Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/04/2008
Duas equipes brasileiras de Fórmula SAE vão competir nos Estados Unidos

Equipes da Facens, de Sorocaba, e da FEI, de São Bernardo do Campo, são as representantes brasileiras

Duas equipes paulistas de carros Fórmula SAE, formadas por estudantes de engenharia, dão os últimos retoques nos veículos que representarão o Brasil, em maio e junho, em competições da categoria, nos Estados Unidos. São as equipes V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), e a Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI. Juntas, as duas equipes reúnem 35 integrantes.

A equipe V8 disputará entre os dias 14 e 18 de maio a Fórmula SAE, no Michigan International Speedway, Brooklyn, Michigan, ao lado de quase 120 equipes, de 14 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. O direito de participar da competição norte-americana foi conquistado em novembro passado, quando a equipe sagrou-se campeã da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, em Americana (SP), que reuniu 13 equipes.

Este é o terceiro ano consecutivo que a equipe V8 compete nos Estados Unidos, por isso a expectativa em termos de resultado é grande e é motivada, principalmente, pelos novos investimentos feitos no carro. Entre as inovações, o veículo ganhou outro sistema de propulsão, com novo turbo, proporcional ao tamanho limitado do motor, e um gerenciador de ignição mais inteligente, que oferece melhor dinâmica e rendimento ao veículo. O carro realiza os últimos testes para embarcar. “Esperamos melhorar a nossa posição com relação ao ano passado”, diz André Ferreira de Sousa, capitão da equipe, 26ª colocada na Formula SAE West, realizada na Califórnia pela SAE International, com a presença de 48 equipes.

Segunda colocada na competição brasileira, a equipe Fórmula FEI, de São Bernardo do Campo, disputará a Formula SAE West, entre os dias 25 e 28 de junho, no Auto Club Speedway, em Fontana, Califórnia. No carro vice-campeão, a novidade é uma nova caixa de ar, que o armazena para queima de combustível no motor. A equipe ainda quer reduzir o peso do carro. “Desde 2007 buscamos melhorar peso com a troca de peças de aço por alumínio”, afirma o capitão Jean Horcaio, que competirá com cerca de 80 equipes do Canadá, Estados Unidos, Suécia, Japão e China.

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS é a mais nova competição de estudantes da SAE BRASIL e fomenta a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira. Ao se engajarem no projeto dos carros, chamados Fórmula SAE, os universitários são obrigados a desenvolver habilidades e capacidades de resolução de problemas reais, com criatividade e competência administrativa, em que os custos do projeto têm de ser respeitados. Durante a competição, além de realizarem apresentações técnicas, as equipes submetem os veículos a avaliações estáticas e dinâmicas.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta a complexidade dos projetos de veículos Fórmula como um dos principais desafios encarados pelos futuros engenheiros neste tipo de competição. “Construir um carro tipo Fórmula é sempre um desafio, pois para se obter um veículo de alta performance é preciso dominar diversas tecnologias de ponta, não apenas na teoria, mas na prática. Por este motivo, os estudantes que participam da Fórmula SAE são altamente requisitados pelo mercado”, afirma Fistarol.

Circuito Internacional – nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada também nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, Austrália.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308