ticona America.

12h - Os Plásticos, as Tintas e a Nanotecnologia - Aperfeiçoamento de resinas, plásticos e tintas com o uso da nanotecnologia, com Ricardo Jacob, presidente da Plásticos Muller, e Valdir Guindalini, gerente de Tecnologia da DuPont Automotive Systems

14h30 - As Especificações da Engenharia - Como a engenharia avalia a introdução de novos materiais nas montadoras e sistemistas. Plásticos, vidro, aço, alumínio e borracha. Nanotecnologia, com José Guilherme Silva, gerente de engenharia experimental da Fiat Automóveis, Adriano Kantoviscki, supervisor de Engenharia – Materiais da Renault, e Rita Binda, gerente de Engenharia de Materiais da General Motors

15h20 - O que Pensam Compras e Custos - A análise dos responsáveis pelas compras nas montadoras e seus fornecedores de componentes e sistemas. Projeções de custos, com Edélcio Genaro, diretor de compras da Delphi, e Ricardo Munerato, gerente de Engenharia Avançada da Ford.

16h30 – O Desafio do Carro de Baixo Custo - O desenvolvimento de novos materiais e sistemas para o carro de baixo custo, com Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia, GM LAAM.

17h20 – Novos Materiais e Nanotecnologia - Sumários dos principais conceitos apresentados no simpósio, com Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308